• Home
  • LINHA – Educação, Cultura, Arte, Ciências Humanas e Sociedade

LINHA – Educação, Cultura, Arte, Ciências Humanas e Sociedade

  • Home
  • Eixo 1 – As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

Eixo 1 – As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

  • Home
  • Eixo 2 – Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Eixo 2 – Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

  • Home
  • Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

  • Home
  • Obrigado Educação para Paz

Obrigado Educação para Paz

  • Home
  • Educação para a Paz – Aprendizados da Pedagogia de Emergência

Educação para a Paz – Aprendizados da Pedagogia de Emergência

  • Home
  • IV Congresso Internacional FRS

IV Congresso Internacional FRS

Atendimento

  • Home
  • Sobre a Faculdade

Sobre a Faculdade

Nossa Sede

Metodológico e didático 1o ao 4o ano 2023

Metodológico e didático 1o ao 4o ano 2023

Formulário de interesse

Clique aqui

Curso preparatório para o 1º, 2º, 3º e 4º ano escolar com foco no aprofundamento da antropologia, currículo e prática pedagógica.

A Faculdade Rudolf Steiner retoma a modalidade do curso Metodológico e Didático com turmas presenciais, cumprindo todas as medidas de segurança descritas no plano de Prevenção e Contingência.

As vagas são limitadas.
A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas.
Local: na sede da Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

1º ano

Dias 09 a 13 de janeiro de 2023
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30
Coordenação: Adriana Leibl

Material para práticas artísticas incluso.
Este curso se destina a professores atuantes ou que iniciarão um primeiro ano em 2023. A importância e a prática do desenho de formas, o processo de alfabetização, a introdução dos números e a vivência das quatro operações matemáticas, bem como o ambiente dos contos de fadas serão alguns dos temas abordados e tratados à luz do desenvolvimento da criança de 1º ano. A introdução ao trabalho da aquarela, o canto, as brincadeiras e a arte da fala serão práticas diárias durante a semana.

2º ano

Dias 09 a 13 de janeiro de 2023
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30

Coordenação: Mariana Bugano

Material para práticas artísticas incluso.
Este curso se destina a professores atuantes ou que iniciarão um segundo ano em 2023. A vivência do tema tempo através dos ciclos da natureza e a abordagem do ciclo da água são assuntos relacionados ao início do estudo das ciências. A prática das tabuadas através do ritmo e do movimento, as narrativas dos santos, as fábulas e o desenho de formas também serão abordados e tratados à luz do desenvolvimento da criança de 2º ano. Aquarela, canto, arte da fala e brincadeiras infantis pertinentes à faixa etária abordada farão parte das atividades diárias.

3o ano

Dias 09 a 13 de janeiro de 2023
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30

Coordenação: Daniel Kulaif

Material para práticas artísticas.
Este curso se destina a professores atuantes ou que iniciarão um terceiro ano em 2023. O plantio e cultivo da terra, a história da criação, o estudo das profissões, a feitura do pão, a construção da casa, o início do estudo da gramática, as quatro operações armadas e os desafios da matemática serão assuntos tratados de forma vivencial e à luz do desenvolvimento da criança do 3º ano. A crise da criança de nove anos será apresentada em conjunto com a proposta curricular. Aquarela, canto, arte da fala e brincadeiras infantis pertinentes à faixa etária abordada farão parte das atividades diárias.

4º ano

Dias 09 a 13 de janeiro de 2023
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30

Coordenação: Suzane Abbamonte

Material para práticas artísticas incluso.
Este curso se destina a professores atuantes ou que iniciarão um quarto ano em 2023. A Mitologia Nórdica, a Antropologia e Zoologia, a primeira época de Geografia e História, a mitologia e a cultura indígena brasileira serão temas desenvolvidos durante os dias, assim como o novo mundo das frações, a geometria a mão livre e seus desafios. Os assuntos serão tratados à luz do desenvolvimento da criança de 4º ano. A exercitação artística fará parte das atividades diárias.

 

 

Para se inscrever, preencha o Formulário de Inscrição  e escolha sua opção para pagamento.

 

Coordenação

Adriana Leibl

Adriana Leibl

Terapeuta Ocupacional pela PUCCampinas. Realizou o Curso de Formação de Professores Waldorf e, desde 2002, é professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Atuações na área de Saúde Mental adultos e crianças (Ambulatório de Saúde Mental) e na Associação Beneficente Parsifal. Participações em cursos de formação em Pedagogia Curativa e Ginástica Bothmer.

Daniel Kulaif

Daniel Kulaif

Professor de classe do Colégio Micael de São Paulo desde 2006. Leciona também em várias formações de professores Waldorf.

Helena Würker

Helena Würker

Professora de Classe há 30 anos, dos quais 21 anos na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo. Atualmente, a caminho do 5° ano, em sua quarta turma. Mestranda em Educação: Currículo na PUC-SP. Trabalhou na formação de professores na Pós-Graduação da Faculdade Rudolf Steiner, no curso de formação em Brasília, Capão Bonito, Friburgo e no Metodológico – SP.

Mariana Bugano de Alcantara

Mariana Bugano de Alcantara

Bacharel e licenciada em Biologia, mestre em Ecologia, atuou na educação básica e no ensino superior. Fez a formação em Pedagogia Waldorf na turma I do Curso Brasil em Brasília – DF e no CFPW, em São Paulo. Foi professora de classe e de Ensino Religioso em escolas Waldorf. Atualmente é docente na Escola Veredas, de Campinas, apoia professoras e professores atuantes como tutora, leciona em cursos e formação de professores Waldorf e coordena uma turma do curso de Fundamentos em Antroposofia e Pedagogia Waldorf na FRS.

Suzane Abbamonte

Suzane Abbamonte

Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP, Psicopedagogia pela Universidade Sant’Anna e Seminário Waldorf, na Escola Rudolf Steiner. Iniciou o seu caminho junto as escolas Waldorf no Jardim de Infância Quintal do João Menino. Atuou em seguida, por 5 anos, como professora de Artes nas redes públicas Municipal e Estadual de São Paulo. Desde 2008 faz parte do colegiado do Colégio Waldorf Micael de São Paulo onde já conduziu uma turma de 1º a 8º ano. Desde 2018 está conduzindo sua segunda turma que atualmente está no 5º ano. Já atuou como docente em cursos de formação para professores Waldorf e metodológicos da Faculdade Rudolf Steiner.

Pagamento via boleto R$ 861,00
Pagamento via PagSeguro R$ 898,00