Processo Seletivo Agendado 2022
Inscrições encerradas.
Calendário
Processo Seletivo realizado no dia 4 de dezembro de 2021
Divulgação 1ª lista de aprovados: 08/12/21
Confira a lista de aprovados!
Matrículas aprovados em 1ª lista: de 08 a 20/12/21
Envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos: de 04 a 10/12/21
Divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos: 17/12/21
Matrículas dos candidatos contemplados com bolsa de estudos: de 17 a 20/12/21
Início das aulas: fevereiro de 2022
Confira todos os detalhes no Edital 2022.
Curso com nota máxima no MEC
Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Autorização do curso nº 201602659
Processo de Reconhecimento do curso nº 202003887
Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40 (eventuais atividades aos sábados)
Vagas oferecidas: 50
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Que habilita o profissional a:
– exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
– exercer a função de pedagogo em instituições não escolares;
– atuar na gestão escolar.
Nossos objetivos
Preparar o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja capaz de enfrentar os desafios educacionais da contemporaneidade;
Formar e instrumentalizar profissionais conscientes do seu papel na promoção de equidade humana e social;
Proporcionar visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira;
Comprometimento com as Diretrizes Curriculares Nacionais;
Capacitar para a docência nos diferentes segmentos educacionais;
Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, promovendo diálogo entre as linhas educacionais;
Incentivar a autoformação, o autoconhecimento e a criativamente para a formação de novas gerações;
Investigar, discutir e difundir conhecimentos na área educacional e em áreas afins;
Incentivar o trabalho de pesquisa e
Proporcionar o desenvolvimento de habilidades teóricas, emocionais, práticas e sociais.
Diferenciais
A FRS acredita na importância de cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização.
Proporciona ao educador o desenvolvimento de sensibilidade, delicadeza e de percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.
O curso possibilita o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas, para que o futuro professor possa fazer escolhas com consciência e autonomia.
Almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem.
Intentamos que a prática de estagio seja uma experiência valiosa e frutífera para os alunos. Desta forma, o curso oferece um acompanhamento contínuo destas atividades, proporcionando espaço de compartilhamento, discussões e propostas para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.
– Eixos formativos da grade curricular
Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.
Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.
Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.
– Projetos de Atuação
Os Projetos de Atuação promovem a articulação entre teoria e prática, proporcionando o contato do aluno com diferentes realidades sociais, com olhar investigativo e propositivo.
– Tutoria
Cada turma é acompanhada por um tutor, membro do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.
– Equilíbrio da grade horária
Disciplinas distribuídas de forma a equilibrar conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados as artes plásticas, música, corpo e movimento.
– Espírito científico
Pesquisas acadêmicas estão propostas na grade curricular desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.
– Disciplinas de teor artístico e vivencial
As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.
– Diversidade de estágios
O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria.
A carga horária de estágios prevê a vivência de situações educacionais diversificadas, contemplando espaços escolares (rede pública e privada de ensino) e não-escolares (organizações com trabalhos educacionais).
– Acompanhamento de Estágios
A FRS proporciona o acompanhamento contínuo das atividades de estágios ao longo de todo o curso.
As disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.
Matriz Curricular
Composição: 73 disciplinas
Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso
Percurso Formativo
Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.
- Formação Artística e Social
- Formação Cultural
- Ampliação Cultural
- Projeto de Atuação
- Formação Pedagógica
- Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
- Estágios
- TCC
Investimento
O valor das mensalidades para o ano letivo de 2022 será de R$ 1.691,00*.
*O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais
Transferências
Transferência de outras instituições
Estudantes de Pedagogia, ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior.
Portadores de diploma
Graduados de outras instituições de Ensino Superior.
Reabertura de matrícula
Alunos da FRS que realizaram trancamento de matricula no curso de Pedagogia em até no máximo 4 semestres anteriores.
Para ingressar por transferência, escreva para a secretária acadêmica do curso vanessa.mendes@frs.edu.br.
Mais informações no Edital para transferências, portador de diploma e reabertura de matrícula.
Será observada a existência de vagas para cada período letivo.
Coordenação
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Docentes
Allan Gonçalves
Professor de Matemática, Ciências e Astronomia no Ensino Médio e Fundamental da Escola Waldorf Francisco de Assis. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá em 2011, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial onde se envolveu com o Ensino de Física e Matemática atuando com professor do Ensino Básico ao Superior. Obteve o mestrado em 2014 e o doutorado em 2018, ambos em Física, pela Universidade Federal do ABC. Durante o período de pós-graduação também atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP. Desde 2015 participa dos encontros e cursos do grupo de Ciências Waldorf do Brasil.
