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Pós-Graduação

Facilitação de Processos

Facilitação de Processos

Em preparo

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Construir uma relação mais consciente e coerente entre o pensar e o atuar, ampliando as habilidades de intervir no mundo, fundamentadas em percepções mais refinadas de si mesmo e do contexto.

Apresentação

Frente a  um mundo cada vez mais complexo e repleto de contradições, o esforço para controlar e manter algum poder sobre a realidade que nos cerca, por vezes resvala em tentativas de controle que acabam mantendo o mesmo paradigma que pretendia-se mudar.

Como facilitar mudanças de forma a construir realidades mais fraternas e imbuídas dos princípios da vida?

Esta é a pergunta que orienta esta pós-graduação. Ela pretende desenvolver a capacidade de facilitar processos a partir da observação acurada, da reflexão sobre a prática e do planejamento de ações voltadas para o que emerge do conhecimento profundo sobre cada situação e seu contexto.

Tem como base a Prática Social Reflexiva, uma abordagem de transformação social inspirada no pensamento de J.W. Goethe e desenvolvida por Allan Kaplan e Sue Davidoff, cuja construção de competências alinhavam teoria e prática, a partir da experiência de cada participante.

Objetivos

Desenvolver nos participantes a capacidade de facilitar processos a partir de um olhar vivo e atento ao que está emergindo, em diálogo com cada situação e momento, que é sempre único, distinto e em constante transformação.

Observar a natureza e os processos sociais, assim como explorar a compreensão fenomenológica de Goethe.

Construir uma relação mais consciente e coerente entre seu modo de pensar e seu modo de atuar, ampliando suas habilidades de intervir no mundo, fundamentadas em percepções mais refinadas de si mesmo e do contexto.

Temas

– Leitura e intervenção em processos vivos 

Essa disciplina busca desenvolver habilidades de ler (atenção e observação), de atribuir sentido a (compreensão) e de intervir em processos sociais compreendidos como vivos, dinâmicos e complexos – tais como pessoas, grupos, iniciativas e/ou organizações. A disciplina investiga a maneira pela qual eles desenvolvem suas formas, estruturas e práticas. Estudaremos ideias como transformação, mudança, morfologia e metamorfose, aprendendo a apreciar o que possibilita e o que impede movimentos de transformação e desenvolvimento.

Também aprofundaremos a compreensão sobre a realidade do mundo atual e do Brasil, embasando o olhar para o contexto e para a relação entre contexto e situação, entre parte e todo, assim como para as formas de intervenção social predominantes na atualidade.

– Facilitando a intervenção social

Essa disciplina explora a relação entre a teoria e a prática da facilitação de processos de desenvolvimento de grupos e organizações, trazendo pressupostos básicos, fundamentos e princípios da facilitação. Também busca desenvolver nos participantes uma maior compreensão sobre intervenção e a relação entre sua atuação no mundo e sua capacidade de desenhar processos e desenvolver ações de facilitação e/ou intervenção nas situações sociais à medida em que elas se transformam, respondendo às necessidades que elas manifestam.

Os participantes desenvolverão sua capacidade de facilitar processos de intervenção e mudanças. A “Pesquisa-ação” será a principal metodologia de intervenção e investigação da prática de facilitação. Olharemos brevemente algumas das principais técnicas de facilitação contemporâneas (Teoria U, Teatro da Presença Social, Teoria da Mudança e Design Thinking, por exemplo).

– O desenvolvimento do eu na prática social

Tornar-se um facilitador, cuja prática social é reflexiva, significa observar rigorosamente seu fazer, buscando aprimorá-lo sistematicamente ao mesmo tempo em que se autodesenvolve. Os participantes devem ser capazes de reconhecer suas características pessoais e como elas impactam as situações sociais nas quais estão intervindo.

Esta disciplina contribui para que os alunos compreendam e experimentem abordagens para trabalhar a autoconsciência crítica e o autodesenvolvimento, tais como a biografia humana, o olhar para habilidades sociais e uma compreensão holística do ser humano – individual e em sociedade.

– O pensar vivo na sustentação dos processos

Nesta disciplina se pretende discutir como o sujeito é elemento de percepção do mundo e como diferentes jeitos de pensar e modos de pensamento (analítico, complexo, orgânico) marcam a interação entre sujeito e objeto. Para isso, serão estudados temas e leis que orientam o pensamento embasado pela inteligência da vida (dos organismos vivos). Também serão abordadas as origens das diferentes vertentes da fenomenologia e as especificidades em particular do pensamento desenvolvido por Goethe. Os alunos exercitarão o desenvolvimento das habilidades necessárias para compreender as ideias que compõem o pensamento de Goethe e poderão observar de que maneira as diferentes formas de pensar definem as escolhas feitas na facilitação.

Pré-requisitos

Curso de Graduação completo
Mínimo de 28 anos (avaliaremos exceções)

Estrutura e calendário

Início: setembro 2021
Término previsto: agosto 2023

  • 1 encontro mensal online
    Ás sextas-feiras, das 18:10 às 21:00 e sábados, das 09:30 às 16:30 (total de 20 encontros de 9 horas cada).
  • 5 encontros presenciais em imersão, com 5 dias cada
    De quarta à domingo, em local de retiro (total de 5 encontros de 48 horas cada).
  • 1 encontro online antes de cada imersão
    Sextas-feiras que antecedem as imersões, das 18:10 às 21:00 (total de 5 encontros de 3 horas cada).

Calendário das aulas.

Perfil do egresso

Ao final do curso, os participantes terão aprimorado:

– sua capacidade de desenhar e facilitar processos de intervenção em situações sociais dinâmicas e complexas;

– suas habilidades de observar, ler, compreender e atribuir sentido às situações;

– uma intuição rigorosa e disciplinada que permite lidar criativamente com o desdobramento das situações em que estão envolvidos;

– sua habilidade de fazer da sua prática profissional um campo de pesquisa e aprendizado contínuo.

