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Facilitação de Processos

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Facilitação de Processos à luz da prática social reflexiva

Construir uma relação mais consciente e coerente entre o pensar e o atuar, ampliando as habilidades de intervir no mundo, fundamentadas em percepções mais refinadas de si mesmo e do contexto.

Apresentação

Em um mundo cada vez mais complexo e repleto de contradições, em que tentativas de controle e manutenção de poder sobre a realidade são paradigmas em geral presentes na ação humana, se torna um desafio conduzir e facilitar mudanças que possibilitem a emersão de realidades imbuídas dos princípios da vida e mais fraternas.

Esta pós-graduação entende facilitação de processos como uma postura ou atitude de curiosidade e busca, colocada em prática com a intenção de apoiar um grupo ou pessoa a construir uma imagem sobre o que está vivendo, a ampliar sua compreensão e consciência sobre sua situação e a realizar os movimentos intrínsecos e necessários para a transformar.

A abordagem e metodologia do programa foram construídas a partir da aprendizagem experiencial e da Prática Social Reflexiva, uma abordagem de transformação social desenvolvida por Allan Kaplan e Sue Davidoff, inspirada no pensamento de J.W. Goethe e Rudolf Steiner.

Esta pós-graduação foi desenvolvida por um grupo de pessoas e organizações que trabalham com facilitação e formação há mais de 20 anos – GRA, Instituto Fonte, Noetá, Proteus Initiative e Tégerá – e foi concebida a partir da necessidade de colocar a Prática Social Reflexiva em diálogo com o rigor do mundo acadêmico no Brasil.

Sua segunda edição é sustentada por um grupo de praticantes dentre as quais Ana Paula Chaves Giorgi, Flora Lovato e Patrícia Busatto que a lideram.

Objetivos

Esta formação traz o rigor acadêmico para a prática de facilitação e tem na pesquisa-ação um instrumento de investigação, reflexão e aprendizagem contínua.

Busca que os participantes desenvolvam capacidades de perceber (ler) e intervir (facilitar) processos sociais (social, educacional, ambiental etc.) a partir de um olhar vivo e atento ao que emerge em cada situação e momento, que é sempre único, distinto e em constante transformação.

Apoiar pessoas em seu próprio processo de desenvolvimento e construam relações conscientes e coerentes entre seu modo de pensar e seu modo de atuar no mundo.

Explorar a compreensão fenomenológica de Goethe na percepção e intervenção em processos sociais.

Disciplinas

Leitura e facilitação de processos vivos

Essa disciplina busca desenvolver habilidades de ler (atenção e observação), de atribuir sentido (reflexão e compreensão) e de intervir (facilitação) em processos sociais compreendidos como vivos, dinâmicos e complexos – tais como pessoas, grupos, iniciativas e/ou organizações.

Investigará a maneira pela qual tais processos desenvolvem suas formas, fluxos e práticas, estudando ideias como mudança, morfologia e metamorfose, além de apreciar o que possibilita e o que impede movimentos de transformação e desenvolvimento.

Também aprofundará a compreensão sobre a realidade do mundo atual e do Brasil, identificando relações entre o contexto e a situação específica – ou entre parte e todo -, assim como as formas de intervenção social predominantes na atualidade.

Explorará a relação entre a teoria e a prática da facilitação de processos, trazendo pressupostos básicos, fundamentos e princípios da facilitação e contribuirá para que os participantes ampliem sua capacidade de facilitar processos de intervenção e mudanças. A “Pesquisa-ação” será a principal metodologia para aprimoramento da  intervenção e investigação da prática de facilitação.

O Desenvolvimento do Eu na Prática Social

Tornar-se um facilitador, cuja prática social é reflexiva, significa observar rigorosamente seu fazer, buscando aprimorá-lo sistematicamente ao mesmo tempo em que se autodesenvolve. Os participantes devem ser capazes de reconhecer suas características pessoais e como elas impactam as situações sociais nas quais estão intervindo. A leitura de si e a autorreflexão compartilhados são aspectos fundamentais a serem exercitados ao longo desse programa.

