Como participar
Turma 2022 em andamento, inscrições encerradas.
Confira o Edital.
Pré-requisitos
– Diploma de curso superior, preferencialmente com Licenciatura em qualquer área do conhecimento.
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico).
– Formação em artes ou prática artística consistente e comprovável.
– Portfólio com pelo menos 20 imagens do seu trabalho artístico. (Obs.: fazer a montagem em ppt e transformar em pdf para o envio).
A documentação para análise deve ser anexada no Formulário de Inscrição.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, o Coordenador(a) do Curso poderá solicitar uma entrevista virtual caso considere necessário.
Público alvo
Curso destinado a professores de arte, professores Waldorf, professores da rede pública, professores em formação e outros profissionais afins.
Apresentação
O século XX trouxe uma revolução na maneira de se fazer e pensar a arte. É importante lembrar que Rudolf Steiner foi contemporâneo a esta revolução artística e trouxe para a Pedagogia Waldorf o conhecimento e a aplicação do elemento plástico, não apenas na sua forma figurativa, mas também na sua forma essencial ou abstrata. E é na abstração que a força do elemento puro se expressa e justamente essa força potencial e criativa está a serviço do desenvolvimento da criança e do jovem.
Na arte abstrata ou na expressão do elemento puro, a linha, por exemplo, não se restringe a ser contorno, a ser caligrafia ou a se colocar a serviço da representação de algo. Ela pode expressar o seu âmago: ser movimento, direção; ser fluída ou interrompida; ser suave ou forte; ser trêmula e sensível, ou firme e intrépida. Essas qualidades do elemento puro são potências criativas que não só atuam na natureza, mas também são alimento para a alma humana.
O vocabulário das artes plásticas é constituído pelos elementos: ponto, linha, superfície, luz/escuridão, cor e volume. Este curso propõe-se a apresentar cada um deles nas suas qualidades básicas, nas suas características expressivas, na sua aplicação na construção figurativa, além de mostrar como esses valores podem contribuir para o ser humano em desenvolvimento e podem ser como instrumentos a serviço da educação.
Histórico
Cada vez mais tem se reconhecido a importância das artes na formação do educando. Ken Robinson, pesquisador e consultor contemporâneo da área da educação, vem alertando, em escala global, o valor das artes para as gerações futuras e para as questões que estas gerações em formação terão que enfrentar. Nas escolas Waldorf, as atividades artísticas percorrem todos os anos do ensino e buscam acompanhar e proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano. Todavia, até hoje no Brasil poucas iniciativas foram implementadas para dar os subsídios necessários aos professores de artes de forma estruturada e focada, para que atuem nesta linha pedagógica. Ao mesmo tempo, a experiência acumulada individualmente ao longo de décadas por diversos professores, até então dispersa, constitui um rico conhecimento e conjunto de práticas que podem inspirar o ensino de artes nos mais diversos contextos. É diante dessa situação que o presente curso se propõe a ser um espaço de convergência de tal conhecimento, assim como de desenvolvimento para os professores da área, de modo que possam, com mais consciência e competência, colocarem-se em sala de aula, apoiando o desenvolvimento integral de seus alunos.
Objetivos
Oferecer uma visão do universo plástico, permitindo que o aluno conheça as qualidades e características de cada um de seus elementos.
Propiciar uma visão do desenvolvimento da criança e do jovem sob o viés das artes, assim como oferecer um panorama da história da arte relacionada à Antroposofia.
Apresentar a brasilidade e estabelecer sua relação com o currículo de artes na Pedagogia Waldorf.
Dar ao aluno os subsídios necessários para que possa atuar com o ensino de artes em todas as instituições educacionais no Brasil, inclusive nas escolas Waldorf.
Eixos de estudo e disciplinas
– Elementos das artes plásticas: linha, luz e escuridão, cor e volume – estudo e aplicação no currículo da pedagogia Waldorf
– Brasilidade: Pesquisa e aplicação
– História da arte e Antropologia: História da arte, o desenvolvimento da consciência e da constituição humana
– Pesquisa científica
Formato, estrutura e calendário
Turma 2022
Curso Presencial
Duração: 26 meses
Carga horária total: 564 aulas de 50 minutos / 470 horas
Início: 18 de fevereiro 2022
Término previsto: março 2024
– 15 módulos de fim de semana com 17 hs de aula: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 17h10, domingo das 8h10 às 12h50), totalizando 255 aulas;
– 3 módulos de fim de semana com 19 aulas: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 19h, domingo das 8h10 às 12h50) totalizando 57 aulas;
– 2 módulos de imersão, em janeiro e julho, com 56 aulas cada: início sexta e término da sexta seguinte. Sexta inicial com aulas das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às 17h10; domingo das 8h10 às 12h; segunda a sexta com aulas das 8h10 às 17h10, totalizando 112 aulas.
– 2 módulos de imersão, em janeiro e julho, com 58 aulas cada: Sexta inicial com aulas das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às 17h10; domingo das 8h10 às 12h; segunda a sexta com aulas das 8h10 às 17h10/19h, totalizando 116 aulas;
– 4 aulas de Pesquisa e Construção do Conhecimento, a serem realizadas em formato remoto, em fevereiro de 2024;
– 1 módulo de fim de semana para apresentação final dos portfólios: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 19h, domingo das 8h10 às 13h40, totalizando 20 aulas.
Confira o calendário das aulas para 2022!
Estágios
O aluno deverá realizar um mínimo de 25 horas, em Escola Waldorf reconhecida, na área de artes e com variedade de idades e temas.
Trabalho de Conclusão do Curso
Elaboração de portfólio, conforme especificação da Coordenação do Curso, apresentado no prazo previsto em calendário acadêmico.
Investimento
Turma 2022
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.032,00, com início em fevereiro de 2022.
O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos deste curso de Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Artes na Pedagogia Waldorf
Coordenação
Luciana Betti
Formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, em Escultura pelo Emerson College (Reino Unido) e pelo Centro de Artes (SP). É também especialista em Arteterapia pela Universidade Paulista (SP). Atua como professora de Artes na Faculdade Rudolf Steiner, em Seminários de Pedagogia Waldorf e cursos de Terapia desde 1990. É coordenadora do curso de formação de professores de Botucatu, e autora da coleção de livros do Reino de Além-Véu.