OBJETIVOS
Compreender as consequências no atendimento pedagógico, que decorrem de tais especificidades. Educar e cuidar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / CRONOGRAMA
Conhecendo a cultura da criança pequena.
Crianças e infâncias: diversidade e multiculturalidade.
Aquisição das competências do andar, falar e pensar.
Etapas de desenvolvimento dos 3 primeiros anos.
Características do brincar da criança pequena
Programas de políticas públicas voltados para crianças de zero a três anos
Gestos de cuidado e o binômio educar e cuidar.
A visão de Rudolf Steiner sobre os três primeiros anos da criança.
O método Emmi Pikler.
Noções básicas de saúde e nutrição da criança pequena.
A criança pequena, a mídia eletrônica e a sociedade de consumo.
Atendimento institucionalizado e estudos de caso de diferentes modelos.
Problematização do acervo de brincadeiras, narrativas e histórias, música, corpo, gesto e movimento e artes plásticas para essa faixa etária.
Parte prática: observação de um bebê.
METODOLOGIA DE ENSINO
Serão desenvolvidas atividades como:
Havendo pessoa com deficiência matriculada na disciplina, a metodologia será adaptada às suas necessidades.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado por frequência, participação nas aulas, trabalhos individuais e em grupo, autoavaliação.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 20h às 21h40.
Carga horária total: 33 horas aula.
Serão 16 encontros
03, 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2023
14, 21, e 28 de setembro de 2023
05, 19, e 26 de outubro de 2023
09, 16, 23 e 30 de novembro de 2023
07 de dezembro de 2023
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
KONIG, Karl. Os três primeiros anos da criança. São Paulo: Antroposófica, 1985. (2 exemplares)
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês cuidar, educar e brincar uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012. (0 exemplares)
STEINER, Rudolf. Andar, falar, pensar. São Paulo: Antroposófica, 2014. (6 exemplares)
Bibliografia Complementar
FRIEDMANN, A. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005 (0 exemplares)
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. (0 exemplares)
GONZALEZ-MENA, Janet; EYER, Dianne W. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche. Porto Alegre: McGrawHill, 2014. (0 exemplares)
TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor. São Paulo: Summus, 2007. (0 exemplares)
Dayse Cruz
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
5 parcelas de R$ 226,33 via cartão de crédito, ou R$ 1.131,63 à vista no boleto bancário.