Faculdade Rudolf Steiner

Processo Seletivo 2022

04 de dezembro de 2021, sábado
Formato presencial e online
Divulgação 1ª lista de aprovados: 08/12!

Em breve: Processo Seletivo Agendado

Calendário do Processo Seletivo

Inscrições: de 30/09 até 01/12/21
Divulgação 1ª lista de aprovados: 08/12/21
Matrículas aprovados em 1ª lista: de 08 a 20/12/21

Envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos: de 04 a 10/12/21
Divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos: 17/12/21
Matrículas dos candidatos contemplados com bolsa de estudos: de 17 a 20/12/21

Somente em caso de vagas não preenchidas em 1ª chamada
Divulgação da 2ª lista de aprovados: 04/01/22
Matrículas para aprovados em 2ª lista: de 04 a 07/01/22 (ou até o preenchimento das vagas)

Início das aulas: fevereiro de 2022

Confira todos os detalhes no Edital 2022.
Manual do candidato: em breve.

Curso com nota máxima no MEC

Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Autorização do curso nº 201602659
Processo de Reconhecimento do curso nº

Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira
, das 18h às 21h40  (eventuais atividades aos sábados)
Vagas oferecidas: 50

Titulação: Licenciatura em Pedagogia

Que habilita o profissional a:
– exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
– exercer a função de pedagogo em instituições não escolares;
– atuar na gestão escolar.

Nossos objetivos

Preparar o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja capaz de enfrentar os desafios educacionais da contemporaneidade;

Formar e instrumentalizar profissionais conscientes do seu papel na promoção de equidade humana e social;

Proporcionar visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira;

Comprometimento com as Diretrizes Curriculares Nacionais;

Capacitar para a docência nos diferentes segmentos educacionais;

Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, promovendo diálogo entre as linhas educacionais;

Incentivar a autoformação, o autoconhecimento e a criativamente para a formação de novas gerações;

Investigar, discutir e difundir conhecimentos na área educacional e em áreas afins;

Incentivar o trabalho de pesquisa e

Proporcionar o desenvolvimento de habilidades teóricas, emocionais, práticas e sociais.

Diferenciais

A FRS acredita na importância de cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização.

Proporciona ao educador o desenvolvimento de sensibilidade, delicadeza e de percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.

O curso possibilita o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas, para que o futuro professor possa fazer escolhas com consciência e autonomia.

Almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem.

Intentamos que a prática de estagio seja uma experiência valiosa e frutífera para os alunos. Desta forma, o curso oferece um acompanhamento contínuo destas atividades, proporcionando espaço de compartilhamento, discussões e propostas para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.

– Eixos formativos da grade curricular

Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.

Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

– Projetos de Atuação

Os Projetos de Atuação promovem a articulação entre teoria e prática, proporcionando o contato do aluno com diferentes realidades sociais, com olhar investigativo e propositivo.

– Tutoria

Cada turma é acompanhada por um tutor, membro do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.

– Equilíbrio da grade horária

Disciplinas distribuídas de forma a equilibrar conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados as artes plásticas, música, corpo e movimento.

– Espírito científico

Pesquisas acadêmicas estão propostas na grade curricular desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.

– Disciplinas de teor artístico e vivencial

As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.

– Diversidade de estágios

O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria.

A carga horária de estágios prevê a vivência de situações educacionais diversificadas, contemplando espaços escolares (rede pública e privada de ensino) e não-escolares (organizações com trabalhos educacionais).

– Acompanhamento de Estágios

A FRS proporciona o acompanhamento contínuo das atividades de estágios ao longo de todo o curso.

As disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.

Matriz Curricular

Composição: 73 disciplinas

Apresentação das disciplinas

Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso

Percurso Formativo 

Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.

  • Formação Artística e Social
  • Formação Cultural
  • Ampliação Cultural
  • Projeto de Atuação
  • Formação Pedagógica
  • Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
  • Estágios
  • TCC
O Percurso Formativo está disponível para visualização em computador, notebook ou tablet.

Investimento

O valor das mensalidades para o ano letivo de 2022 será divulgado a partir de novembro/21.
Como referência, o valor das mensalidades (12 parcelas) em 2021 é de R$ 1.596,00*.

O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais

Transferências

Transferência de outras instituições
Estudantes de Pedagogia, ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior.

Portadores de diploma
Graduados de outras instituições de Ensino Superior.

Reabertura de matrícula
Alunos da FRS que realizaram trancamento de matricula no curso de Pedagogia em até no máximo 4 semestres anteriores.

Para ingressar por transferência, escreva para a secretária acadêmica do curso vanessa.mendes@frs.edu.br.

Mais informações no Edital para transferências, portador de diploma e reabertura de matrícula.
Será observada a existência de vagas para cada período letivo.

Coordenação

Docentes

Secretaria Acadêmica