Clarissa Mendes
Artista plástica. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (2005), licenciada em Artes Plásticas e com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente é mestranda. Atua como professora de artes desde 2004, tendo trabalhado no ensino médio da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, Associação Humanista Francisco de Assis e Escola Rural Dendê da Serra. Desde 2013 ministra prática artística e história da arte em formações de professores waldorf (São Paulo, Brasília e Capão Bonito) e cursos livres para jovens e adultos. Mantém trabalho artístico autoral (em pintura, desenho, gravura e outras linguagens visuais) em seu ateliê em São Paulo.
Cristina Mansberger
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2015), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2011) e realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Atuou como professora de classe de 2000 a 2010 na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Atualmente trabalha na área de Educação Corporativa da Natura. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barret de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli. É professora convidada na pós-graduação em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa do SENAC.
Dayse Cruz
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP desde 2016. Atua na Educação Básica desde 2007. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Atualmente, rege uma turma na Educação Infantil. Leciona na Graduação da Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: Primeira Infância e Educação, Fundamentos e Aprofundamento Metodológicos da Educação Infantil e Educação da Criança do Nascimento aos Três Anos (no 2°, 3°, 5° e 6° semestres, respectivamente).
Florencia Guglielmo
Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutoranda do programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Lidiane Maziero
Pedagoga, formada pela PUC-SP (2002) com especializações em Educação Especial, Educação de Surdos, Tradução e Interpretação de LIBRAS. Cursou seminário Waldorf em Botucatu, atualmente mestranda em educação na Universidade Federal de São Paulo -Unifesp, tendo como pesquisa a inclusão na escola Waldorf. Atuou como professora de Classe na Escola Waldorf Francisco de Assis, além de professora de classe tem um atelier onde realiza diversas técnicas em trabalhos manuais. Atualmente, leciona na Faculdade Rudolf Steiner as disciplinas LIBRAS e Educação Especial.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, Licenciada em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS. Atuou como professora de Trabalhos Manuais do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como consultora empresarial.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Imaginário”, vinculado à Universidade Santo Amaro, onde trabalha como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora do grupo “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens”, vinculado à Universidade de São Paulo, onde é professora colaboradora. Escreveu em coautoria o livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017). Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
Paula Franciulli
Psicóloga graduada em 1998 com experiência na área organizacional em gestão de Recursos Humanos, trabalhando em empresas de telecomunicação, varejo e serviços. Especialização em Antroposofia pelo Goetheanum em Dornach, na Suíça (2005-2006); pós-graduação em Psicologia clínica e Antroposofia pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2011. Mestre em Psicologia Experimental em 2015 pela USP, tendo como título de sua dissertação: “O Pensamento de Rudolf Steiner e seu lugar na psicologia”. Atua desde 2009 como Psicóloga clínica em consultório particular, atendendo jovens e adultos e também realizando supervisões de atendimentos psicológicos. Docente do Instituto Sedes Sapientiae desde 2018 no curso Psicologia Clínica e Antroposofia nas disciplinas: O método fenomenológico de Goethe e Psicologia à Antroposofia. Desde setembro de 2019 é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner nas disciplinas: Psicologia, Educação e Ensino, Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia ampliada pela Antroposofia.
Tarita de Souza
Cantora, compositora, regente, preparadora vocal e educadora. Formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (2004), pós-graduada em canção popular brasileira pela faculdade Santa Marcelina (2013) e mestre em educação musical pela Universidade de São Paulo (2020). Na área de educação musical atua como professora de música e voz da Faculdade Rudolf Steiner, no instituto Brincante e em diversos cursos livres pelo Brasil. Foi regente e professora de música do colégio Waldorf Micael de São Paulo por 18 anos, professora de canto e linguagem musical para professores da rede pública, no projeto de capacitação de professores da ONG IOMP- Instituto Olinto Marques de Paulo (2009-2010). Professora do curso de formação de professores Waldorf – IDW desde 2015. Como cantora, lançou em 2014 seu primeiro disco solo, A árvore e o vento e em 2019 o disco Crisálidas junto a pianista Thais Nicodemo. Já participou de diversos grupos vocais, corais e bandas, atuando também junto aos artistas Antônio Nóbrega e Zeca Baleiro.
Secretaria Acadêmica
Vanessa Mendes
A Secretária Acadêmica está à disposição para atendimento.
vanessa.mendes@frs.edu.br