• Home
  • Eixo 4 – Educação na Primeira Infância

Eixo 4 – Educação na Primeira Infância

Sobre o eixo de pesquisa

Este eixo de pesquisa reúne participantes de vários locais do Brasil, de diversas áreas do conhecimento, sobretudo da Educação, em âmbito público e privado, que têm afinidade com as questões da infância e das linguagens, bem como interesse em ampliar conhecimentos que tragam lastros para a prática pedagógica e para a relação com a criança de modo geral.

Ações propostas

Produzir e desenvolver pesquisa e criação artístico-pedagógica;
Discutir textos relacionados à infância e às linguagens;
Organizar eventos nacionais e internacionais;
Exercitar observação de crianças no âmbito das linguagens;
Organizar publicações.

Como participar

Estamos abertos à participação de interessados em realizar pesquisas sobre a primeira infância.
Nossos encontros são mensais pela plataforma zoom, às segundas-feirasdas 19h às 20h30.

Para participar, entre em contato com rosemeire.laviano@frs.edu.br e dayse.araujo@frs.edu.br.

Escreva seu nome completo, número de telefone e envie-nos uma pequena apresentação.

Coordenação

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Rosemeire Oliveira Resende Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Especializada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo e em Facilitação de Processos à Luz da Prática Social Reflexiva pela Faculdade Rudolf Steiner. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Infantil Waldorf durante 12 anos. Coordenadora pedagógica e docente do Instituto Maiana no programa NÓS da Primeira Infância. