• Home
  • Obrigado Educação para Paz

Obrigado Educação para Paz

  • Home
  • Educação para a Paz – Aprendizados da Pedagogia de Emergência

Educação para a Paz – Aprendizados da Pedagogia de Emergência

  • Home
  • IV Congresso Internacional FRS

IV Congresso Internacional FRS

Atendimento

  • Home
  • Sobre a Faculdade

Sobre a Faculdade

Nossa Sede

  • Home
  • Políticas de Privacidade

Políticas de Privacidade

  • Home
  • Termos e condições de uso

Termos e condições de uso

Loja

Checkout

Educação da criança do nascimento aos três anos

Educação da criança do nascimento aos três anos

Inscrições encerradas

OBJETIVOS

Compreender as consequências no atendimento pedagógico, que decorrem de tais especificidades. Educar e cuidar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / CRONOGRAMA

Conhecendo a cultura da criança pequena.
Crianças e infâncias: diversidade e multiculturalidade.
Aquisição das competências do andar, falar e pensar.
Etapas de desenvolvimento dos 3 primeiros anos.
Características do brincar da criança pequena
Programas de políticas públicas voltados para crianças de zero a três anos
Gestos de cuidado e o binômio educar e cuidar.
A visão de Rudolf Steiner sobre os três primeiros anos da criança.
O método Emmi Pikler.
Noções básicas de saúde e nutrição da criança pequena.
A criança pequena, a mídia eletrônica e a sociedade de consumo.
Atendimento institucionalizado e estudos de caso de diferentes modelos.
Problematização do acervo de brincadeiras, narrativas e histórias, música, corpo, gesto e movimento e artes plásticas para essa faixa etária.
Parte prática: observação de um bebê.

METODOLOGIA DE ENSINO

Serão desenvolvidas atividades como:

  1. Aulas expositivas
  2. Exercícios e apresentações individuais
  3. Apresentação de filmes e documentários
  4. Discussões em sala de aula e estudos de caso
  5. Leitura, discussão e análise de textos e publicações recentes
  6. Trabalhos individuais ou em grupo

Havendo pessoa com deficiência matriculada na disciplina, a metodologia será adaptada às suas necessidades.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por frequência, participação nas aulas, trabalhos individuais e em grupo, autoavaliação.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 20h às 21h40.
Carga horária total: 33 horas aula.

Serão  16 encontros
03, 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2023
14, 21, e 28 de setembro de 2023
05, 19, e 26 de outubro de 2023
09, 16, 23 e 30 de novembro de 2023
07 de dezembro de 2023

*datas sujeitas a alteração

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

KONIG, Karl. Os três primeiros anos da criança. São Paulo: Antroposófica, 1985. (2 exemplares)

ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau. Interações: ser professor de bebês cuidar, educar e brincar uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012. (0 exemplares)

STEINER, Rudolf. Andar, falar, pensar. São Paulo: Antroposófica, 2014. (6 exemplares)

 

Bibliografia Complementar

FRIEDMANN, A. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005 (0 exemplares)

FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. (0 exemplares)

GONZALEZ-MENA, Janet; EYER, Dianne W. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche. Porto Alegre: McGrawHill, 2014. (0 exemplares)

TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor. São Paulo: Summus, 2007. (0 exemplares)

Docentes

Dayse Cruz

Dayse Cruz

Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

5 parcelas de R$ 226,33 via cartão de crédito, ou R$ 1.131,63 à vista no boleto bancário.