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Extensão e Ampliação Cultural

Caminhos para a Inclusão nas Escolas

Caminhos para a Inclusão nas Escolas

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Concepção do curso

Este curso nasceu após anos de prática de inclusão escolar na pedagogia Waldorf e tem foco no apoio à equipe de inclusão e ao/a professor/a de crianças, adolescentes e jovens com deficiências física, sensorial e/ou intelectual (PcD) , Transtornos do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades (AH) e transtornos de aprendizagem. O propósito deste curso é contextualizar a inclusão e discutir caminhos práticos para estruturação de um Projeto de Escola Inclusiva, discutindo a adaptabilidade para cada instituição de ensino. O curso é dividido em módulos temáticos que compõem aulas que trazem maior detalhamento e aprofundamento relacionado ao tema geral.

Objetivos

Possibilitar a consciência relacionada ao que é um Projeto de Escola Inclusiva; Discutir e mapear o papel de cada ator no caminho da inclusão escolar; Discutir exemplos de etapas/processos de inclusão; Apresentar ferramentas práticas relacionadas ao processo de inclusão; Apresentar intervenções possíveis para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens; Proporcionar trocas de práticas entre escolas.

Metodologias de ensino

As aulas são divididas em três momentos: a apresentação do tema, a dinâmica de grupo e a resposta a dúvidas. Nas dinâmicas, dividimos o grande grupo em pequenas salas virtuais, onde propomos trocas; logo após, há compartilhamento com todos/as em plenária virtual. Nosso material, no qual consta a apresentação da aula, será disponibilizado aos/as alunos/as.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

75% de presença nas aulas síncronas ou assíncronas, autoavaliação e avaliação do curso por escrito (no mesmo formulário) que enviaremos a cada aula, e/ou depois de assistirem a aula gravada.

Duração e carga horária

Duração: 11 encontros.
Sexta-feira das 15:00 as 17:30.
Carga horária total: 27,5 horas.
Online via Zoom.

Módulo 1   |    POR QUE INCLUIR?

05/04 – A Deficiência no mundo e no contexto antroposófico
12/04 – Quais são os valores de uma Escola Inclusiva
26/04 – O Papel do/a professor/a e da família no projeto de educação inclusiva
10/05 – Quais são os apoios e caminhos que preciso como professor/a?

Módulo 2   |    QUAIS SÃO AS LEIS E DE ONDE VIERAM?

24/05 – Legislação sobre Inclusão Escolar
07/06 – Estrutura escolar inclusiva
21/06 – A família, redes de apoio e a relação com a inclusão

Módulo 3   |    PRÁTICA

02/08 – Processo de inclusão: da matrícula à reunião com as famílias
09/08 – Como pensar o currículo a partir da inclusão
16/08 – Como pensar o currículo a partir da inclusão
23/08 – Estudo de caso na prática

 

Realização em parceria com 

Bibliografia

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008.
“A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar” Fascículo 1
Steiner, R. O Conhecimento do Ser Humano e a Estruturação do Ensino: 8 palestras para professores da Escola Waldorf Livre de Stuttgart, de 12 a 19 de junho de 1921 – GA 302. Ed. Antroposófica – SP, 2019.
Steiner, R. O Desenvolvimento Saudável do Ser Humano: uma introdução à Pedagogia e à Didática Antroposófica. (Curso de Natal para professores, dez/1921 a jan/1922 – GA 303). Ed. Antroposófica – SP, 2008.
Steiner, R. Curso de Pedagogia Curativa: 12 palestras proferidas em Dornach, 25 de junho a 06 de julho de 1924, para médicos e pedagogos curativos – GA 317. 2a ed.. Federação de Educação Terapêutica – SP, 2019.
Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Estatuto da Pessoa com Deficiência)

Docentes

Paula Cardoso Mourão

Paula Cardoso Mourão

Consultora e membro da APOIAR : apoio e orientação às escolas na área de Inclusão Escolar. Em 2021 e 2023, ministrou o curso “Caminhos para a Inclusão em Escolas Waldorf” para professores/as e profissionais da educação e saúde;

Educadora terapeuta social no atendimento a pessoas neurodivergentes.

Gestora da Federação de Educação Terapêutica e Terapia Social do Brasil Como membro fundadora da Consultoria APOIAR em Inclusão Escolar.

Membro do Conselho Internacional pelo Desenvolvimento Social Inclusivo, Goetheanum.

Membro do Conselho Latinoamericano pelo Desenvolvimento Social Inclusivo, Orientadora educacional da Fundação Almerinda Malaquias/AM (desde 2016)

Daniela Lacerda

Daniela Lacerda

Consultora e membro da APOIAR : apoio e orientação às escolas na área de Inclusão Escolar tendo um olhar a partir da Trimembração do Organismo Social. Em 2021 e 2023, ministrou o curso “Caminhos para a Inclusão em Escolas Waldorf” para professores/as e profissionais da educação e saúde;

Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Inclusão da EAW Veredas em Campinas; Psicoterapeuta Clínica Infantil e Adolescente no Instituto Praesentia em Campinas. Educadora Terapeuta e Terapeuta Social trabalhou na Instituição Parsifal em São Paulo. Fundou o Instituto Ita Wegman de Campinas.

Formada em Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Atualmente reside em Campinas/SP, mãe de 2 filhos adolescentes que estudam na EAW Veredas.

Natália Bottura

Natália Bottura

Psicóloga e Terapeuta social. Com a visão ampliada pela Antroposofia, membro da ABPA, faz atendimentos clínicos, consultoria em apoio pedagógico-terapêutico para escolas, é terapeuta social de jovens e adultos com deficiência intelectual e patologias associadas. Fundadora e coordenadora terapeuta da Associação Beneficente Caminho de Mateus e psicóloga escolar na Escola Waldorf Novalis.

3 parcelas de R$ 215,33  via cartão de crédito, ou R$ 646,00 à vista no boleto bancário.

A FRS oferece bolsa de 20%* para professores de escolas públicas e iniciativas sociais.

*São exigidas comprovações desta atuação no momento da Inscrição.

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