Uma nova maneira de pensar e ensinar Economia
Uma definição muito conhecida de Economia é que ela trata de como alocar recursos escassos entre fins alternativos, sugerindo aí um dilema econômico ou uma imagem de cobertor curto. Mas este dilema econômico tem uma relação com o dilema social do Eu versus o Todo. Por isso uma Economia pode ser compreendida quando se entende primeiramente as forças antissociais que surgem do egoísmo e da desconsideração sobre os pensamentos e sentimentos dos outros. Estas forças são em certo grau importantes para a consciência e para o indivíduo desenvolver suas capacidades, mas ao mesmo tempo precisamos acordar para sermos mais sociais. Então o desafio é saber como partir de uma Economia em termos de Chrematistics (estudo da riqueza e comércio) e chegarmos a uma Economia em termos de Oikonomics (no sentido da Ecologia) ou uma economia orgânica, cooperativa e congruente com a natureza interior do ser humano. É nesta direção que as oficinas de Economia e Arte se voltam, para que se possa compreender como proporcionar uma educação econômica voltada para o interesse consciente nos outros. Isto será possível por meio de vivências que objetivam desenvolver o pensamento imaginativo no ensino de Economia em que obras de arte nos temas como Mercados (Produção e Consumo) e Trabalho são observadas. A proposta envolve o refletir e dialogar sobre os diversos saberes como uma oportunidade de aprimoramento e formação continuada para alunos, docentes e demais interessados no tema.
O objetivo geral deste evento de extensão é oferecer vivências, possibilidades de observação e de reflexão sobre uma abordagem que une a linguagem de conceitos econômicos à linguagem da arte e das imagens.
Profissionais da Educação (principalmente de Ensino Médio), da Economia, alunos de graduação, de pós-graduação e interessados em geral.
Iremos propor vivências, aulas expositivas, práticas artísticas e atividades de trabalho individual e em grupo.
Presencial na sede da FRS
3 encontros de duas horas e meia – quarta, quinta e sexta-feira
23, 24, 25 de outubro de 2024 das 15h30 às 18 horas
Carga horária presencial: 7,5 horas
Carga horária de trabalhos em casa: 2,5 horas
Carga horária total: 10 horas
Frequência 100%
BINSWANGER, H. C. Dinheiro e magia: uma crítica da economia moderna à luz do Fausto de Goethe. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BUENO, R. de. A.; Murgui, V. M. Is there any place for using arts when teaching Economics? Journal for Educators, Teachers and Trainers, v. 5, n. 2, 2014.
BUENO, R. de A.;Vidagaña, M. When Economics Meets Arts… in the Classroom, 2nd International Conference on Higher Education Advances, HEAd, 16, 21-23, València, Spain, June 2016.
GOETHE, J. W. von. Ensaios científicos: uma metodologia para o estudo da natureza: coletânea. São Paulo: Barany Editora: Ad Verbum Editorial, 2012.
MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. IN: Castro,G. de; Carvalho, E. de A. ; Almeida, M. da C. de (Orgs). Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.
SCHILLER, F. A educação estética da humanidade numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 1995.
STEINER, R. A arte da educação I: o estudo geral do homem. São Paulo: Antroposófica, 2015.
STEINER, R. A arte da educação II: metodologia e didática no ensino Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2008.
STEINER, R. Arte e estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma estética nova. 4.ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.
STEINER, R. Os pontos centrais da questão social: aspectos econômicos, político-jurídicos e espirituais da vida em sociedade. São Paulo: Antroposófica, 2011.
STEINER, R. Economia viva: o mundo como organismo econômico único (catorze conferências proferidas em Dornach, Suíça, de 24 de julho a 6 de agosto de 1922). 4. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018.
Silvinha Pinto Vasconcelos
Fez a graduação em Economia pela UFJF, mestrado em Economia Rural pela UFRGS, doutorado em Economia pela UFPE e pós-doutorado em Educação e Economia na Faculdade de Educação da UFTM, sob a supervisão do Prof. Jonas Bach Jr. É Professora Titular da Faculdade de Economia da UFJF. Tem experiência em pesquisa na área de Organização Industrial, em temas em defesa da concorrência e teoria dos jogos. Atualmente, coordena projeto de extensão de natureza multidisciplinar, com ênfase em estudos e práticas voltadas para o desenvolvimento humano na academia e comunidade civil. Atuou também levando Economia para o Ensino Médio em projeto de extensão de Economia e Arte. Na interface entre ensino, pesquisa e extensão, tem interesse também em estudos sobre a qualidade do ensino e aprendizado de Economia.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS.