• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Atelier de escuta e corporeidade: autocuidado, o encontro da poética no exercício do professor

Atelier de escuta e corporeidade: autocuidado, o encontro da poética no exercício do professor

INSCREVA-SE

Clique aqui

Conceitos da educação somática e a criação do espaço relacional para promover ambientes de escuta de si e a produção poética na pesquisa do professor. Iniciamos sempre com uma prática sensível, esse momento prático servirá de aprofundamento dos conceitos; faremos os ateliês de experiência artística; e por fim a discussão no qual traçaremos diálogos entre teoria e a prática, através de partilhas e a produção de cartografias do percurso.

Objetivos

Promover encontros de percepção e sensibilização corporal para o cuidado e escuta do professor. Estabelecer pontos de apoio e auto equilíbrio no exercício da docência. Criar cartografias de si e narrativas autobiográficas além de aprofundar a prática do processo criativo do pesquisador professor.

Duração e carga horária

Carga horária total: 12 horas.

Período de duração: 

  • sexta-feira – 17 de maio, das 18h30 às 21:30
  • sábado – 18 de maio, das 9h às 17h
  • domingo – 19 de maio, das 9h às 12h

Metodologias de ensino

O trabalho versara em encontros práticos-teóricos. São vivências, a partir de práticas sensíveis e de mediação poética. Cada encontro trará a consciência do corpo através da abordagem somática e uma produção artística através dos ateliês de autoexpressão. Busca-se a cada encontro trazer a narrativa particular de cada participante sua maneira singular de comunicar-se. A base do trabalho está pautada na construção de cartografias de pesquisa e na produção poética. A facilitação será realizada a partir do contato com o corpo e o estudo de metodologias de escuta. Os encontros e reflexões trabalharam a percepção de si na relação com o outro e o espaço, o autoconhecimento pelo toque, pela exploração do movimento. E por fim, a possibilidade da relação com a escrita e a experimentação de outros suportes expressivos e estéticos.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

Avaliação partilhada na finalização do curso e entrega de certificação.

Bibliografia

Bibliografia de referencia: Encontro 1: COHEN, B. Bainbridge. Sentir perceber e Agir. educação somática pelo método Body- Mind Centering. tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Edição Sesc São Paulo 2015. REBOUÇAS, Ana Maria & Xavier, Renata Ferreira. Lisa Nelson & Steve Paxton. Revista D’Art. 2001. vol.8: pp. 24-31. SILVA, Cintia Vieira da. Corpo e pensamento: Alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. Encontro 2: BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998. MATURANA, H e VARELA, F. Autopoiesi e cognizione: la realizzazione del vivente. Veneza: Marsilio Editori, 1992. Encontro 3: PAXTON, Steve. Material for the Spine. A movement study. Contredanse, Bruxellas, DVD-room, 2008. BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura história da cultura. E. Brasiliense. São Paulo. 2011. FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. In Revista Lume ILINK – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. UNICAMP n 4. 2013. Encontro 4: PASSOS, Eduardo. Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. – Porto Alegre: Sulina, 2009. ROUNIK, Suely. Cartografias sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. 2a edição. Porto Alegre: Sulina; Editora UFGRS, 2016.

Docentes

Melissa Panzutti

Melissa Panzutti

Doutoranda na faculdade de educação da UNICAMP com pesquisa em Práticas do sensível. A educação somática e a performance como modos de construção poéticas no trabalho docente.  É Formada em Artes Cênicas pela USP e Mestra pela UNICAMP – com pesquisa em Arte da Cena em Teatro, Dança e Performance, também estudou na Ècole Philippe Gaulier na França, Medicina Tradicional Chinesa na ProSalus. E educação someatica pelo Body Mind Centering – BMC (em formação.)

2 parcelas de R$ 156,00  via cartão de crédito, ou R$ 312,00 à vista no boleto bancário.

Cursos relacionados