Processo Seletivo 2021
- Ensino Fundamental Waldorf:
- Turma 2020
Preencha o Formulário de Inscrição anexando os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.
Efetue o pagamento referente à taxa de inscrição, R$ 50,00. (Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.)
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada e entraremos em contato por email para receber os documentos comprobatórios de fundamentação antroposófica.
Vagas oferecidas: 60
Pré-requisitos
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar);
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia ou Licenciatura);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.
Os alunos egressos do curso “Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf” oferecido por esta instituição, tendo sido aprovados, terão prioridade no preenchimento das vagas.
Calendário
Inscrições: 11/01/2021 a 05/03/2021
Período de entrevistas (se necessário): 01/02/2021 a 07/03/2021
Divulgação dos aprovados: 10/03/2021
Período para pedido de bolsas: 10/03/2021 a 14/03/2021
Divulgação do resultado do pedido de bolsas: 19/03/2021
Período de matrículas: 26/02/2021 a 23/03/2021
Divulgação da 2a lista de aprovados (no caso de vagas disponíveis): 25/03/2021
Período de matrícula para 2a lista: 25/03/2021 a 29/03/2021
Início das aulas: 12/04/2021
Público alvo
Licenciados que queiram trabalhar como professores na educação da criança dos 7 aos 14 anos.
Apresentação
A formação de professores é um trabalho delicado e essencial para o desenvolvimento de profissionais que estejam dispostos a assumir a educação das gerações mais jovens, exigindo dos cursos que se propõem a tal reflexões profundas e consistentes acerca das possibilidades de formação e transformação do educador ao longo do seu percurso. Sabemos que este é um caminho de desenvolvimento que não se esgota em cursos formais básicos ou de especialização, mas que se inicia aí. As oportunidades que um educador encontra para desenvolver recursos ao estar diante de crianças e jovens podem ser determinantes na sua trajetória, indo ao encontro daquilo que ele traz enquanto pergunta, talento ou desafio.
Este curso de especialização para a formação de educadores que atuarão no Ensino Fundamental Waldorf compreende esta relevância e pretende, de maneira ampla e profunda, oferecer aos seus alunos possibilidades de impulsos transformadores que apoiem seus caminhos de desenvolvimento e atuação diante dos seus alunos, fundamentadas em uma visão ampliada do ser humano e do mundo a partir dos conhecimentos propostos pela Antroposofia.
Objetivos
O desenvolvimento do educador que tenha a intenção de atuar profissionalmente no Ensino Fundamental Waldorf. Ao final do período de formação os alunos deverão ser capazes de construir uma visão de ser humano ampliada pela antroposofia e, a partir disso, serem capazes de estruturar uma prática pedagógica saudável e condizente com os passos de desenvolvimento em que se encontram seus alunos.
Para isso, é imprescindível que os professores se vejam também em caminho de constante crescimento e aprofundamento, buscando desempenhar cada vez de maneira mais íntegra a tarefa de educação a que se propuseram.
As discussões metodológicas e curriculares, bem como as práticas artísticas, têm como objetivo ampliar no docente suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas, tornando sua prática pedagógica um fazer artístico baseado na leitura do encontro entre o educador, os educandos e o mundo.
Temas
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 2o Setênio
Prática e metodologias do Ensino Fundamental
Currículo Waldorf por ano
Currículo Waldorf por disciplina
Arte e Linguagem
Música para o Ensino Fundamental
Festas e celebrações escolares
Euritmia
Artes
Manualidades
Auto desenvolvimento e Organismo Escolar
Fórum de turma e estudos transversais
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
Formato, estrutura e calendário
Duração: 26 meses, de abril/2021 a maio/2023
Carga horária total = 770 aulas de 50 minutos (641h53), sendo:
– Segundas-feiras, das 18h às 21h40, aulas ONLINE, datas conforme calendário (64 aulas de 50 minutos (53,33h);
– Quatro encontros de imersão no FORMATO HÍBRIDO*, que acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada encontro de imersão terá oito dias de trabalho, perfazendo um total de aproximadamente 67/68 aulas de 50 minutos. Todos os encontros de imersão somam um total de 270 aulas de 50 minutos (225h);
(Imersões: das 8h10 às 12h e das 13h30 às 17h10)
– 22 encontros de finais de semana FORMATO HÍBRIDO*, sendo um por mês, excetuando-se os meses em que acontecerão as imersões. Cada encontro de final de semana durará de sexta a domingo, perfazendo um total de 18 aulas de 50 minutos cada;
(Finais de semana: Sexta: das 18h às 19h40 e das 20h às 21h40 | Sábado: das 8h10 às 12h e das 13h30 às 17h10 | Domingo: das 8h10 às 12h)
– Todos os finais de semana juntos somam um total de 396 aulas de 50 minutos (330h);
– Equivalente a 40 aulas de 50 min oferecidas online (Pesquisa e Construção do Conhecimento) (33h20).
*FORMATO HÍBRIDO: o aluno poderá optar por participar destas aulas presencialmente na FRS ou online com acesso remoto síncrono.
Calendário de aulas 2021!
Estágios e TCC
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Investimento
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.128,00 (mil e cento e vinte e oito reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de abril/2021.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Ensino Fundamental Waldorf
Coordenação
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.
Vanda Elisa de Farias Raulino
Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.