• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Pesquisa do Imaginário

Pesquisa do Imaginário

Formulário de Interesse

Clique aqui

A narrativa e suas relações com o imaginário e a imaginação em diferentes formas e gêneros, voltando-se para a compreensão de seus fundamentos e das camadas de sentido que engendram a linguagem simbólica a ela pertinente.

Objetivos

Este curso semipresencial propõe vivências e reflexões sobre a arte de narrar como fenômeno da condição humana.

Aborda a narrativa e suas relações com o imaginário e a imaginação em diferentes formas e gêneros, voltando-se para a compreensão de seus fundamentos e das camadas de sentido que engendram a linguagem simbólica a ela pertinente.

Valoriza a observação fenomenológica e a criação artística de textos, bem como oferece instrumentais para sua apresentação, exercitando o pensar, o sentir e o atuar em performance.

O corpo, o movimento, o gesto, a voz, a música e as manualidades são aspectos de notável valor a serem abordados para o processo formativo dos alunos.

O curso organiza-se a partir da perspectiva de autores, como Campbell, Eliade, Jung, Durand, Patrick Paul, em diálogo com os estudos de Steiner.

Disciplinas e tópicos de estudo

Brasilidades
Criação de Narrativas
Materialidades: Criação de Elementos Cênicos
Narrativas Artísticas
Narrativas do Brincar
Narrativas Gêneros e Formas
Narrativas na Educação
Observação Goethenaistica
Pesquisa do Imaginário
Pesquisa e Construção do Conhecimento
Poética da Palavra
Repertório Artístico: Textos Escolhidos
Sensibilização: Artes Visuais
Sensibilização: Corpo, Gesto e Movimento
Sensibilização: Música
Simbologias
Trabalhos Manuais
Voz

Formato, estrutura e calendário

Curso Semipresencial
Duração: 20 meses
Carga horária total: 360 horas (432 aulas), sendo: 223h presenciais, 100h remotas e 37h de trabalhos complementares.

Local das aulas: na sede da Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo/SP.

– Três encontros presenciais de imersão, que acontecerão nos meses de julho/2022, janeiro/2023 e julho/2023. Cada encontro de imersão terá 6 dias, com início na segunda-feira e término no sábado, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 19h40, perfazendo um total de 50 horas por módulo (60 aulas). Total 150h.

– Três encontros presenciais de imersão de final de semana –setembro de 2022 e abril e setembro de 2023 – com início na sexta, das 18h20 às 22h, sábado, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 19h40, e término no domingo, das 8h30 às 12h20. Cada final de semana com 15 horas (18 aulas). Total 45h.

– Um encontro presencial apresentação dos TCCs. Esse encontro acontecerá em janeiro/24, com duração de 4 dias, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 17h, perfazendo um total de 34 aulas. Total 28 horas.

– Encontros semanais remotos com início às segundas-feiras, com aula de 100 minutos cada (das 19 às 20h40), ao longo do período do curso, conforme calendário acadêmico, perfazendo 60 encontros de 100 minutos, total 120 aulas (100 horas).

– Trabalhos complementares vinculados ao desenvolvimento do TCC, que envolve práticas teóricas e artísticas com o equivalente a 44 aulas. (37 horas)

Titulação

Especialista em Arte Narrativa.

Coordenação

Andi Rubinstein

Andi Rubinstein

Contadora de histórias e bonequeira. Mestre em Teatro de Animação pela University of Connecticut, trabalha com a imaginação a serviço da transformação humana há mais de 20 anos contando histórias, dando cursos e palestras com e sem bonecos pelo Brasil e pelo mundo. Ganhou diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz/ manipuladora de bonecos com seu espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas” no Festival de Teatro para a Infância da Sérvia em 2018.

Cristiane Velasco

Cristiane Velasco

Licenciada em Educação Artística pela FAAP (1996), com Especialização em Arte Educação pela ECA-USP (1998). É Contadora, Cantadeira e Escritora de histórias. Trabalha há mais de 20 anos com educação infantil (Casa Redonda e Escola Ciranda Educação) e, desde 2003, atua no Instituto Brincante, onde ministra cursos para adultos e crianças. Concebeu o projeto ”Dançando Histórias” (“Contos Indianos”, “Contos Flamencos” e “Contos Brasileiros”). Foi integrante da “Cia Palavra Viva: Contadores de Histórias” (direção Regina Machado). Participou dos CDs “Abra a Roda Tin Dô Lê Lê” (pesquisa Lydia Hortélio) e “Cantos de Trabalho II” (Cia Cabelo de Maria – Selo SESC). É autora de “Aguadouro” (monólogo e objeto livro ilustrado por L P Baravelli), “Maria Sabida e João do Uia” (Editora Panda Books), “Histórias de boca: o conto tradicional na educação infantil” (Panda Educação) e “Avoou: Eu tava lá…” (Proac Editais 2017).

Em breve mais informações.

Cursos relacionados