A formação docente não se encerra com a formação inicial, uma vez que a prática pedagógica nos confronta com desafios concretos e muitas vezes não previsto na teoria. O contexto, a realidade social, o lugar e o tempo em que acontecem os processos próprios da educação são determinantes para a tomada de decisões pedagógicas. Por isso os encontros entre docentes são tão importantes para que aconteça o diálogo e a reflexão entre os pares, enriquecendo a prática e ampliando os olhares. Colocar no centro do diálogo temas importantes do nosso tempo é uma oportunidade para que professoras e professores reflitam em conjunto e encontrem caminhos autorais para o seu trabalho, que digam respeito a si mesmos e à comunidade educadora na qual estão inseridos.
Preparar-se para o ano letivo de 2024 tendo a possibilidade de ampliar aspectos importantes abordados no VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf. Esperamos que ao fim deste encontro as pessoas participantes estejam preparadas, a partir do diálogo com professoras e colegas, a imaginar um caminho pedagógico inclusivo, contemporâneo, e principalmente autoral e vinculado à realidade em que estejam inseridos. Esperamos também que as pessoas participantes se entusiasmem e tenham repertório para trabalhar em sala de aula os elementos culturais, históricos e artísticos dos povos originários brasileiros e das culturas afro-brasileiras. E ainda que se informem e ampliem sua consciência, ganhando ferramentas para a prática de uma educação para as relações étnico-raciais em suas escolas, conquistando ferramentas para uma educação cada vez mais transformadora, inclusiva e igualitária. Propomos também que as pessoas participantes trabalhem em grupos por séries e produzam coletivamente materiais para uso em sala de aula.
Vivências, aulas expositivas, atividades artísticas, trabalhos em grupo, escrita reflexiva.
Duração: 15 a 19 de janeiro de 2024.
Carga horária total: 32,5 horas.
Melanie Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner e Diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Mariana Bugano de Alcantara
Bacharel e licenciada em Biologia, mestre em Ecologia, atuou na educação básica e no ensino superior. Fez a formação em Pedagogia Waldorf na turma I do Curso Brasil em Brasília – DF e no CFPW, em São Paulo. Foi professora de classe e de Ensino Religioso em escolas Waldorf. Atualmente é docente na Escola Veredas, de Campinas, apoia professoras e professores atuantes como tutora, leciona em cursos e formação de professores Waldorf e coordena uma turma do curso de Fundamentos em Antroposofia e Pedagogia Waldorf na FRS.
2 parcelas de R$ 382,50 via cartão de crédito, ou R$ 765,00 à vista no boleto bancário.
A FRS oferece desconto de 50%* para professores atuantes de escolas públicas;
*São exigidas comprovações desta atuação no momento da Inscrição.