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Extensão e Ampliação Cultural

A Coreografia dos Cuidados: os três primeiros anos da criança

A Coreografia dos Cuidados: os três primeiros anos da criança

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Os três primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. A criança precisa ser acolhida e cuidada no que diz respeito às atividades do cotidiano, aos ritmos, à construção de vínculos de afeto, ao sono, à alimentação, à movimentação no espaço, ao brincar, à socialização, à comunicação por meio da linguagem verbal e não verbal e ao cultivo da fantasia.

De acordo com Rudolf Steiner, nos três primeiros anos, ocorrem as principais conquistas do ser humano: a aquisição da postura ereta e o andar; a fala, que amplia a possibilidade de comunicação e a socialização; o pensar, que permite criar representações, imaginar e perceber-se como um ser único.

A Abordagem Pikler, desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler, mostra a importância dos cuidados cotidianos e do vínculo por meio da coreografia dos cuidados, do desenvolvimento motor livre e das brincadeiras autônomas.

A Pedagogia Waldorf (a Antroposofia de Rudolf Steiner) e a Abordagem Pikler são complementares e influenciaram os cuidados com a primeira infância em todo o mundo, proporcionando uma prática exemplar tanto em ambientes Waldorf, como em ambientes convencionais. Essa associação entre a compreensão do desenvolvimento infantil de 0 a 3 da Antroposofia e as habilidades práticas piklerianas exemplares para apoiar parcerias respeitosas e conscientes entre adultos e crianças de 0 a 3 anos favorece o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e espiritual da criança.

Compreender esse processo intenso e complexo de desenvolvimento dos três primeiros anos da criança é fundamental para educar. No sentido de fazer reflexões sobre esse momento tão caro à criança e à Educação Infantil, este curso de extensão volta-se ao aprimoramento de conhecimentos pessoais e à formação continuada de docentes, estudantes, pais, psicólogos, terapeutas, interessados da comunidade externa e interna, tendo como referencial teórico a Pedagogia Waldorf e a Abordagem Pikler.

Objetivos

Compreender a importância da primeira infância para o desenvolvimento integral dos indivíduos do ponto de vista steneiriano e pikleriano.

Conhecer o significado do que ocorre com a criança nos seus três primeiros anos para poder atuar em uma educação sensível e humanizada, proporcionando às crianças desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor saudável.

Aprender conteúdo teórico e prático para realizar ações pedagógicas nos primeiros três anos de vida, de acordo com as reais necessidades das crianças.

Refletir sobre as práticas pedagógicas vigentes, estabelecendo um ambiente reflexivo, onde o professor possa ganhar embasamentos que o auxiliem a construir, com autonomia, o próprio caminho profissional.

Duração e carga horária

Carga horária total: 9h (on-line), 6h (atividades), 5h (leituras)= 20h.
Dia da semana: segundas-feiras – Das 19h30 às 21h.

 

Metodologias de ensino

A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de: vivências, aulas expositivas e dialogadas; discussão de textos; atividades de trabalho individual e em grupo.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e realização de tarefas solicitadas.

Parceria:


Bibliografia

KONIG, K.  Os três primeiros anos de vida. 6.ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2014.
FALK, J. (org.). Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Editora Omnisciência,2016.
FALK, J. Educar os Três Primeiros anos – a experiência de Lóczy. São Paulo: JM Editora,1994.
FALK, J. Mirar al Nino – La Escala de Desarrollo. Argentina: Instituto Pikler (Lóczy);Ediciones Ariana, 1997.
FALK, J. ; VINCZE, Maria. Bathing the baby – The art of care. Hungria: Instituto Pikler-Lóczy de Budapeste,2006.
LIEVEGOED, B. Desvendando o crescimento. 6.ed. São Paulo: Editora Antroposófica, 2019.
GONZALEZ-Mena, Janet ; EYER, Dianne Widmeyer. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas.  9.ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
STEINER, R. A prática pedagógica segundo o conhecimento científico do homem. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013.

Bibliografia complementar

BOWLBY, J. Cuidados Maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
FEDER, Agnès Szanto. Una mirada adulta sobre el niño en acción – El sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 2014.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? – Comunicação autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso Editora,2015.
GERBER, Magda. Dear parent: caring for infants with respect. Los Angeles: CA Publish by RIE Resources for Infants Educarers,2002.
GERBER, Magda. Your Self-confident Baby – how to encourage your child’s natural abilities – from the very start. USA: John Wiley & sons,1998.
GIMAEL, Patrícia Couto; AGUIAR, Selma de. Infância Vivenciada. São Paulo: Editora Antroposófica, 2022.
IGNÁCIO, R. K. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar – o desenvolvimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. 5.ed. São Paulo: Associação Comunitária Monte Azul, 2019.
KÁLLÓ, E.; BALOG, G. As origens do brincar livre. São Paulo: Editora Omnisciência,2017.
NEUMANN, E.  A criança. S. Paulo: Editora Cultrix, 1995.
PIKLER, Emmi – Moverse em Libertad: Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea SA, de Ediciones. 4º reimpressão original, 1969.
SPITZ, R. O Primeiro Ano de Vida. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1993.
TRUCHIS-Leneveu, C. O despertar de seu filho – para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Editora Paulus, 1998. Coleção Amor e Psique.

Coordenação

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Especializada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo e em Facilitação de Processos à Luz da Prática Social Reflexiva pela Faculdade Rudolf Steiner. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Infantil Waldorf durante 12 anos. Coordenadora pedagógica e docente do Instituto Maiana no programa NÓS da Primeira Infância. Docente na pós-graduação em Educação Infantil Waldorf e coordenadora da linha de pesquisa Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças na Faculdade Rudolf Steiner. Consultora educacional em Ensino Infantil. Contadora de histórias e coautora de A Arte de Educar em Família.

Docentes

Patrícia Gimael

Patrícia Gimael

Psicóloga com formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.

Atualmente, integra a diretoria do Instituto Maiana e faz parte do corpo docente deste instituto que tem como propósito fundamental promover a ampliação pedagógica, social e artístico-cultural por meio de formação continuada direcionada para professores de educação infantil da rede pública de ensino com base na Pedagogia Waldorf, na neurociência e na Abordagem Pikler.

Membro da ABPA e docente no curso de formação em Psicoterapia Antroposófica promovido pelo Centro de Estudos SARE- CESARE.

Co-autora do livro Infância Vivenciada que teve sua segunda edição publicada em 2022 pela Editora Antroposófica.

2 parcelas de R$ 185,00  via cartão de crédito, ou R$ 371,00 à vista no boleto bancário.

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