Processo Seletivo Agendado 2021
Confira os APROVADOS no Processo Seletivo Online
realizado em 21/11!
Como participar?
– Preencha o Formulário de Inscrição
– Efetue o pagamento (boleto ou cartão de crédito) referente à taxa de inscrição, R$ 90,00
(Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição)
– Após a confirmação do pagamento, entraremos em contato por email para agendar o seu Processo Seletivo Online!
Importante:
O Processo Seletivo 2021 é no formato Online.
Sua câmera e microfone devem permanecer ligados durante a realização do Processo Seletivo.
Não é permitida consulta ou ajuda de terceiros.
Escolha um ambiente adequado para realização da sua prova, sem interferências externas.
Uma conexão de internet estável e sem interrupções é fundamental!
Confira todos os detalhes para se preparar no Edital 2021!
Calendário do Processo Seletivo
Divulgação da 1ª lista de aprovados: 26/11
Envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos: 26 a 30/11
Divulgação dos contemplados com bolsa de estudos: 8/12
Matrículas 1a lista
Aprovados: 26/11 a 10/12
Contemplados com bolsa de estudos: 8 e 10/12
Divulgação da 2ª lista de aprovados: 11/12
(somente em caso de vagas não preenchidas em 1ª chamada)
Envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos: 11 e 14/12
(somente em caso de bolsas de estudos remanescentes da 1ª lista de aprovados)
Divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos: 21/12
Matrículas 2ª lista
Aprovados: 11 a 22/12
Contemplados com bolsa de estudos: 21 e 22/12
Início do semestre letivo: 3 de fevereiro de 2021
Como é estudar Pedagogia na FRS?
Sobre o curso
Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Reconhecimento do Curso pelo nº 201602659
50 vagas anuais
Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40 (eventuais aulas aos sábados)
Titulação: Licenciatura em Pedagogia, que habilita o profissional a exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos
Preparar adequadamente o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja realmente capaz de enfrentar os desafios educacionais do mundo de hoje;
Formar e instrumentalizar profissionais com ampla consciência do seu papel na promoção de equidade humana e social, com visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira, comprometidos com as Diretrizes Curriculares Nacionais e capazes de exercer a docência nos vários segmentos educacionais;
Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, tanto em sua fundamentação teórica quanto em seus múltiplos recursos metodológicos, promovendo diálogo ativo entre todas as linhas educacionais;
Incentivar a autoformação e o autoconhecimento, de forma que o futuro pedagogo esteja à altura de suas atribuições, sendo capaz de solucionar criativamente os problemas que se impõem à tarefa de educar as novas gerações;
Fomentar a investigação, discussão, produção e difusão de conhecimentos na área educacional e em áreas afins. Incentivar o trabalho de pesquisa teórico-investigativo, favorecendo, desse modo, a compenetração recíproca das habilidades teóricas e práticas em seu mais amplo sentido.
Diferenciais
Ao acompanhar o percurso formativo desse curso, o futuro professor terá a possibilidade de pensar a educação tanto em seus aspectos mais amplos quanto em suas especificidades. Poderá adquirir capacidade reflexiva e crítica, caminhando para fazer escolhas com consciência e autonomia.
A FRS acredita que o pedagogo é um profissional que necessita de sensibilidade, delicadeza e percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Assim, é importante cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.
Finalmente, almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem. A partir das discussões trazidas para a sala de aula em resposta aos estágios realizados e aos projetos de atuação, discutem-se possibilidades de ação para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.
– Grade curricular planejada a partir de três grandes eixos formativos
Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.
Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.
Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.
– Projetos de Atuação
A partir da proposição de temas que promovem a articulação entre teoria e prática, os Projetos de Atuação estão incluídos na grade curricular, proporcionando o contato do aluno com as diferentes realidades sociais que o cercam, com olhar investigativo e propositivo.
– Tutoria
Todas as turmas da FRS são acompanhadas por um tutor designado entre os membros do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.
– Equilíbrio da grade horária
Distribuição das disciplinas na grade horária de forma a complementar os conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados a exercitações (artes plásticas, música, corpo e movimento).
– Espírito científico
Pesquisas diversificadas que atendam a procedimentos acadêmicos legitimados pela cultura universitária estão propostas na grade curricular obrigatória desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.
– Disciplinas de teor artístico e vivencial
As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.
– Diversidade de estágios
O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria. A FRS proporciona ao aluno vivência de situações educacionais diversificadas, escolares e não-escolares.
São exigidas 400h de estágios, sendo:
– 120 horas na rede pública de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas na rede privada de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas em organizações com trabalhos educacionais diversificados (em espaços não-escolares)
– 160 horas de livre escolha do estudante
– Disciplina de Supervisão de Estágios
As seis disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.
Matriz Curricular
Composição: 73 disciplinas
Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso
Percurso Formativo
Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.
- Formação Artística e Social
- Formação Cultural
- Ampliação Cultural
- Projeto de Atuação
- Formação Pedagógica
- Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
- Estágios
- TCC
Investimento
Mensalidades para o ano de 2021: R$ 1.596,00 (12 parcelas).
O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais
Transferências
Transferência:
Estudantes de Pedagogia ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham o objetivo de estudar Pedagogia na FRS podem solicitar pedido de transferência.
Portadores de diploma:
Portadores de diploma de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham interesse em estudar Pedagogia na FRS podem solicitar seu ingresso para obtenção de novo título.
