• Home
  • Eixo 1 – As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

Eixo 1 – As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

Esta linha de pesquisa tem por objetivo fazer a leitura e a discussão dos livros publicados por Rudolf Steiner durante seu percurso como pensador dos mais variados temas de seu tempo. Para tanto, as leituras seguem a ordem cronológica de publicação com fito de acompanhar suas reflexões, a formulação de suas abordagens e as discussões com autores fundamentais para composição de sua trajetória bibliográfica.

Sobre o eixo de pesquisa

Este eixo de pesquisa surgiu de um grupo de pesquisadores que se reuniam antes da fundação da Faculdade Rudolf Steiner e visa, desde seu início, compartilhar impressões e reflexões que as obras de Steiner, colocadas em ordem cronológica, sugerem. Os encontros possibilitam aprofundar temas que surgem na própria experiência com os textos em sequência cronológica.

Ações propostas

Tratar da obra steineriana no contexto de sua produção.
Discutir temas próprios às preocupações dos grupos de leitura.
Constituir reflexões sobre a cosmovisão que sustenta a perspectiva de Steiner para a pedagogia.
Refazer leitura e discussão das quatro primeiras obras de Rudolf Steiner

Como participar

Estamos abertos à participação de interessados em realizar leitura e discussão das quatro primeiras obras de Rudolf Steiner.

Os encontros são quinzenais e híbridos (pela plataforma zoom ou presencialmente), às quartas-feiras, das 16h às 17h30.

Para participar, entre em contato com o coordenador Marcelo Rito. Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação. marcelo.rito@frs.edu.br

Coordenação

Florencia Guglielmo

Florencia Guglielmo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP e mestre pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Teoria Psicanalítica e em Terapia Ocupacional Dinâmica, formada em Pedagogia Waldorf e Terapia Ocupacional (USP). Coordena a área de Apoio Pedagógico na Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Marcelo Rito

Marcelo Rito

Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela FFLCH-USP. Pesquisador na área de História da Educação, autor de livros didáticos e artigos acadêmicos. Atua como docente na graduação e pós-graduação em Pedagogia e, desde 2019, coordena o curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner.