• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Formação continuada Ensino Médio julho 2024

Formação continuada Ensino Médio julho 2024

Encerradas

Tema: A relação entre o Eu e o Outro na educação contemporânea

As vivências do período de transição entre a infância e a idade adulta trazem desafios tanto para o jovem que cumpre esta travessia quanto para os adultos que têm a tarefa de acompanhá-los no processo educativo. Em um mundo cujas complexidades se mostram cada vez mais densas, tal travessia exige que nos confrontemos com coragem e sensibilidade conosco mesmos e com os outros. A partir da elaboração de leituras desse contexto contemporâneo, nos dispomos a conversar sobre como podemos atuar enquanto educadores, dentro e fora da escola, no acompanhamento dessa jornada de modo a facilitarmos e ampararmos esse momento delicado da biografia humana.

Objetivos do curso

A partir de reflexões por meio do diálogo e do encontro entre docentes vindo de realidades diversas, esse curso tem como objetivo suscitar pensamentos e sentimentos que mobilizem os participantes a ações criativas e autorais em suas realidades educativas. Esperamos que os educadores sejam capazes de ampliar sua compreensão de contexto, de juventude e de educação e, a partir do trabalho coletivo, encontrar caminhos próprios, autorais, criativos e artísticos para sua prática pedagógica. Os encontros com docentes de diferentes disciplinas curriculares oferecem um campo para que estes temas fundamentais sejam trabalhados em diálogo com os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento.

Metodologias de ensino

O curso será desenvolvido a partir de aulas dialógicas e reflexivas, vivências, discussões e práticas artísticas.

Duração e carga horária

Duração: 08/07 a 10/ 07/ 2024 (segunda a quarta-feira)
Carga horária: 13,5 horas presenciais + 4,5 horas online

Bibliografia

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaira, 2020

BENTO, C. O pacto da branquitude. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BURKHARD, Gudrun K. e Justo, Angélica Alves. As qualidades anímicas planetárias e sua aplicação prática na biografia. Antroposófica, 2021.

BURKHARD, Gudrun. Tomar a vida nas próprias mãos – Como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. São Paulo: Antroposófica, 2000.

CANDEIA, Matei. Escolas e Estilos de Teoria Antropológica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. Ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

GOETHE, Johann Wolfgang. Ensaios científicos. Uma metodologia para o estudo da natureza. Tradução de Jacira Cardoso. São Paulo: Barany Editorial : Ad Verbum Editorial, 2012.

GONZALES, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.

LÉVINAS, Emmanuel, Entre nós: Ensaios sobre a alteridade, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2005.

LIEVEGOED, Bernard. Fases da vida – Crises e desenvolvimento da individualidade. Tradução: Jayme Kahan. 4. Ed, São Paulo:  Antroposófica, 1997.

SANTOS, A. B. A terra dá a terra quer. São Paulo: Ubu, 2023.

SLEIGH, Julian. Thirteen to nineteen – discovering the light, conversations  with parents.  Floris Books, 1990.

STEINER, Rudolf. A filosofia da liberdade – Fundamentos para uma cosmovisão moderna. Resultados da observação interior segundo o método das ciências naturais. Tradução de Claudio Bertalot, Marcelo da Veiga e Marco Antônio Clímaco. Curitiba: Juruá Editorial, 2022.

STEINER, Rudolf. Causas espirituais do conflito entre gerações. Curso pedagógico para jovens. Tradução de Rudolf Lanz. São Paulo: Antroposófica, 1986.

STEINER, Rudolf. O conhecimento do ser humano e a estruturação do ensino. Tradução de Karsten Martin Haetinger. São Paulo: Antroposófica, 2009.

2 parcelas de R$ 210,00  via cartão de crédito, ou R$ 420,00 à vista no boleto bancário.

A FRS oferece desconto de 20%* para:

– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;

*São exigidas comprovações desta atuação no momento da Inscrição. Os descontos não são cumulativos.

Cursos relacionados