Reabertura de matrícula:
Podem solicitar reabertura de matrícula os alunos que realizaram trancamento de matricula no curso de Pedagogia da FRS em até no máximo 2 semestres anteriores.
Calendário
Inscrição, seleção e matrícula:
– Período de inscrições e agendamento de entrevistas para candidatos à transferência e portadores de diploma: de 09 de novembro de 2020 a 08 de março de 2021 (ou até o preenchimento das vagas).
– Período de solicitações de reabertura de matrícula: de 09 de novembro de 2020 a 08 de março de 2021 (ou até o preenchimento das vagas).
– Divulgação dos candidatos selecionados e período de matrículas para transferência externa, portadores de diploma e reabertura de matrícula: de 11 de dezembro de 2020 a 10 de março de 2021 (ou até o preenchimento das vagas).
Pedidos de Análise Curricular:
– Período de solicitações de análise curricular para dispensa de disciplinas por equivalência de estudos: de 12 de dezembro de 2020 à 12 de março de 2021.
Pedidos de Bolsa de Estudos:
– Período de solicitações de bolsa de estudos para candidatos a transferência externa, portadores diploma e reabertura de matrícula (conforme edital de bolsa de estudos disponível no site da FRS): de 26 a 30 de novembro de 2020.
– Divulgação dos candidatos contemplados com bolsa de estudos: 21 de dezembro 2020.
– Período de matrículas para candidatos contemplados com bolsa de estudos: de 21 e 22 de dezembro de 2020
As solicitações devem ser feitas por e-mail para a secretária acadêmica (vanessa.mendes@frs.edu.br).
Será observada a existência de vagas para cada período letivo.
Mais informações:
Edital de transferências externas, portadores de diploma e reabertura de matrícula.
Coordenação
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Docentes
Cristina Mansberger
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2015), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2011) e realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Atuou como professora de classe de 2000 a 2010 na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Atualmente trabalha na área de Educação Corporativa da Natura. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barret de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli. É professora convidada na pós-graduação em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa do SENAC.
Dayse Cruz
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP desde 2016. Atua na Educação Básica desde 2007. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Atualmente, rege uma turma na Educação Infantil. Leciona na Graduação da Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: Primeira Infância e Educação, Fundamentos e Aprofundamento Metodológicos da Educação Infantil e Educação da Criança do Nascimento aos Três Anos (no 2°, 3°, 5° e 6° semestres, respectivamente).
Florencia Guglielmo
Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutoranda do programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Karla Neves
Professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner, membro do Grupo de Ciências Waldorf no Brasil, membro do Grupo de Matemática e Geometria Waldorf no Brasil, docente no Centro de Formação de Professores e do Instituto Waldorf de Desenvolvimento, coordenadora do Seminário Waldorf de Brasília e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP.
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Imaginário”, vinculado à Universidade Santo Amaro, onde trabalha como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora do grupo “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens”, vinculado à Universidade de São Paulo, onde é professora colaboradora. Escreveu em coautoria o livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017). Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, Licenciada em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS. Atuou como professora de Trabalhos Manuais do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como consultora empresarial.
Melanie Mangels Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner e Diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Paula Franciulli
Psicóloga graduada em 1998 com experiência na área organizacional em gestão de Recursos Humanos, trabalhando em empresas de telecomunicação, varejo e serviços. Especialização em Antroposofia pelo Goetheanum em Dornach, na Suíça (2005-2006); pós-graduação em Psicologia clínica e Antroposofia pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2011. Mestre em Psicologia Experimental em 2015 pela USP, tendo como título de sua dissertação: “O Pensamento de Rudolf Steiner e seu lugar na psicologia”. Atua desde 2009 como Psicóloga clínica em consultório particular, atendendo jovens e adultos e também realizando supervisões de atendimentos psicológicos. Docente do Instituto Sedes Sapientiae desde 2018 no curso Psicologia Clínica e Antroposofia nas disciplinas: O método fenomenológico de Goethe e Psicologia à Antroposofia. Desde setembro de 2019 é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner nas disciplinas: Psicologia, Educação e Ensino, Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia ampliada pela Antroposofia.
Tarita de Souza
Cantora, compositora, regente, preparadora vocal e educadora. Formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (2004), pós-graduada em canção popular brasileira pela faculdade Santa Marcelina (2013) e mestre em educação musical pela Universidade de São Paulo (2020). Na área de educação musical atua como professora de música e voz da Faculdade Rudolf Steiner, no instituto Brincante e em diversos cursos livres pelo Brasil. Foi regente e professora de música do colégio Waldorf Micael de São Paulo por 18 anos, professora de canto e linguagem musical para professores da rede pública, no projeto de capacitação de professores da ONG IOMP- Instituto Olinto Marques de Paulo (2009-2010). Professora do curso de formação de professores Waldorf – IDW desde 2015. Como cantora, lançou em 2014 seu primeiro disco solo, A árvore e o vento e em 2019 o disco Crisálidas junto a pianista Thais Nicodemo. Já participou de diversos grupos vocais, corais e bandas, atuando também junto aos artistas Antônio Nóbrega e Zeca Baleiro.
Secretaria Acadêmica
Vanessa Mendes
A Secretária Acadêmica está à disposição para atendimento.
vanessa.mendes@frs.edu.br