Inscrições abertas!
Processo Seletivo: vagas remanescentes
Preencha o Formulário de Inscrição anexando os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por e-mail a confirmação de envio deste Formulário.
Os seus dados e informações serão enviados para apreciação da coordenação do curso.
Confira o Edital.
Vagas oferecidas: 40.
Lista de aprovados
Confira aqui a lista de aprovados no Processo Seletivo!
Início das aulas: 16/07/22
Pré-requisitos
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação em qualquer área do conhecimento;
– Ter idade mínima de 21 anos completos no início do curso;
– Conhecimentos básicos de teoria musical e da expressão musical;
– Ter voz saudável e cantar afinado;
– Ter domínio razoável de um ou mais instrumentos musicais.
Público alvo
– educadores musicais;
– estudantes e profissionais da área musical;
– pessoas com experiência musical que queiram atuar com a música em prol do desenvolvimento humano em diversos contextos.
Apresentação
Por suas características intrínsecas, reconhecidas universalmente ao longo da história, o ensino de música foi incluído nas atividades educacionais como caminho para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano. Assim, desde a fundação da primeira Escola Waldorf em 1919, a música tem sido um importante componente curricular desta pedagogia. Sua prática envolve a ação do corpo, o sentimento e uma atividade cognitiva ao mesmo tempo abstrata e sensorial. No que tange o aspecto educacional, o foco do trabalho com a música não é, contudo, o cultivo per si de uma arte que atingiu um dos maiores graus de sofisticação cultural que a humanidade já conheceu, mas sim a condução do desenvolvimento humano na sua dimensão constitucional física, anímica e espiritual. Para tanto o educador musical deve conhecer profundamente, de modo fenomenológico, os elementos e processos musicais de um lado e, por outro, o caminho do desenvolvimento humano em suas diversas fases e características. O Educador Musical deve poder realizar em si a síntese destes conhecimentos e, tomando consciência do seu contexto, tempo e a particularidade dos seus alunos, propor um caminho de desenvolvimento da musicalidade que possa auxiliá-los a se desenvolver integralmente como indivíduos e seres positivamente sociais. Apoiar o desenvolvimento mais pleno e criativo possível do Educador Musical que queira se inspirar na Antroposofia e na prática musical Waldorf para realizar sua missão pedagógica, é a proposta central deste curso.
Objetivos
Preparar Educadores Musicais para atuar a partir da proposta da Educação Musical Waldorf.
Visa apoiar o ensino de música nas escolas Waldorf e inspirar todos aqueles que queiram atuar com esta abordagem em outros contextos. O curso quer proporcionar ao participante os fundamentos da visão antroposófica do ser humano, sua constituição e fases do desenvolvimento, bem como aprimorar suas capacidades musicais e criativas como base para a atuação pedagógica.
Pretende-se igualmente inserir o participante num caminho de auto-percepção e auto-transformação por meio da prática e vivência dos elementos musicais, para que este possa desenvolver uma percepção mais refinada e ampla de si mesmo, do outro e do contexto pedagógico em que for atuar.
Temas
Módulo 1
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do quatro e do três no ser humano e na música;
Módulo 2
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do sete e do doze no ser humano e na música;
Módulo 3
Música na Educação infantil: introdução ao Kântele; música arquetípica da primeira infância; caminho do desenvolvimento do professor;
Módulo 4
Música no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano escolar: o ensino da flauta; laboratório pedagógico; a voz da criança;
Módulo 5
Música no Ensino Fundamental do 4º ao 6º ano escolar: a voz da criança; laboratório pedagógico; folclore brasileiro; cordas, sopros e percussão;
Módulo 6
Música no Ensino Fundamental do 7º a 9º ano escolar: a voz do jovem; música popular brasileira; conjuntos instrumentais;
Módulo 7
Música no Ensino Médio: improvisação e composição; orquestra pedagógica; repertório musical para o jovem;
Módulo 8
Visão integrada do desenvolvimento musical da criança e do jovem: canto social; improvisação e composição; apresentação dos trabalhos de conclusão.
Estudos transversais
Cultura musical
Desvendar da Voz Canto coral e regência Movimento Antropologia e praxis da Educação Musical Waldorf Prática musical pedagógicaTCC
Apresentação do TCC ao final do curso, observando as seguintes orientações:
Formato: Portfólio
Devem constar:
– textos contendo as características antropológicas da criança/jovem;
– as características dos elementos musicais;
– a relação entre os elementos musicais e as necessidades de desenvolvimento da criança/jovem visando a ação pedagógica;
– coletânea de peças musicais adequadas a cada momento do desenvolvimento da criança/jovem.
