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Extensão e Ampliação Cultural

Educação para a Paz

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Educação para a Paz

Aprendizados da Pedagogia de Emergência para cultivar a paz nas escolas brasileiras

No cenário educacional contemporâneo, onde a violência e o trauma frequentemente se fazem presentes, é imperativo que os educadores estejam equipados com ferramentas e estratégias eficazes para semear a paz e proporcionar ambientes de aprendizado seguros e acolhedores. Nesse contexto, o curso “Educação para a Paz”, desenvolvido pela Faculdade Rudolf Steiner em parceria com Reinaldo Nascimento, surge como uma proposta inovadora.

Baseado nos aprendizados do professor Reinaldo Nascimento nas intervenções da Pedagogia de Emergência ao redor do mundo e sua atuação como pedagogo do trauma, o curso busca trazer lições práticas coletadas de comunidades vulneráveis em diferentes contextos humanitários. A Pedagogia de Emergência, com sua experiência em lidar com situações extremas e comunidades afetadas por adversidades, oferece insights valiosos sobre como abordar o trauma e criar resiliência.

O “Educação para a Paz” visa, portanto, fornecer aos educadores brasileiros um repertório enriquecido de técnicas pedagógicas testadas em situações de crise, capacitando-os a lidar com situações desafiadoras em sala de aula e promover a paz no dia a dia escolar. Ao ter essas práticas e metodologias como fonte de inspiração na superação e resiliência da comunidade escolar, os educadores terão a capacidade de transformar a realidade de suas salas de aula, construindo ambientes mais harmônicos e conduzindo os alunos pelo caminho da empatia, do entendimento mútuo e da resolução pacífica de conflitos.

Este programa representa uma oportunidade valiosa para os educadores ampliarem suas habilidades e abordagens, garantindo que nossas escolas se tornem embaixadoras de paz e esperança em meio aos desafios do século XXI.

Objetivos do Curso “Educação para a Paz”:

O curso “Educação para a Paz” tem como principal meta capacitar educadores com ferramentas práticas e teóricas extraídas da rica experiência da Pedagogia de Emergência em contextos humanitários desafiadores. 

Pretende-se que, ao final do curso, os profissionais estejam aptos a identificar e responder ao trauma e à violência dentro do ambiente escolar, fomentando uma cultura de paz e resiliência. 

Além disso, visa proporcionar aos educadores uma compreensão aprofundada sobre a importância da empatia, do diálogo e da resolução pacífica de conflitos, permitindo que implementem estratégias eficazes para gerar ambientes de aprendizado mais harmônicos e seguros. Em suma, o curso almeja enriquecer o repertório pedagógico dos educadores, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e semear a paz em suas respectivas comunidades escolares.

Metodologia de Ensino

A metodologia adotada no curso “Educação para a Paz” baseia-se em uma abordagem EAD (Educação a Distância), permitindo aos participantes acessarem o conteúdo de forma flexível e adaptada às suas rotinas. 

Durante o curso, os educadores serão avaliados por meio de testes de múltipla escolha que visam consolidar o aprendizado dos tópicos abordados. Adicionalmente, o curso promove a leitura e a escrita reflexiva, incentivando os participantes a se aprofundarem nas temáticas e a conectarem os conhecimentos adquiridos com suas práticas pedagógicas cotidianas. 

Esta combinação de estratégias pedagógicas visa garantir uma experiência de aprendizado completa, prática e significativa para os educadores.

