• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Formação Continuada Educação Infantil julho 2024

Formação Continuada Educação Infantil julho 2024

Inscreva-se

Clique aqui

Tema: O que pode nos surpreender como educadores? A pedra fundamental e seus ritmos

Este curso é uma  proposta de aproximação do pensamento de Rudolf Steiner acerca da Pedra Fundamental, dedicado a professores de educação infantil waldorf como um contributo ao trabalho pedagógico,  fundamentado nos princípios do conhecimento da criança e de auto educação do educador.

Objetivos

Criar uma oportunidade de encontro para professores atuantes, com formação na Pedagogia Waldorf, assim como apresentar a Faculdade Rudolf Steiner e a Sociedade Antroposófica como espaços de diálogo entre a Antroposofia e o contexto atual da educação. Por meio do conteúdo da Pedra Fundamental, propor uma aproximação-reflexão, como forma de fortalecer o processo meditativo do professor  e ampliar o conhecimento da criança, fazendo com este conteúdo um paralelos com os três primeiros anos do ser humano. Praticar  Euritimia como forma de trazer sentido artístico para a Pedra Fundamental. Habilitar o professor da educação infantil para a produção da documentação pedagógica com base na metodologia de observação da criança como prática nas escolas waldorf. Realizar uma prática artística vinculada a materiais de fibras naturais e flora local.

Metodologias de ensino

Contribuições conceituais, exercícios individuais e coletivos e reflexões.

Pré-requisitos

– Ter 21 um anos ou mais;
– Atuar em berçários, maternais e jardins de infância Waldorf;

Materiais necessários

– Leitura prévia  de A pedra Fundamental e seus Ritmos de Rudolf Steiner, segunda edição ano…. Editora João de Barro

– Tesoura, agulha de tapeçaria com ponta (fundo grosso e ponta)

– Fibras longas de palmeiras, coqueiros , capim de preferência frescos e palha de milho seca.

– Sapatilha de euritimia ou outro calçado leve

– Lápis de cor, giz de cera e lápis grafite

Duração e carga horária

Duração: 13, 14 e 15 de julho de 2024.
Presencial: Das 08:00 as 17:30
Carga horária: 18 horas

Bibliografia

Steiner,R. Centros de Mistérios da Idade Média. Sexta Conferência de 13/01/1924. Editora João de Barro, 2016. São Paulo.

Steiner,R. Centros de Mistérios da Idade Média. Sexta Conferência de 13/01/1924. Editora João de Barro, 2016. São Paulo.

A pedra Fundamental e seus Ritmos de Rudolf Steiner, segunda edição ano…. Editora João de Barro Mackay, P. SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA COMO COMUNIDADE MICAÉLICA – sobre a palavra “nós” na meditação da Pedra Fundamental

A pedra Fundamental

Docentes

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Especializada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo e em Facilitação de Processos à Luz da Prática Social Reflexiva pela Faculdade Rudolf Steiner. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Infantil Waldorf durante 12 anos. Coordenadora pedagógica e docente do Instituto Maiana no programa NÓS da Primeira Infância. Docente na pós-graduação em Educação Infantil Waldorf e coordenadora da linha de pesquisa Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças na Faculdade Rudolf Steiner. Consultora educacional em Ensino Infantil. Contadora de histórias e coautora de A Arte de Educar em Família.

Vanda Elisa de Farias Raulino

Vanda Elisa de Farias Raulino

Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.

Luiza Helena Tannuri Lameirão

Luiza Helena Tannuri Lameirão

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, dedicou-se inicialmente à educação de crianças pequenas. Desde 1979, trabalha com a Pedagogia Waldorf, dedicando-se à prática em sala de aula e à formação de professores Waldorf. Docente convidada para cursos e congressos pedagógicos e médicos no Brasil, e congressos internacionais no âmbito da Pedagogia Waldorf. É co-fundadora do Colégio Waldorf Micael, do Instituto Olinto Marques de Paulo e da Aliança Pela Infância. 

Atualmente vive em São Paulo e cultiva um pequeno jardim onde florescem rosas, orquídeas, bromélias e jasmins. 

Sandra Eckschmidt

Sandra Eckschmidt

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Escola de Educação Infantil de Pedagogia Waldorf Casa Amarela e da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. Coordenadora e pesquisadora do Projeto Território do Brincar. Atua na área da infância, do brincar, educação infantil, pedagogia Waldorf e narrativas autobiográficas sobre a infância. Pesquisadora no Núcleo Infância, Cultura e Arte (NICA/UFSC) Professora convidada do Centre of Creative Education de Cape Town, África do Sul (2015). Autora dos livros, “A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre sua infância, “Ndiphilile, eu estou viva” e co-autora do livro a “Bola e a Boneca”.

2 parcelas de R$ 225,00  via cartão de crédito, ou R$ 450,00 à vista no boleto bancário.

Cursos relacionados