Faculdade Rudolf Steiner

Processo Seletivo 2021

Preencha o Formulário de Inscrição anexando os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.

Efetue o pagamento referente à taxa de inscrição, R$ 50,00. (Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.)
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada e entraremos em contato por email para receber os documentos comprobatórios de fundamentação antroposófica.

Vagas oferecidas: 60

Edital

Pré-requisitos

– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar);

– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia ou Licenciatura);

– Ter idade mínima de 21 anos.

Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.

Os alunos egressos do curso “Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf” oferecido por esta instituição, tendo sido aprovados, terão prioridade no preenchimento das vagas.

Calendário

Inscrições: 11/01/2021 a 20/02/2021
Período de entrevistas (se necessário): 01/02/2021 a 23/02/2021
Divulgação dos aprovados: 25/02/2021
Período para pedido de bolsas: 25/02/2021 a 04/03/2021
Divulgação do resultado do pedido de bolsas: 12/03/2021
Período de matrículas: 26/02/2021 a 20/03/2021

Divulgação da 2a lista de aprovados (no caso de vagas disponíveis):
Período de matrícula para 2a lista: 25/03/2021 a 29/03/2021

Início das aulas: 09/04/2021

Público alvo

Licenciados que queiram trabalhar como professores na educação da criança dos 7 aos 14 anos.

Apresentação

A formação de professores é um trabalho delicado e essencial para o desenvolvimento de profissionais que estejam dispostos a assumir a educação das gerações mais jovens, exigindo dos cursos que se propõem a tal reflexões profundas e consistentes acerca das possibilidades de formação e transformação do educador ao longo do seu percurso. Sabemos que este é um caminho de desenvolvimento que não se esgota em cursos formais básicos ou de especialização, mas que se inicia aí. As oportunidades que um educador encontra para desenvolver recursos ao estar diante de crianças e jovens podem ser determinantes na sua trajetória, indo ao encontro daquilo que ele traz enquanto pergunta, talento ou desafio.

Este curso de especialização para a formação de  educadores que atuarão no Ensino Fundamental Waldorf compreende esta relevância e pretende, de maneira ampla e profunda, oferecer aos seus alunos possibilidades de impulsos transformadores que apoiem seus caminhos de desenvolvimento e atuação diante dos seus alunos, fundamentadas em uma visão ampliada do ser humano e do mundo a partir dos conhecimentos propostos pela Antroposofia.

Objetivos

O desenvolvimento do educador que tenha a intenção de atuar profissionalmente no Ensino Fundamental Waldorf. Ao final do período de formação os alunos deverão ser capazes de construir uma visão de ser humano ampliada pela antroposofia e, a partir disso, serem capazes de estruturar uma prática pedagógica saudável e condizente com os passos de desenvolvimento em que se encontram seus alunos.

Para isso, é imprescindível que os professores se vejam também em caminho de constante crescimento e aprofundamento, buscando desempenhar cada vez de maneira mais íntegra a tarefa de educação a que se propuseram.

As discussões metodológicas e curriculares, bem como as práticas artísticas, têm como objetivo ampliar no docente suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas, tornando sua prática pedagógica um fazer artístico baseado na leitura do encontro entre o educador, os educandos e o mundo.

Temas

Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 2o Setênio
Prática e metodologias do Ensino Fundamental
Currículo Waldorf por ano
Currículo Waldorf por disciplina
Arte e Linguagem
Música para o Ensino Fundamental
Festas e celebrações escolares
Euritmia
Artes
Manualidades
Auto desenvolvimento e Organismo Escolar
Fórum de turma e estudos transversais
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC

Calendário, formato e estrutura

Curso presencial
Duração: 26 meses, de abril/2021 a maio/2023

Carga horária total: 770 aulas de 50 minutos (641h53), sendo:

  • Quatro encontros presenciais de imersão, que acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada encontro de imersão terá oito dias de trabalho, perfazendo um total de aproximadamente 67/68 aulas de 50 minutos. Todos os encontros de imersão somam um total de 270 aulas de 50 minutos (225h);
  • 22 encontros presenciais de finais de semana, sendo um por mês, excetuando-se os meses em que acontecerão as imersões. Cada encontro de final de semana durará de sexta a domingo, perfazendo um total de 18 aulas de 50 minutos cada. Todos os finais de semana juntos somam um total de 396 aulas de 50 minutos (330h);
  • 64 aulas de 50 minutos oferecidas remotamente (53,33h), a serem realizadas em algumas segundas-feiras, previstas previamente em calendário;
  • Equivalente a 40 aulas de 50 min oferecidas online (Pesquisa e Construção do Conhecimento) (33h20)

Estágios e TCC

Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.

Investimento

26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.128,00 (mil e cento e vinte e oito reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de abril/2021.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.

Titulação

Especialista em Ensino Fundamental Waldorf

Coordenação

Curso reconhecido