Esta disciplina contribui para que os alunos compreendam e experimentem abordagens para trabalhar a autoconsciência crítica e o autodesenvolvimento, tais como a biografia humana, o olhar para habilidades sociais e uma compreensão holística do ser humano – individual e em sociedade.

Modos de ver o mundo e o pensar vivo

Nesta disciplina se pretende discutir como o sujeito é elemento de percepção do mundo e como diferentes modos de pensar (analítico, complexo, orgânico) marcam a interação entre sujeito e objeto. Para isso, serão estudados temas e leis que orientam o pensamento embasado pela inteligência da vida (dos organismos vivos). Também serão abordadas as origens das diferentes vertentes da fenomenologia e as especificidades em particular do pensamento desenvolvido por Goethe. Os alunos exercitarão o desenvolvimento das habilidades necessárias para compreender as ideias que compõem o pensamento de Goethe e poderão observar de que maneira as diferentes formas de pensar influenciam a situação e definem as escolhas feitas na facilitação.

Metodologia de ensino

Essa formação baseia-se na metodologia da aprendizagem pela experiência e na Prática Social Reflexiva. Ambas propõem a integração entre a prática, a reflexão e a autopercepção no processo de aprendizagem.

Todo o conteúdo dessa formação será trabalhado a partir de:

  • exercícios práticos,
  • contribuições teóricas,
  • trabalhos em grupo,
  • trabalhos individuais,
  • leituras,
  • projeto de pesquisa e intervenção no campo de atuação do participante,
  • trabalhos escritos com tutoria,
  • compartilhamento de experiências profissionais e pessoais dos participantes referentes aos temas trabalhados
  • exercícios de facilitação de processos durante o programa.

Público alvo

Esta pós-graduação é orientada principalmente para pessoas com idade superior a 28 anos, que estejam buscando um modo mais vivo e integrado de atuar no mundo a partir da facilitação de processos e questionando sua prática e/ou atuação profissional, tais como:

  • Pessoas que se sentem responsáveis por promover mudanças no contexto em que atuam;
  • Profissionais que atuam com desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento social, tais como educadores, psicólogos, assistentes sociais, consultores, coaches e profissionais liberais;
  • Profissionais vinculados a organizações sociais, governos e administração pública, institutos, fundações e escolas;
  • Profissionais autônomos que atuam conduzindo grupos, facilitando processos, tanto individuais quanto coletivos.

Os participantes precisam estar dispostos a compartilhar suas experiências com o grupo, a refletir profundamente sobre si e sobre sua prática, e devem estar preparados para exercitar o aprendizado na formação a partir dos exercícios e tarefas inter-módulos.

Perfil do egresso

Ao final do curso, os participantes terão aprimorando suas habilidades de facilitação à luz da prática social reflexiva, que na perspectiva desta formação significam:

  • as habilidades de observar, ler, compreender, atribuir sentido e intervir em processos sociais dinâmicos e complexos;
  • a habilidade de fazer da sua prática profissional um campo de pesquisa aplicada com base na aprendizagem e aprimoramento contínuo a partir da observação e reflexão;
  • a compreensão sobre a fenomenologia de Goethe e processos vivos e sua relação com a prática social;
  • uma sensibilidade baseada em um estado de presença que permite se relacionar com as situações como se apresentam no momento, desenvolvendo a flexibilidade no observar, pensar e agir;
  • uma intuição rigorosa e disciplinada que permite lidar criativamente com o desdobramento das situações em que estão envolvidos.

Pré-requisitos

  • Idade mínima de 28 anos completos (serão avaliadas exceções)
  • Graduação completa

Local, formato e calendário

Os encontros híbridos serão realizados na sede da FRS, localizada à rua Irineu Marinho, 124, Santo Amaro, São Paulo/ SP. Os encontros presenciais serão realizados a partir de março de 2025, em locais até 200 km distante de São Paulo/SP. As despesas de traslado e hospedagem nesses encontros são de responsabilidade dos alunos e não estão incluídas no valor do curso.

