Este curso tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de educadores que atuam com públicos variados, principalmente com pessoas em alta vulnerabilidade social, em diversos ambientes e contextos sócio pedagógicos, formais e informais. É proposta do curso que as alunas e alunos possam descobrir e desenvolver-se como agentes da transformação social, a partir dos fundamentos da Antroposofia. Para poder transformar realidades, é indispensável cada participante desenvolver e fortalecer sua autoconsciência e autoconfiança, e aprender a atuar de forma autônoma dentro de um coletivo. Faz parte da formação construir e aprofundar o senso de pertencimento, ampliando conhecimentos geográficos, históricos, culturais, sociais e políticos do Brasil e envolver-se em debates sobre temáticas contemporâneas das diversidades e desigualdades. Ao final do curso as alunas e alunos devem ser capazes de compreender os princípios do desenvolvimento saudável do ser humano, assim como reconhecer os aspectos que geram desarmonia e traumas. Além disso, devem adquirir ferramentas para criar atividades, condições ou fazer encaminhamentos que visam segurança e confiança, que fortaleçam os vínculos humanos e com o entorno, e serem capazes de atuar sempre a favor do desenvolvimento saudável. As alunas e alunos devem compreender os arquétipos da Trimembração do Organismo Social segundo a Antroposofia para saber fomentar a convivência criativa e pacífica em uma comunidade/colegiado/coletivo a serviço de um bem maior. O curso faz parte de uma pesquisa que pretende evidenciar sua metodologia, eficiência e implicância social. Todas as pessoas envolvidas estão chamadas para a participação e cocriação do processo de pesquisa.
Metodologia ativa e variada, em que as pessoas participantes serão convidadas à reflexão dos assuntos a partir de vivências e atividades artísticas e sociais.
Presença e participação nas aulas, realização das atividades propostas e entrega de TCC ao final do curso.
– Apresentar histórico comprovando a participação do Curso Piloto Mainumby e Escuta Ativa ou outro curso Mainumby ou outro curso de fundamentação antroposófica com carga horária mínima de 50h.
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação. Não possuindo o Certificado de Conclusão de curso de Graduação, o candidato poderá ser matriculado como aluno de curso de Ampliação Cultural. Tendo cumprido todas as exigências solicitadas para aprovação, receberá o certificado de conclusão equivalente.
– Ter idade mínima de 21 anos.
Duração: 24 meses
Início: fevereiro/2024
Carga horária total: 432 horas/aula
Confira o calendário aqui.
Especialista em Educação Comunitária.
Curso desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária Monte Azul.
O candidato deve anexar no formulário:
– Documentos comprobatórios de sua formação acadêmica e de fundamentação antroposófica.
– Relato biográfico e profissional.
– Carta de intenção e seus motivos para participar do curso.
Versão atualizada em 16/02/2024.
Susanne Rotermund
arte-educadora e terapeuta social com especialização em Pintura Collot. É Arte pesquisadora das raízes culturais e membro do movimento Pindorama. Atua em várias formações antropósoficas pelo Brasil e na Associação Comunitária Monte Azul em São Paulo com desenvolvimento individual, social e profissional através da arte, pedagogia e terapia.