Vivemos em um mundo marcado por mudanças aceleradas, alta competitividade, escassez de recursos e relações complexas. Neste cenário, a liderança exige novas competências para atuar com ética, responsabilidade e inovação. O Curso de Extensão em Liderança e Gestão Responsável da FRS prepara profissionais para enfrentar os desafios atuais e futuros, aliando práticas de gestão, reflexão ética e autoconhecimento.
Objetivos do Curso
O objetivo do curso é capacitar líderes e gestores de diferentes setores — como empresas, escolas, organizações sociais e escritórios de advocacia — para enfrentar desafios pessoais e organizacionais inerentes à função de liderança, atuando com responsabilidade e humanidade em contextos complexos e voláteis, além de integrar conceitos teóricos, ferramentas práticas e autoconhecimento como base para uma gestão inovadora.
Público-Alvo
O curso é direcionado a profissionais em cargos de liderança, gestores e executivos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, além de educadores e demais profissionais interessados em desenvolver competências de liderança responsável.
Estrutura do Curso
O curso oferece uma jornada completa, integrando teoria, prática e autodesenvolvimento, distribuída em dois formatos complementares:
22/08 (sexta-feira), às 18h; – Aula Inaugural/ Presencial e Online
Trilha Associativa (Presencial)
Datas
23/08 (sábado), das 9h às 18h;
24/08 (domingo), das 9h às 13h.
Conteúdos
Introdução ao curso – Aula Inaugural;
Os desafios da gestão nas Organizações Associativas;
Como profissionalizar a gestão com essência e sentido;
A importância do cultivo das relações e como fazê-lo.
Trilha Corporativa (Online)
Datas
25/08 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30;
01/09 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30;
08/09 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30;
15/09 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30;
Conteúdos
O que é uma liderança responsável e humana e que desafios ela pode vencer no contexto atual;
Visões atemporais para lidar com o mundo VUCA e BANI (modelos teóricos atemporais para lidar com contextos e cenários organizacionais contemporâneos);
Desenvolvendo as competências essenciais da liderança apta a lidar com as exigências da atualidade.
Metodologia
A metodologia do curso é baseada em três pilares integrados para potencializar o aprendizado: Conceito (Co-construção), com discussões coletivas e colaborativas sobre temas essenciais de liderança, gestão e contexto organizacional; Prática, por meio da solução de casos e tarefas que estimulam a observação; e Autodesenvolvimento, com processos artísticos, vivências e reflexões.
Resultados Esperados ao Final do Curso
Ao concluir o curso, o participante ampliará seu autoconhecimento como líder, desenvolverá competências para uma liderança responsável e fortalecerá seu networking. Também terá uma visão mais clara sobre as organizações e os desafios atuais, além de aprimorar habilidades sociais, como comunicação, empatia, escuta e criatividade, aplicando ferramentas práticas na gestão do dia a dia.
Certificação
Os participantes que cumprirem 75% da carga horária receberão o certificado de conclusão, emitido pela FRS.
Regras Gerais
A matrícula será efetivada apenas após a confirmação do pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante a vaga no curso. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a FRS reserva-se o direito de cancelar a realização do curso, sendo a comunicação feita por e-mail. O não comparecimento do aluno às aulas não o isenta da obrigação de pagamento.
Regina B. Erismann
Consultora e coach com experiência internacional em desenvolvimento humano, organizacional e sustentabilidade, com projetos na INSEAD (França), University of Southern California (EUA) e Japão Productivity Center (Tóquio). Autora de “Ecologia Social” (2019), atua na formação de lideranças, mediação de conflitos e desenvolvimento organizacional com foco em processos participativos.
É diretora fundadora da Erismann Consultoria, consultora do Instituto Socioambiental e coordenadora de programas de capacitação de lideranças socioambientais no Brasil. Formada em Comunicação Social pela ECA-USP, com especialização em gestão e certificação internacional em coaching.
Gleice S. Marotes
Fundadora e sócia-diretora da Keea Yuna, atua há quase 20 anos no desenvolvimento de lideranças, times e organizações, com foco em coaching, mentoria, mediação e comunicação não-violenta. É co-criadora e líder de programas de Team Coaching no Insper desde 2016, onde também lecionou em disciplinas de gestão e liderança.
Formada em Direito, com especializações e certificações internacionais em coaching, mediação e desenvolvimento organizacional, possui ampla experiência em setores diversos, como bancos, empresas, escritórios de advocacia e organizações sociais. Também é professora de Pedagogia Social, diretora da Associação de Pedagogia Social e membro da Sociedade Antroposófica.
O curso será oferecido in company, em parceria com o INSPER, e o participante poderá optar por adquirir apenas a Trilha Associativa ou a Trilha Corporativa, conforme seus interesses e disponibilidade.
O investimento para cada trilha individual é de R$ 600,00. Para quem desejar vivenciar a experiência completa, integrando ambas as trilhas, o valor promocional é de R$ 1.000,00.