Serão oferecidas 35 vagas.

A abertura de turma está condicionada ao preenchimento do número mínimo de 28 participantes matriculados.

O curso será realizado em 24 meses, de janeiro de 2025 a dezembro de 2026, em formato semipresencial, com aulas presenciais e aulas remotas, com a seguinte estrutura:

  • 6 encontros presenciais em imersão de 5 dias cada, de quarta a domingo, início quarta às 09h e término domingo às 15h
  • 6 encontros online ou híbrido de 3 dias parciais de sexta, sábado e domingo, das 08h às 13:30 horas
  • 6 encontros online ou híbrido de 2h30 às segundas-feiras, das 19h às 21h30 horas
  • 1 encontro de encerramento online ou híbrido 07/12/2025, das 19h às 21h30.

Os encontros híbridos serão realizados na sede da FRS, localizada à rua Irineu Marinho, 124, Santo Amaro, São Paulo/ SP. Os encontros presenciais serão realizados a partir de março de 2025, em locais até 200 km distante de São Paulo/SP. As despesas de traslado e hospedagem nesses encontros são de responsabilidade dos alunos e não estão incluídas no valor do curso.

Confira o calendário do curso aqui.

Confira a carga horária do curso aqui.

Confira o edital 2025 aqui.

Parceria

Inscrição

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição e responder às perguntas incluídas em sua apresentação. Deverá ser enviado um currículo resumido e cópia do certificado de conclusão da graduação. Os candidatos poderão ser entrevistados posteriormente como parte do processo seletivo.

18/09/2024 a 06/12/2024 Período de inscrição para o processo seletivo.
23/09/2024 a 12/12/2024 Período de avaliação dos candidatos, entrevistas (quando necessário).
12/12/2024 Divulgação da lista final dos aprovados
18/09/2024 a 30/11/2024 Período de solicitação de bolsa de estudo
12/12/2024 Divulgação da lista dos aprovados para bolsa – primeira lista
03/09/2024 a 13/12/2024 Período de matrículas
31/01/2025 Início das aulas
04/2025 Divulgação da lista dos aprovados para bolsa – segunda lista

 Matrícula

A matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo será realizada nas datas constantes do cronograma deste edital, mediante pagamento da 1a parcela do curso por meio de boleto bancário a ser enviado ao candidato.

Os candidatos deverão ainda apresentar à Secretaria Acadêmica da PG da FRS os seguintes documentos:

  • original e cópia simples do CPF e do RG;
  • foto de rosto digitalizada;
  • comprovante de endereço;
  • contrato de prestação de serviços educacionais encaminhado pela FRS e devidamente assinado pelo candidato
  • certificado de conclusão de curso de graduação.

Coordenação

Ana Paula P. Chaves Giorgi

Ana Paula P. Chaves Giorgi

Bacharel em Letras pela USP, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Treinamento (EUA) e Doutora em Educação (UNESP). Trabalhou como consultora em desenvolvimento social pelo Instituto Fonte por vários anos, como empreendedora social no campo da educação complementar e como tutora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (de Allan Kaplan e Sue Davidoff, África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Traduziu o livro Artistas do Invisível e Delicado Ativismo. Hoje busca aprimorar sua experiência buscando a integração entre a facilitação de processos, a fenomenologia goetheana e a Terapia Artística.

Docentes

Flora Lovato

Flora Lovato

Consultora e facilitadora de processos associada ao Instituto Fonte desde 1999, Flora é formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, com especialização em Didática no Ensino Superior pelo Centro Universitário UniDomBosco. Há 21 vem trabalhando em processos de desenvolvimento junto a diferentes iniciativas sociais e co-facilitando programas de formação tais como Artistas do Invisível e Profides. Foi facilitadora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Publicou artigos em diversos livros e coordenou a edição de diferentes publicações voltadas ao desenvolvimento de organizações sociais. É fellow da Fundação Kellogg, do BoardSource e do CDRA (Community Development Resource Association), organização junto à qual cursou o Fellowship Programme, programa avançado com foco em intervenção social.