Titulação

Especialista em Facilitação de Processos – Prática Social Reflexiva

Apoio

                     

                                               

 

 

Coordenação

Ana Paula P. Chaves Giorgi

Ana Paula P. Chaves Giorgi

Bacharel em Letras pela USP, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Treinamento (EUA) e Doutora em Educação (UNESP). Trabalhou como consultora em desenvolvimento social pelo Instituto Fonte por vários anos, como empreendedora social no campo da educação complementar e como tutora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (de Allan Kaplan e Sue Davidoff, África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Traduziu o livro Artistas do Invisível e Delicado Ativismo. Hoje busca aprimorar sua experiência buscando a integração entre a facilitação de processos, a fenomenologia goetheana e a Terapia Artística.

Docentes

Ana Biglione

Ana Biglione

Formada em Administração de Empresas pela FGV e Master of Arts em Filosofia da Inovação Social – Prática Social Reflexiva, pela Alanus University (Alemanha), Ana é facilitadora e coordenadora de diversos programas de aprendizagem brasileiros relacionados à Prática Social Reflexiva, tais como Artistas do Invisível, Profides e Ativismo Delicado. Além de processos de aprendizagem, também atua como consultora e facilitadora de processos de desenvolvimento com indivíduos e organizações, tanto pela Noetá (iniciativa da qual é fundadora), quanto em parceria com diversas pessoas e organizações, tais como Proteus Initiative (de Allan Kaplan e Sue Davidoff, África do Sul) e Instituto Fonte. Participou da escrita de diversas publicações e artigos relacionados ao campo da transformação social.

Patricia Busatto

Patricia Busatto

Facilitadora de processos de aprendizagem, de desenvolvimento e relações humanas, coach e consultora fundamentada pela Antroposofia e Fenomenologia de Goethe. Master of Arts de Filosofia da Inovação Social – Prática Social Reflexiva, pela Alanus University (Alemanha), MBA em Finanças (PUC-RJ), com especialização em Psicologia Social das Organizações (Instituto Sedes Sapientiae). Aconselhadora Biográfica (Associação Sagres-SC), Mediadora de Conflitos (Trigon-Alemanha/IMO/Ecosocial) e cursou formação de Consultores Internos e Facilitadores (ADIGO). É conselheira do Hospital Israelita Albert Einstein, ex-Diretora da Sociedade Antroposófica (mandato de 2015-2019) e co-coordenadora da Seção de Ciências Sociais da Escola Superior Livre (Sociedade Antroposófica Universal – Goetheanum, Suíça).

Flora Lovato

Flora Lovato

Consultora e facilitadora de processos associada ao Instituto Fonte desde 1999, Flora é formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, com especialização em Didática no Ensino Superior pelo Centro Universitário UniDomBosco. Há 21 vem trabalhando em processos de desenvolvimento junto a diferentes iniciativas sociais e co-facilitando programas de formação tais como Artistas do Invisível e Profides. Foi facilitadora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Publicou artigos em diversos livros e coordenou a edição de diferentes publicações voltadas ao desenvolvimento de organizações sociais. É fellow da Fundação Kellogg, do BoardSource e do CDRA (Community Development Resource Association), organização junto à qual cursou o Fellowship Programme, programa avançado com foco em intervenção social.

Denise Castro

Denise Castro

Licenciada em Ciência Biológica, pela PUCCAMP, pós-graduada em Prática Social Reflexiva, pela Alanus University (Alemanha) e em Desenvolvimento Sustentável, pela Fundação Getúlio Vargas. Denise se desenvolveu como gestora organizacional no terceiro setor, articuladora e estrategista. Tem experiência na gestão pública e no desenvolvimento de políticas públicas e co-coordenou a estratégia nacional de conservação dos mamíferos aquáticos, em especial do peixe-boi marinho. Como membro do Grupo Recife de Aprendizagem, empreendeu a pós-graduação de Prática Social Reflexiva, realizada em Pernambuco pela Proteus Initiative em parceria com Alanus University e Crossfields Institute.

Allan Kaplan e Sue Davidoff

Allan Kaplan e Sue Davidoff

Allan Kaplan e Sue Davidoff são fundadores da Proteus Initiative, facilitadores, professores, escritores e pioneiros da Prática Social Reflexiva. Com vários livros publicados (dois dos quais traduzidos para o português: Artistas do Invisível e O Ativismo Delicado), o seu trabalho é uma tentativa de perceber as consequências da verdadeira participação, da complexidade socioecológica e de uma consciência emergente no campo da transformação social. Eles têm executado diversos programas de aprendizagem no Brasil e no mundo, entre eles Mestrados internacionais e pós-graduações em Prática Social Reflexiva, em parceria com diversas organizações, tais quais Alanus University, Crossfields Institute, London Metropolitan University e a Faculdade Rudolf Steiner, entre outras.

24 parcelas mensais consecutivas de R$ 1070,00, com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de setembro de 2021.
Para aqueles com maior disponibilidade financeira há a opção de 24 parcelas mensais consecutivas de R$1250,00 promovendo ampliação das bolsas.

Não estão inclusos gastos de hospedagem ou alimentação no local de realização do curso.

Os encontros presenciais serão realizados em local escolhido em conjunto com grupo, após o início do curso, a partir dos seguintes critérios:

. riqueza de ambiente natural;
. distância de até 200km da cidade de São Paulo;
. custo de estadia e alimentação de até R$ 200/dia.

O processo de bolsas será divulgado conforme calendário, sendo que o valor máximo concedido será de 50% do valor total do curso.

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