Faculdade Rudolf Steiner

Processo Seletivo 2020

21 de novembro, das 17 às 21 horas ou
26 de novembro, das 17 às 21 horas

Como participar?
– Escolha o dia do seu Processo Seletivo;
– Preencha o Formulário de Inscrição e
– Efetue o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição, R$ 90,00.
Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

Você receberá por email a confirmação de envio do Formulário de Inscrição.
Após a confirmação do pagamento da taxa, a inscrição é efetivada e você receberá por email todas as informações sobre o Processo Seletivo.

Calendário

Inscrições: até 21 de novembro de 2019, vagas limitadas.

5 de dezembro: divulgação da 1ª lista de aprovados
5 e 6 de dezembro: envio de documentação para solicitação de Bolsa de Estudos
5 a 13 de dezembro: período de matrículas para aprovados em 1ª lista
12 de dezembro: divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos
12 e 13 de dezembro: matrículas dos candidatos contemplados com bolsa de estudos (1ª lista)

Caso a totalidade das vagas não seja preenchidas em 1ª chamada:
16 de dezembro: divulgação da 2ª lista de aprovados

16 e 17 de dezembro: envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos (somente em caso de bolsas de estudos remanescentes da 1ª lista de aprovados)
17 a 20 de dezembro: período de matrículas para aprovados em 2ª lista
19 de dezembro: divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos (2ª lista)
19 e 20 de dezembro: matrículas dos candidatos contemplados com bolsa de estudos (2ª lista)

3 de fevereiro de 2020: início do semestre letivo!

Confira todos os detalhes no Edital.

Sobre o curso

Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Reconhecimento do Curso pelo nº 201602659

50 vagas anuais
Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira
, das 18h às 21h40  (eventuais aulas aos sábados)

Titulação: Licenciatura em Pedagogia, que habilita o profissional a exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos

Preparar adequadamente o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja realmente capaz de enfrentar os desafios educacionais do mundo de hoje;

Formar e instrumentalizar profissionais com ampla consciência do seu papel na promoção de equidade humana e social, com visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira, comprometidos com as Diretrizes Curriculares Nacionais e capazes de exercer a docência nos vários segmentos educacionais;

Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, tanto em sua fundamentação teórica quanto em seus múltiplos recursos metodológicos, promovendo diálogo ativo entre todas as linhas educacionais;

Incentivar a autoformação e o autoconhecimento, de forma que o futuro pedagogo esteja à altura de suas atribuições, sendo capaz de solucionar criativamente os problemas que se impõem à tarefa de educar as novas gerações;

Fomentar a investigação, discussão, produção e difusão de conhecimentos na área educacional e em áreas afins. Incentivar o trabalho de pesquisa teórico-investigativo, favorecendo, desse modo, a compenetração recíproca das habilidades teóricas e práticas em seu mais amplo sentido.

Diferenciais

Ao acompanhar o percurso formativo desse curso, o futuro professor terá a possibilidade de pensar a educação tanto em seus aspectos mais amplos quanto em suas especificidades. Poderá adquirir capacidade reflexiva e crítica, caminhando para fazer escolhas com consciência e autonomia.

A FRS acredita que o pedagogo é um profissional que necessita de sensibilidade, delicadeza e percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Assim, é importante cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.

Finalmente, almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem. A partir das discussões trazidas para a sala de aula em resposta aos estágios realizados e aos projetos de atuação, discutem-se possibilidades de ação para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.

– Grade curricular planejada a partir de três grandes eixos formativos

Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.

Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

– Projetos de Atuação

A partir da proposição de temas que promovem a articulação entre teoria e prática, os Projetos de Atuação estão incluídos na grade curricular, proporcionando o contato do aluno com as diferentes realidades sociais que o cercam, com olhar investigativo e propositivo.

– Tutoria

Todas as turmas da FRS são acompanhadas por um tutor designado entre os membros do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.

– Equilíbrio da grade horária

Distribuição das disciplinas na grade horária de forma a complementar os conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados a exercitações (artes plásticas, música, corpo e movimento).

– Espírito científico

Pesquisas diversificadas que atendam a procedimentos acadêmicos legitimados pela cultura universitária estão propostas na grade curricular obrigatória desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.

– Disciplinas de teor artístico e vivencial

As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.

– Diversidade de estágios

O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria. A FRS proporciona ao aluno vivência de situações educacionais diversificadas, escolares e não-escolares.

São exigidas 400h de estágios, sendo:
– 120 horas na rede pública de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas na rede privada de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas em organizações com trabalhos educacionais diversificados (em espaços não-escolares)
– 160 horas de livre escolha do estudante

– Disciplina de Supervisão de Estágios

As seis disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.

Matriz Curricular

Composição: 73 disciplinas

Apresentação das disciplinas

Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso

Percurso Formativo 

Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.

  • Formação Artística e Social
  • Formação Cultural
  • Ampliação Cultural
  • Projeto de Atuação
  • Formação Pedagógica
  • Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
  • Estágios
  • TCC
O Percurso Formativo está disponível para visualização em computador, notebook ou tablet.

Investimento

Mensalidades para o ano de 2020: R$ 1.596,00.
Reajuste anual pelos índices da inflação oficial (IGPM).

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais

Transferências

Transferência:
Estudantes de Pedagogia ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham o objetivo de estudar Pedagogia na FRS podem solicitar pedido de transferência.

Portadores de diploma:
Portadores de diploma de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham interesse em estudar Pedagogia na FRS podem solicitar seu ingresso para obtenção de novo título.

Reabertura de matrícula:
Podem solicitar reabertura de matrícula os alunos que realizaram
trancamento de matricula no curso de Pedagogia da FRS em até no máximo 2
semestres anteriores.

As solicitações devem ser feitas por e-mail para a secretária acadêmica (vanessa.mendes@frs.edu.br) no período de 4 de novembro de 2019 a 14 de de fevereiro de 2020.

Será observada a existência de vagas para cada período letivo.
Leia atentamento o edital abaixo:

Edital de transferências externas, portadores de diploma e reabertura de matrícula.

Coordenação

Docentes

Secretaria Acadêmica