Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

O Programa de Iniciação Científica da FRS visa incentivar estudantes da graduação nas atividades de investigação mediante a orientação de um Professor pesquisador, motivando a descoberta da vocação científica.

A inserção no programa está associada à aprovação em editais divulgados internamente para os alunos da Faculdade Rudolf Steiner pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Projetos desenvolvidos e em andamento

Egressos de escolas Waldorf no Brasil: experiências e desafios, com bolsa financiada pelo instituto Mahle.
Pesquisadores responsáveis: Profa. Dr. Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Prof. Dr. Marcelo Rito; Profa. Dra. Lourdes Ana Pereira Silva; Bianca Jamel El Bacha; Cynthia Minne Schauff Ringel. Início: 2021 e Conclusão: 2023.

Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner, com bolsa financiada pelo instituto Mahle.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Dr. Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Clara Ribeiro Jardim. Início: 2021 e Conclusão: 2022.

A aluna de Pedagogia Clara Jardim conta como acessar o resultado da pesquisa para Levantamento Bibliográfico de Obras Acadêmicas Nacionais em Diálogo com Rudolf Steiner e Pedagogia Waldorf, utilizando a plataforma Pergamum.

 

A importância do ensino de música nos cursos de pedagogia.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Tarita de Simone Bucchioni de Souza. Início: 2020 e Conclusão: 2021.

O ensino virtual em tempos de pandemia e os doze sentidos humanos.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Paula Franciulli. Início: 2020 e Conclusão: 2021.

A arte narrativa na Pedagogia Waldorf: Mitologia Nórdica, imaginário e educação.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Melanie M. Guerra e Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio Início: 2020 e Conclusão: 2021.

Elementos coreográficos da Euritmia e suas relações com a dança moderna.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Daniela Mayle Meirelles, Sabrina de Queiroz Barbosa. Início: 2021 e Conclusão: 2023.

O estudo prático da arte contemporânea como ferramenta de desenvolvimento criativo de futuros professores.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Maria Clarissa Spindola Mendes, Marina Gonçalves Morais. Início: 2021 e Conclusão: 2022.

A descorporalização em tempos de pandemia: o que estamos produzindo em nós (individualidade) e para nós (coletivo) no contexto educacional?
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Paula Franciulli, Penélope Maria Mendes Lopes Tonelli. Início: 2021 e Conclusão: 2023.

O ensino de Geometria no Ensino Médio de escolas Waldorf: aspectos didático-epistemológicos.
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Allan Gonçalves da Silva. Início: 2021 e Conclusão: 2022.

O desenvolvimento da linguagem como caminho para a liberdade: um olhar para a Educação Infantil.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Dayse Cristina Araújo da Cruz. Início: 2022 e Conclusão: 2023.

A prontidão escolar.
Pesquisadora responsável: Profa. Dra. Maria Florencia Guglielmo. Início: 2022 e Conclusão: 2023.