Titulação
“Especialista em Educação Musical Waldorf: Antropomúsica”
Formato, estrutura e calendário
Início: julho 2022
Termino: abril 2024
8 módulos intensivos de 7 dias a cada 3 meses, mais 1 noite de estudo online por mês.
Carga horária
544 aulas presenciais de 50 min (453h20)
48 aulas de 50 min oferecidas online (40h00)
Carga horária total: 592 aulas de 50 minutos (493h20)
Dias e horários
Conforme calendário das aulas
Local
Módulo 1: sede da FRS em São Paulo/SP
Demais módulos: Fazenda Pereiras, situada no município de Itatiba – SP, a aproximadamente 100 km de São Paulo/SP
Importante: os custos de hospedagem e alimentação durante os módulos são de responsabilidade do aluno.
Valores referentes à Fazenda Pereiras:
Alimentação + hospedagem em quartos compartilhados: R$220,00 por dia
Alimentação + acampamento: R$200,00 por dia
Para mais informações ou dúvidas sobre hospedagem/alimentação, entre em contato com tawany.silva@frs.edu.br.
Conheça a Fazenda Pereiras
– Infraestrutura para alojamento, alimentação e espaços para realização das atividades curriculares;
– Espaço amplo para aulas de movimento, prática coral e instrumental;
– Sala de aula para estudos teóricos, fóruns e trabalhos seminarísticos;
– Espaços alternativos para trabalhos e ensaios de grupos.
Investimento
22 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.036,00 (um mil e trinta e seis reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de julho/2022 (valor de referência em julho/2022, sujeito a atualizações monetárias).
O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos deste curso de Pós-Graduação.
Docentes
Flávia Betti
Professora de canto formada em cantoterapia pela escola Raphael. Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner se especializando no primeiro setênio. Foi professora da Educação Infantil na Escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes até 2019. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner para a Pós-Graduação da Educação Infantil e no Seminário de Formação em Botucatu. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças.
Gabriela Kun
Canadense, formada em Euritmia em Bern, na Suíça e em Euritmia Terapêutica, na Inglaterra. Atuou com Euritmia em empresas, entidades sociais, cursos e seminários e, atualmente, atua em escolas, seminários e cursos de formação Waldorf.
Isabel Matas
Bacharel em flauta doce e Arte Educadora. Há 30 anos professora de música do Ensino Fundamental I e II da Escola Waldorf Rudolf Steiner em São Paulo. Fez a direção musical de 22 peças de teatro de oitavo ano nessa mesma escola.
Joyce Gomes
Fez seminário na Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo e leciona na Escola Waldorf Rudolf Steiner desde 1986, no Ensino Fundamental 1 e 2. Cursou formação em Composição e Regência e é bacharel em flautas doce. Formada em Educação Artística, com habilitação em música. Frequentou a escola municipal de música estudando flauta transversal com Wilson Rezende e flautas doce com Bernardo Toledo Piza. Ministrou aulas em diversos cursos de formação para professores Waldorf e para a Pós-Graduação da Faculdade Rudolf Steiner.Meca Vargas
Musicista, trabalhou durante 35 anos com a pedagogia musical Waldorf, com crianças e jovens na Escola Waldorf Rudolf Steiner SP, elaborando um detalhado currículo de música no Ensino Fundamental.Graduação (1996) e Pós-Graduação (2002) em Musicoterapia em São Paulo. Formação em Canto e Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz na Alemanha 1990 e em Florianópolis 2010. Atualmente docente na Pós-graduação em Canto e Cantoterapia e fundadora docente da Pós-graduação em Educação Musical Antropomúsica na Faculdade Rudolf Steiner.
Mirella Napolitano Viotto
Musicista, professora e pesquisadora, é professora de música em escolas Waldorf desde 2018. É bacharela em Música e licenciada em Educação Musical, além de ter participado da Turma V do Antropomúsica e estar finalizando o Seminário de Pedagogia Waldorf em Botucatu. Foi aluna Waldorf, e sua formação musical pautou-se principalmente no canto coral, passando também pela flauta doce. Atualmente, é professora no Ensino Fundamental e Médio da Escola Waldorf Novalis, em Piracicaba – SP e realiza uma pesquisa de mestrado na ECA – USP na área de Musicologia, relacionada à Pedagogia Waldorf.
Coordenação
Marcelo S. Petraglia
Educador Musical formado pela ECA-USP, especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU, mestre em Biologia pela UNESP e doutor em Psicologia Social pela USP. Dedica-se à pesquisa dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. Desde 1990 é docente efetivo ou convidado em diversos programas de formação nas áreas da música, pedagogia, saúde, euritmia e desenvolvimento social.
Foto da apresentação de música dos alunos da professora Joyce Gomes, na EWRS.
Créditos Sérgio Jacomino