Módulos do curso

  1. História da Pedagogia de Emergência
    Este módulo percorre a origem e a evolução da Pedagogia de Emergência, explorando seu contexto histórico e como ela se desenvolveu para atender às necessidades emergentes de crianças e adultos em situações de crise. A partir da análise de casos históricos, os participantes entenderão os fundamentos que moldam essa abordagem pedagógica vital.
  2. O que é trauma?
    Aqui, o foco é compreender o trauma – sua natureza, como ele afeta os indivíduos e as comunidades, e os mecanismos subjacentes que o caracterizam. Este módulo busca esclarecer os conceitos de trauma, suas causas e consequências, e introduzir os educadores às respostas humanas fundamentais ao trauma.
  3. Fases e intervenções da Pedagogia do Trauma
    Este módulo aborda as várias fases de intervenção no contexto da Pedagogia do Trauma, oferecendo aos educadores estratégias de como agir desde a identificação até a intervenção. Serão discutidas práticas que podem ser adotadas para aliviar o sofrimento e promover a recuperação.
  4. Sintomas do trauma na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
    Este segmento se dedica a identificar e entender os sintomas do trauma em diferentes faixas etárias. Os participantes aprenderão a reconhecer os sinais de alerta e a aplicar técnicas de suporte apropriadas para cada nível educacional.
  5. As Atividades da Pedagogia de Emergência
    Os profissionais serão introduzidos a um conjunto de atividades desenhadas pela Pedagogia de Emergência para ambientes educacionais afetados por crises. Serão discutidos métodos para implementar estas atividades de maneira efetiva e adaptativa.
  6. Pedagogia orientada no trauma
    Este módulo apresenta aos educadores como integrar a compreensão do trauma na prática pedagógica diária, abordando como a Pedagogia do Trauma pode influenciar a cultura escolar e as práticas de ensino para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
  7. A Pedagogia de Emergência no nosso cotidiano
    Serão exploradas formas práticas de aplicar os princípios da Pedagogia de Emergência no cotidiano escolar, promovendo uma cultura de resiliência e apoio mútuo que possa beneficiar tanto estudantes quanto educadores em situações do dia a dia.
  8. A Pedagogia Waldorf a inspiração da Pedagogia de Emergência
    Aqui, os participantes irão explorar como a Pedagogia Waldorf serve de inspiração para a Pedagogia de Emergência, compartilhando princípios e práticas que enfatizam o desenvolvimento integral do ser humano e o respeito ao ritmo de aprendizado de cada criança.
  9. A educação em diálogo com a Pedagogia de Emergência
    O curso examinará como a Pedagogia de Emergência dialoga e se integra com outras abordagens e metodologias educacionais, permitindo aos professores uma visão mais ampla e a incorporação de práticas diversificadas em suas próprias salas de aula.
  10. Planejamento e implementação de projetos
    Neste módulo, os educadores aprenderão a desenvolver e gerenciar projetos educativos com foco em resiliência e recuperação, desde a fase de concepção até a avaliação e a mensuração de resultados.
  11. Higiene Psíquica
    Será enfatizado a importância do autocuidado e estratégias para manter a saúde mental dos educadores, fundamentais para a sustentabilidade da prática educativa em ambientes desafiadores.
  12. Reflexão e Avaliação
    O último módulo promove a reflexão crítica sobre as práticas implementadas e a análise de feedback para a melhoria contínua, permitindo que os participantes avaliem o impacto de suas intervenções e planejem os próximos passos de sua jornada educacional.

Este currículo é projetado para equipar os profissionais da educação com conhecimentos e ferramentas para enfrentar e transformar situações desafiadoras em oportunidades de aprendizado e crescimento, fomentando a paz e a resiliência nas comunidades escolares.

Docentes

Reinaldo Nascimento

Reinaldo Nascimento

Terapeuta social, educador físico, neuropsicopedagogo, pedagogo de emergência e pedagogo do trauma com especialização em violência sexualizada e violência escolar. Cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil . Membro e coordenador pedagógico das intervenções do time internacional. Esteve no Quênia, nas Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza, Iraque, Nepal, França, Equador, México, Colômbia, EUA, Moçambique, Turquia e no Havaí. No Brasil esteve em Janaúba e em Brumadinho, M.G. Em Boa Vista e Pacaraima trabalhou com professores refugiados da Venezuela.

Ele também trabalha na formação de educadores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguay, EUA, Alemanha, Espanha e Portugal, Quênia e Líbano.

12 parcelas de R$67,00 ou R$638,00 à vista.

Bolsas

50% para profissionais da educação;
100% professores rede pública e escolas associativas;

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