• Home
  • Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

Sobre o eixo de pesquisa

O eixo de pesquisa “Educação e Sociedade Latino-Americanas” concentra-se nas interações entre as estruturas sociais latino-americanas e seus sistemas educacionais.
Dentro deste eixo, e voltado para o Brasil, evidenciamos o grupo de estudos em *Brasilidades com debates entre educação e diferentes manifestações culturais brasileiras, a partir de perguntas sobre o papel do educador frente às grandes tradições populares, sobre a importância de vivenciar a cultura popular em sala de aula e sobre como fazê-lo da melhor maneira por meio da pedagogia antroposófica.
O eixo de pesquisa “Educação e Sociedade Latino-Americanas” busca investigar as dinâmicas históricas, culturais, políticas e econômicas que moldam educação e sociedade em países da América Latina. Este eixo de pesquisa adota abordagem multidisciplinar, integrando perspectivas da sociologia, antropologia, ciência política, economia, história e educação. São realizados estudos de caso, pesquisas etnográficas, análises em políticas públicas, entre outras possibilidades metodológicas.

Como participar

Para participar, entre em contato com glauce@escolalivrearete.org.br.
Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.

Coordenação

Cristina Velasquez

Cristina Velasquez

Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado a educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalha como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.