Faculdade Rudolf Steiner

Inscrições abertas!

Processo Seletivo: vagas remanescentes

Preencha o Formulário de Inscrição anexando os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por e-mail a confirmação de envio deste Formulário.
Os seus dados e informações serão enviados para apreciação da coordenação do curso.

Confira o Edital.
Vagas oferecidas: 40.

Lista de aprovados

Confira aqui a lista de aprovados no Processo Seletivo!

Início das aulas: 16/07/22

Pré-requisitos

– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação em qualquer área do conhecimento;
– Ter idade mínima de 21 anos completos no início do curso;
– Conhecimentos básicos de teoria musical e da expressão musical;
– Ter voz saudável e cantar afinado;
– Ter domínio razoável de um ou mais instrumentos musicais.

Público alvo

– educadores musicais;
– estudantes e profissionais da área musical;
– pessoas com experiência musical que queiram atuar com a música em prol do desenvolvimento humano em diversos contextos.

Apresentação

Por suas características intrínsecas, reconhecidas universalmente ao longo da história, o ensino de música foi incluído nas atividades educacionais como caminho para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano. Assim, desde a fundação da primeira Escola Waldorf em 1919, a música tem sido um importante componente curricular desta pedagogia. Sua prática envolve a ação do corpo, o sentimento e uma atividade cognitiva ao mesmo tempo abstrata e sensorial. No que tange o aspecto educacional, o foco do trabalho com a música não é, contudo, o cultivo per si de uma arte que atingiu um dos maiores graus de sofisticação cultural que a humanidade já conheceu, mas sim a condução do desenvolvimento humano na sua dimensão constitucional física, anímica e espiritual. Para tanto o educador musical deve conhecer profundamente, de modo fenomenológico, os elementos e processos musicais de um lado e, por outro, o caminho do desenvolvimento humano em suas diversas fases e características. O Educador Musical deve poder realizar em si a síntese destes conhecimentos e, tomando consciência do seu contexto, tempo e a particularidade dos seus alunos, propor um caminho de desenvolvimento da musicalidade que possa auxiliá-los a se desenvolver integralmente como indivíduos e seres positivamente sociais. Apoiar o desenvolvimento mais pleno e criativo possível do Educador Musical que queira se inspirar na Antroposofia e na prática musical Waldorf para realizar sua missão pedagógica, é a proposta central deste curso. 

Objetivos

Preparar Educadores Musicais para atuar a partir da proposta da Educação Musical Waldorf.

Visa apoiar o ensino de música nas escolas Waldorf e inspirar todos aqueles que queiram atuar com esta abordagem em outros contextos. O curso quer proporcionar ao participante os fundamentos da visão antroposófica do ser humano, sua constituição e fases do desenvolvimento, bem como aprimorar suas capacidades musicais e criativas como base para a atuação pedagógica.

Pretende-se igualmente inserir o participante num caminho de auto-percepção e auto-transformação por meio da prática e vivência dos elementos musicais, para que este possa desenvolver uma percepção mais refinada e ampla de si mesmo, do outro e do contexto pedagógico em que for atuar.

Temas

Módulo 1
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do quatro e do três no ser humano e na música;

Módulo 2
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do sete e do doze no ser humano e na música;

Módulo 3
Música na Educação infantil: introdução ao Kântele; música arquetípica da primeira infância; caminho do desenvolvimento do professor;

Módulo 4
Música no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano escolar: o ensino da flauta; laboratório pedagógico; a voz da criança;

Módulo 5
Música no Ensino Fundamental do 4º ao 6º ano escolar: a voz da criança; laboratório pedagógico; folclore brasileiro; cordas, sopros e percussão;

Módulo 6
Música no Ensino Fundamental do 7º a 9º ano escolar: a voz do jovem; música popular brasileira; conjuntos instrumentais;

Módulo 7
Música no Ensino Médio: improvisação e composição; orquestra pedagógica; repertório musical para o jovem;

Módulo 8
Visão integrada do desenvolvimento musical da criança e do jovem: canto social; improvisação e composição; apresentação dos trabalhos de conclusão.

Estudos transversais

Cultura musicalDesvendar da VozCanto coral e regênciaMovimentoAntropologia e praxis da Educação Musical WaldorfPrática musical pedagógica

TCC

Apresentação do TCC ao final do curso, observando as seguintes orientações:

Formato: Portfólio
Devem constar:
– textos contendo as características antropológicas da criança/jovem;
– as características dos elementos musicais;
– a relação entre os elementos musicais e as necessidades de desenvolvimento da criança/jovem visando a ação pedagógica;
– coletânea de peças musicais adequadas a cada momento do desenvolvimento da criança/jovem.

Titulação

“Especialista em Educação Musical Waldorf: Antropomúsica”

Formato, estrutura e calendário

Início: julho 2022
Termino: abril 2024

8 módulos intensivos de 7 dias a cada 3 meses, mais 1 noite de estudo online por mês.

Carga horária

544 aulas presenciais de 50 min (453h20)
48 aulas de 50 min oferecidas online (40h00)
Carga horária total: 592 aulas de 50 minutos (493h20)

Dias e horários

Conforme calendário das aulas

Local

Módulo 1: sede da FRS em São Paulo/SP
Demais módulos: Fazenda Pereiras, situada no município de Itatiba – SP, a aproximadamente 100 km de São Paulo/SP

Importante: os custos de hospedagem e alimentação durante os módulos são de responsabilidade do aluno.

Valores referentes à Fazenda Pereiras:
Alimentação + hospedagem em quartos compartilhados: R$220,00 por dia
Alimentação + acampamento: R$200,00 por dia
Para mais informações ou dúvidas sobre hospedagem/alimentação, entre em contato com tawany.silva@frs.edu.br.

Conheça a Fazenda Pereiras
– Infraestrutura para alojamento, alimentação e espaços para realização das atividades curriculares;
– Espaço amplo para aulas de movimento, prática coral e instrumental;
– Sala de aula para estudos teóricos, fóruns e trabalhos seminarísticos;
– Espaços alternativos para trabalhos e ensaios de grupos.

Investimento

22 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.036,00 (um mil e trinta e seis reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de julho/2022 (valor de referência em julho/2022, sujeito a atualizações monetárias).

O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos deste curso de Pós-Graduação.

Docentes

Coordenação

 

Foto da apresentação de música dos alunos da professora Joyce Gomes, na EWRS.
Créditos Sérgio Jacomino