A questão da relação humana com a natureza torna-se um tema urgente e de máxima importância nos tempos atuais, principalmente quando pensamos no ambiente escolar como sendo o principal ambiente de formação de crianças e de proposição de posturas transformadoras frente as questões contemporâneas. A docência, no Ensino Fundamental, deve assumir a tarefa de formação de futuros adultos que travem um relacionamento respeitoso, amoroso e mais consciente com a natureza, independentemente do contexto em que se encontre a escola e a sua comunidade. Para escolas localizadas em ambientes urbanos, este desafio torna-se ainda mais complexo. Queremos, neste encontro para docentes do Ensino Fundamental, além de discutir as questões relativas ao tema, construirmos juntos vivências inspiradoras para que professoras e professores incluam no seu fazer pedagógico cotidiano uma nova relação com a temática ambiental. A ideia é que o tema seja visto de forma transversal, em atividades cheias de sentido, construídas a partir da troca de experiências e das vivências pessoais de cada participante do curso.
A partir dos princípios da Ecologia aplicados à Educação e da prática do Fazer com Sentido, bem como do olhar para o desenvolvimento infantil a partir da Antroposofia, este curso tem como objetivo discutir e aprimorar ideias para a pratica pedagógica no Ensino Fundamental; além disso, pretende ampliar a relação entre docentes e a natureza em ambientes urbanos e impulsionar ações de sustentabilidade ambiental com base no cotidiano escolar.
PROFESSORES SÃO AGENTES DE MUDANÇA e neste curso terão suas possibilidades de atuação potencializadas pelas práticas voltadas ao contexto de cada participante.
Duração: 21, 22 e 23 de fevereiro
Carga horária total: 13h30min.
Nutall, Carolyn – Agrofloresta para Crianças. Editora Instituto de Permacultura da Bahia. Salvador, Bahia, 1999.
Rebello, JFS & Sakamoto, DG. Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch, segunda edição. Editora Aguará. CEPEAS & Instituto Caminho do Meio, Alto Paraiso de Goiás, Goiás, 2022.
Kumar, Satish. Solo, alma, sociedade. São Paulo: Palas Athena, 2017;
Mitchel, D. & Livingston, P. Will-Developed Intelligence: The Handwork and Practical Arts Curriculum in Waldorf Schools. Hudson, NY: Waldorf Publications, 2016.
João Fernando de Almeida Benedetti
Formado em ciências biológicas, se especializou em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável pela UFSCar-Araras. Foi voluntário da SOS Mata Atlântica por 11 anos. Atuou no projeto Matas Ciliares da SMA-SP por 3 anos, trabalhando junto do grupo de jovens “Os Pioneiros” nos Assentamentos Sumare I e II com: EA na formação de jovens, agroecologia e restauração florestal. Foi coordenador de campo e educador em projeto multi Secretarias de Estado/SP com agrofloresta e formação técnica de adultos, no Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto, o qual ganhou prêmio de primeiro lugar no VIICBSAF em 2009, apresentando o mesmo projeto no “V World Congress on Agroforestry” realizado no Quênia, 2009.
Foi gestor de parque urbano 3 anos, e de unidade de conservação por dois anos, na SVMA da cidade de São Paulo. Neste período foi autor em duas publicações sobre áreas verdes. É membro atuante da ONG Mutirão Agroflorestal, consultoria em agrofloresta sintrópica. Desde 2017 atua na escola Waldorf Novalis como professor de agricultura do 3 ano ao 11 ano. Mas já lecionou biologia, química e física para o fundamental II entre 2014/17.
Desde 2019 é membro do
COMSEA Piracicaba pelo CSA Piracicaba, do qual é fundador.
Mariana Petroni
Professora há 25 anos, com experiência como professora de classe na Pedagogia Waldorf, atualmente atua na área de Agroecologia da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Pós-graduada em educação sistêmica, busca cultivar ecossistemas de aprendizagem, introduzindo práticas de permacultura, agrofloresta e agricultura biodinâmica, conciliando com o currículo do Ens. Fundamental.
Renier Marcos Rotermund
Formado em biologia com mestrado em planejamento ambiental urbano pela USP. Atuou nas áreas sociais e de pedagogia curativa em iniciativas no Brasil e Alemanha. Foi professor em escolas públicas no EM e Técnico e em escolas Waldorf, como professor de artes aplicadas em madeira, jardinagem, e ciências no ensino fundamental e ensino médio. Na área ambiental foi gestor de parques urbanos e trabalhou com planejamento e manejo da arborização urbana durante 11 anos na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Desde 2021 atua como professor de artes aplicadas em madeira junto a cursos da Faculdade Rudolf Steiner, além de trabalhos ambientais relacionados a restauração florestal e soluções baseadas na natureza.
R$350,00 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.
Inscrições até 31/12 em até 3x sem juros no cartão de crédito.
Inscrições até 31/01 em até 2x sem juros no cartão de crédito.