• Home
  • LINHA – Pé de Dança – Pedagogias da dança e Antroposofia

LINHA – Pé de Dança – Pedagogias da dança e Antroposofia

Esta linha pretende investigar, discutir e refletir sobre o lugar da dança e das artes e outras práticas do movimento na Antroposofia.

Sobre a linha

A iniciativa do grupo parte de três bailarinas formadas em Dança na UNICAMP, mães Waldorf e educadoras em contato com a pedagogia de diferentes maneiras.

A dança é um vasto campo de conhecimento. Pé de Dança reconhece sua dimensão e importância cultural, social e de formação, uma vez que um trabalho corporal pode ser delicado e profundo, em especial, para o indivíduo em formação nos dias atuais em que espaços são perdidos diante da crescente urbanização e seus modos de vida.

Esta linha investiga o papel da dança dentro do universo da Antroposofia; sua relação com as artes do movimento, com a Pedagogia Waldorf e os currículos de movimento já existentes, valorizando a integração das diversas experiências de movimento na escola (Euritmia, Educação física e Música). Por fim, as pesquisas podem também tecer relações com o campo da Salutogênese, amplificando os territórios de presença da dança e do movimento.

Pé de Dança propõe encontros mensais nos quais são partilhadas inquietações, investigações e colaborativamente amplia discussões.

Ações propostas

Realizar um levantamento de como a dança está presente atualmente dentro das escolas Waldorf no Brasil;

Compreender se a dança nas escolas Waldorf têm relações diretas ou indiretas estabelecidas com: o brincar, com a cultura corporal escolar, com a cultura e as manifestações populares brasileiras e com o ensino das outras artes;

Investigar processos contemporâneos de ensino e aprendizagem da dança e suas mediações no âmbito do ensino formal;

Realizar estudos curriculares comparados envolvendo todas as áreas de movimento (Educação física, Euritmia e Música);

Encontrar caminhos para uma educação corporal que contribua com a liberdade, proposta por Rudolf Steiner, integrando maior autonomia e consciência dos corpos através da poética e unidade inerente ao campo específico da dança.

Como participar

Desde sua fundação, em 2020, a linha Pé de dança está de portas abertas para novos integrantes que tenham o desejo de investigar a dança, suas pedagogias e a sua relação com a Antroposofia. As pessoas interessadas podem nos escrever a qualquer momento do ano e as entradas dos novos integrantes do grupo ocorrem sempre nos meses de março e agosto de cada ano.

Encontros Virtuais, via Google Meet.

Os encontros acontecem na primeira terça-feira do mês, das 19h30 às 21h30.  

Datas dos encontros 1º semestre 2024: 05 de março; 2 de abril; 7 de maio; 4 de junho

Para participar, envie uma breve apresentação e carta de intenções para peddanca@frs.edu.br.

 

Jornadas Pé de Dança

Em 2024:

Em 2023:

Em 2022:

Em 2021:

Jornada Pé de dança

Curiosidades

Pé de Dança
Traz a dança no nome
e junto o interesse pelas p(é)dagogias da dança
Um nome em movimento
Dentro dele moram trocadilhos-imagens
Um pé de árvore, com ramificações inúmeras
que a dança e esta pesquisa nos traz e nos trará
Pé de Dança que acorda nossas raízes
diz sobre o modo como as danças brasileiras
são transmitidas de geração a geração
No chão das danças brasileiras
Ao aprendermos um “passo” ou um ritmo definido
dizemos que aprendemos um determinado “pé de dança”.
Pé de dança é vasto e sonoro
como árvores frondosas que oferecem
boa sombra para frutíferas conversas.

Coordenação

Juliana Klein

Juliana Klein

Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP em 2007 e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano em 2016. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Medicina FM/USP em 2013. Concluiu a formação em Ginastica Bothmer em 2017 e o curso de extensão: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2020. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira, dentre eles a Cia de Artes do Baque Bolado durante 10 anos em São Paulo e também como bailarina e assistente de direção no Núcleo Coletivo 22, grupo de pesquisa em Dança Brasileira Contemporânea. Desde 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança, educação física e circo em São Paulo. Foi professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner por 7 anos e ministrou três disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner. Atualmente é professora de educação física no Colégio Micael de São Paulo e professora de dança na Escola Waldorf São Paulo. Coordena o grupo de estudos Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020.
Lattes

Luiza Banov

Luiza Banov

Artista da dança vem atuando como bailarina, pesquisadora, criadora, gestora de projetos e docente integrando projetos cênicos em diversificados núcleos de pesquisa. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em artes cênicas da USP. Doutora em Artes Cênicas na ECA/USP (2020), mestre em Artes (2011), Bacharel (2006) e licenciada (2007) em dança pela UNICAMP. Coordena a linha de Pesquisa Pé de Dança – Pedagogias da Dança e Antroposofia desde 2020. Formada em Alinhamento Dinâmico através de Imagens (Franklin Method, Level 1), 2022. Aprofundou os estudos em dança moderna (Folkwang Tanz Studio, na Folkwang Universität der Künste, na Alemanha e Limón Foudation, EUA) e é pré-treinadora em GYROTONIC®️ e GYROKINESIS®️. Integra o projeto Minerva de Dança e Euritimia onde atua como preparadora corporal e coreógrafa. Idealizadora do Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento localizado na cidade de Piracicaba, desde 2010.

lattes

Renata Fernandes

Renata Fernandes

Renata Fernandes é artista do movimento, bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP e euritmista, pela Formação em Euritmia Artística no Brasil, com diploma reconhecido pela seção de artes oratórias e musicais do Goetheanum. Atua como artista, educadora e pesquisadora, sendo mestre pelo Instituto de Artes da UNESP e doutoranda pela mesma instituição. Especializou-se em processos de criação em dança com crianças e ações artísticas entre gerações desde 2005. Realizou estágios e cursos nas artes do movimento, bem como ministrou inúmeras oficinas no Brasil e no exterior, para crianças, famílias, estudantes, artistas, atuando também na formação de educadores. Premiada pelo Rumos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte 2011-2013, foi artista integrante de inúmeras produções contempladas por Proac (SP), FAC (GO), Prêmio Funarte, Prêmio Denilto Gomes etc. É fundadora da Micrantos Cia de Danças, do Coletivo SIM de arte e educação e de Afetos – Dança Educação, com quem escreveu o livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético de volta às aulas (2020). Com mais de 12 anos de experiência como professora de arte/ dança na educação básica pública, atualmente é professora de euritmia no Jardim Waldorf Flauta Mágica e na Escola Waldorf Rudolf Steiner bem como é docente no curso técnico e no curso de pós-graduação em Dança das Faculdades Integradas Rio Branco. Coordena o grupo de estudos Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020.

lattes