• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Olhar para o jovem: um apoio à educação

Olhar para o jovem: um apoio à educação

Em preparo

Clique aqui

CONCEPÇÃO DO CURSO

A adolescência, muitas vezes vivenciada como uma fase desafiadora da vida, é um momento em que muitos pais e educadores enfrentam dificuldades para acompanhar o desenvolvimento dos jovens a eles confiados. Uma compreensão ampliada do ser humano nessa idade e o desenvolvimento de recurso pedagógicos adequados ao trabalho com jovens podem auxiliar os adultos na tarefa da educação de adolescentes.

Um Ensino Médio pode ser para o jovem uma instigante via de acesso ao mundo em que vivemos. Neste sentido, a escola deveria se constituir num espaço onde os enigmas e mistérios da natureza e do ser humano poderiam ser apreciados pela consciência sagaz e ávida de conhecimento que desperta. O professor tem por tarefa apoiar o jovem neste encontro com a realidade adulta, junto com ele desvendando o mundo que nos cerca e motivando-o a nele se engajar. Assim, a principal finalidade da educação no Ensino Médio constitui-se em fortalecer a individualidade nascente, para que esta assuma paulatinamente sua autonomia, liberdade, consciência e responsabilidade na vida que se abre à sua frente.

Rudolf Steiner deu grandes contribuições para a compreensão do ser humano e indica caminhos inspiradores para uma educação do jovem. Apoiados neste saber e imbuídos de um espírito pesquisador da vida contemporânea, apresentamos uma imagem ampliada do ser humano nessa faixa etária, bem como exemplos práticos de atuação em sala de aula a partir da prática pedagógica desenvolvida nas escolas Waldorf.

OBJETIVOS

Ao final deste curso os alunos deverão ter desenvolvido uma imagem ampliada do ser humano fundamentada nas ideias desenvolvidas por Rudolf Steiner para a prática pedagógica no Ensino Médio. A partir dessa imagem, de exemplos, de discussões e da reflexão das questões atuais que perpassam a adolescência, deverão ser capazes ainda de desenvolver ideias e recursos pedagógicos que sejam adequados ao trabalho escolar e ao acompanhamento e condução de jovens nessa faixa de idade.

METODOLOGIAS DE ENSINO

A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de aulas teóricas, leitura e discussão de textos, trabalhos individuais e em grupo. As aulas de artes incluem práticas em artes plásticas com técnicas e materiais variados: desenho de luz e sombra com carvão, desenho de luz e sombra com nanquim, pintura em aquarela, autorretrato com técnica mista.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e realização de tarefas solicitadas. Os materiais utilizados para aulas de artes são de fácil acesso e deverão ser providenciados pelos alunos.

FORMATO, DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Formato online, via plataforma Zoom

BIBLIOGRAFIA

BLANCO, Gerardo Antoniorsi. O que é ser adulto? São Paulo: ABMA (apostila).

BOS, Walter. Qualidades planetárias na prática pedagógica. São Paulo: Grupo de Ciências Waldorf no Brasil. 2015.

BURKHARD, Gudrun Krökel. Harmonia e saúde: a biografia humana. São Paulo: Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada (LUAAMA). 2009.

EDMUNDS, Francis. An introduction to Steiner Education: Waldorf School. Forest Row: Rudolf Steiner press. 2013.

GABERT, Erich. Autoridad y la libertad en la adolescencia. Buenos Aires: Antroposofica, 2018.

LIEVEGOED, Bernard. Desvendando o Crescimento: as fases evolutivas da infância e adolescência. São Paulo: Editora Antroposófica. 6 ed. 2019.

PUSH, Ruth. Waldorf Schools: Upper grades & High School. Volume II. New York: Mercury Press. 1994.

SLEIGH, Julian. Thirteen to Nineteen: discovering the light -conversation with parents. Edinburgh: Floris Books. 1988.

 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato via WhatsApp ou e-mail.
info@frs.edu.br
(11) 96840-4224

Docentes

Mauro Pompeu Porrino

Mauro Pompeu Porrino

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, licenciado em Matemática e Ciências e Pós-Graduado em Formação de Professores para o Ensino Superior com a monografia: A Busca da Unidade: Transdisciplinaridade no Ensino Superior, uma proposta Waldorf. Professor há 31 anos no Colégio Waldorf Micael de São Paulo, com experiência em Ciências, Matemática, Desenho Geométrico, Agrimensura e Ensino Religioso. Participou da fundação do Ensino Médio e já foi tutor de 8 turmas. Atua também como docente convidado em diversos cursos de formação de professores Waldorf no Brasil e como orientador de escolas na implantação do Ensino Médio. É membro do grupo de Matemática e Geometria Waldorf da FEWB e leciona em cursos de Extensão e de Pós-Graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Fernanda Martins Fontes

Fernanda Martins Fontes

Pedagoga, licenciada em artes visuais, especialista em arte educação pela ECA USP, especialista em Pedagogia Waldorf pelo CFPW. Atua há 9 anos como professora de artes do 8⁰ ao 12⁰ da EWRS e docente nos cursos da pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Em até 4 parcelas de R$ 180,00 via cartão de crédito, ou R$ 720,00 à vista via boleto bancário.

Cursos relacionados