Patricia Busatto

Patricia Busatto

Facilitadora de processos de aprendizagem, de desenvolvimento e relações humanas, coach e consultora fundamentada pela Antroposofia e Fenomenologia de Goethe. Master of Arts de Filosofia da Inovação Social – Prática Social Reflexiva, pela Alanus University (Alemanha), MBA em Finanças (PUC-RJ), com especialização em Psicologia Social das Organizações (Instituto Sedes Sapientiae). Aconselhadora Biográfica (Associação Sagres-SC), Mediadora de Conflitos (Trigon-Alemanha/IMO/Ecosocial) e cursou formação de Consultores Internos e Facilitadores (ADIGO). É conselheira do Hospital Israelita Albert Einstein, ex-Diretora da Sociedade Antroposófica (mandato de 2015-2019) e co-coordenadora da Seção de Ciências Sociais da Escola Superior Livre (Sociedade Antroposófica Universal – Goetheanum, Suíça).

Allan Kaplan e Sue Davidoff

Allan Kaplan e Sue Davidoff

Allan Kaplan e Sue Davidoff são fundadores da Proteus Initiative, facilitadores, professores, escritores e pioneiros da Prática Social Reflexiva. Com vários livros publicados (dois dos quais traduzidos para o português: Artistas do Invisível e O Ativismo Delicado), o seu trabalho é uma tentativa de perceber as consequências da verdadeira participação, da complexidade socioecológica e de uma consciência emergente no campo da transformação social. Eles têm executado diversos programas de aprendizagem no Brasil e no mundo, entre eles Mestrados internacionais e pós-graduações em Prática Social Reflexiva, em parceria com diversas organizações, tais quais Alanus University, Crossfields Institute, London Metropolitan University e a Faculdade Rudolf Steiner, entre outras.

Investimento

24 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.350,00. A matrícula corresponde à primeira parcela do pagamento.

Os custos adicionais de hospedagem e alimentação durante os módulos não estão incluídos no contrato e deverão ser pagos pelo aluno diretamente ao responsável pelo local do evento.

Bolsas de Estudo

Esta Pós-Graduação fará ação afirmativa oferecendo bolsas de estudos a pessoas que:

Tenham se inscrito regularmente para o processo seletivo apresentando autodeclaração étnico-racial como negras (pretas ou pardas) ou indígenas no respectivo formulário;

Tenham manifestando sua necessidade de apoio financeiro no mesmo formulário;

Tiverem renda familiar inferior a quatro salários mínimos.

O processo seletivo será feito a partir da análise da ficha de inscrição e das informações oferecidas pela/o candidata/o durante a entrevista virtual, agendada previamente por uma representante do corpo docente através de email, com duração aproximada de uma hora.

As bolsas de estudos serão sempre parciais (inferiores a 100% do valor total do curso) e, inicialmente, não cobrirão as despesas de locomoção, hospedagem e alimentação necessárias aos encontros presenciais. Caso maior volume de recurso seja aportado para esse fim a partir de março de 2025, tais despesas poderão vir a ser cobertas, mantendo-se ainda assim a parcialidade na concessão dos valores de bolsa.

Em caso de as necessidades de bolsas manifestadas pelas/os candidatas/os serem maiores que os valores disponíveis, serão adotados os seguintes critérios para a tomada de decisão dos bolsistas e valores das bolsas:

Autodeclaração étnico-racial como indígena

Autodeclaração étnico-racial como negra (preta ou parda)

Menor renda familiar

Demonstração do interesse da/o candidata/o em participar da formação e de sua percepção acerca da necessidade do contexto em que trabalha.

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