I Encontro

No dia 25 de setembro, às 16h, pela Plataforma Zoom, ocorreu o I Encontro do grupo de pesquisa A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, certificado pelo CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Jonas Bach, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UTM), com quem a Faculdade Rudolf Steiner estabeleceu parceria, a fim de compartilhar estudos, pesquisas e projetos.

No encontro, o Prof. Jonas proferiu palestra com o tema “O desafio da pesquisa sobre o legado de Rudolf Steiner:  reflexões, debates e atualização”. Apresentou biografia de Steiner, bem como suas interlocuções com pensadores da época. Assinalou a importância da pesquisa científica no século XXI no âmbito dos estudos de Steiner, bem como da documentação do que se faz na Pedagogia Waldorf, atividades e iniciativas muito importantes e fundamentadas, que, muitas vezes, caem no esquecimento por falta de registro.

Reconheceu que estamos em um momento em que há canais abertos para criar diálogos de pensamentos, de ideias, no mundo acadêmico, movimento impulsionado por Thomas Khun e por Edgard Morin. Mostrou que a Antroposofia oferece não apenas objetos de pesquisa, mas também formas de abordagem e metodologias que podem contribuir com novas pesquisas científicas.

Estavam presentes as cinco linhas que funcionam na FRS e a linha que funciona na UFTM, a saber:

As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogossob coordenação de Marcelo Rito e Maria Florência Guglielmo;
Pesquisa e(m) ação: impulsos sociais e educacionais, sob coordenação de Melanie Gesa Mangels Guerra e Maria Auxiliadora Fontana Baseio;
Pé de Dança – Pedagogias da Dança e Antroposofia: estudos contemporâneos, sob coordenação de Juliana Klein, Luiza Banov e Renata Fernandes;
Brasilidades, sob coordenação de Glauce Kalisch, Luciana Sapia e Gabriela Francischinelli;
Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças, sob coordenação de Rosemeire Laviano;
Fundamentos e Práticas da Pedagogia Waldorf, sob coordenação de Jonas Bach.

O evento ofereceu rica oportunidade para os investigadores de todas as linhas perceberem o sentido de participar nos processos investigativos, os significados de compartilhar problemáticas, experiências e conhecimentos, bem como a relevância de se colocar em movimento de descoberta. Foi um encontro para pontuar desafios e traçar perspectivas, como a organização de eventos científicos, projetos conjuntos, publicações e outras formas de fortalecer vínculos e saberes.