• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldorf – Dendê/BA

Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldorf – Dendê/BA

Inscrições encerradas

Apresentação

A formação de professores é um trabalho delicado e essencial para o desenvolvimento de profissionais que estejam dispostos a assumir a educação das gerações mais jovens, exigindo dos cursos que se propõem a tal reflexões profundas e consistentes acerca das possibilidades de formação e transformação do educador ao longo do seu percurso. Sabemos que este é um caminho de desenvolvimento que não se esgota em cursos formais básicos ou de especialização, mas que se inicia aí. As oportunidades que um educador encontra para desenvolver recursos ao estar diante de crianças e jovens podem ser determinantes na sua trajetória, indo ao encontro daquilo que ele traz enquanto pergunta, talento ou desafio.

A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir  a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.

Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional  corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.

Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.

Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no  respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta.

Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida  cultural e social de seu povo e de seu tempo.

O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.

Temas

Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Prática e metodologias do Ensino Fundamental
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Currículo Waldorf por ano
Currículo Waldorf por disciplina
Arte e Linguagem
Música para o Ensino Fundamental
Música para Ed. Infantil
Festas e celebrações escolares
Euritmia
Artes
Manualidades
Auto desenvolvimento e Organismo Escolar
Fórum de turma e estudos transversais

Curso reconhecido

 

Titulação

Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldorf

Coordenação

Irceu Munhoz

Irceu Munhoz

Sociólogo, Pedagogo, Especialista em História do Brasil, Mestre em Educação e Doutorando em História.

Iniciou sua carreira como professor Waldorf nos Ensinos Médios das Escolas Viver de Bauru e Aitiara de Botucatu. Foi Professor de Classe no Ensino Fundamental da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo. Atualmente ministra aulas de História, Geografia, Sociologia e Atualidades no Ensino Médio da Escola Waldorf Aitiara.

É fundador, coordenador e docente da Formação Continuada do Grupo de Ciências Waldorf do Brasil, da Formação em Pedagogia Waldorf Micael de São Paulo, da Formação em Gestão de Escolas Waldorf, do Centro de Pesquisa Antroposófica de Botucatu, da Pós-graduação em Pedagogia Waldorf da Faculdade Rudolf Steiner na Bahia e é um dos dirigentes da Seção de Ciências Naturais do Goetheanum no Brasil.

Inscrições encerradas

Cursos relacionados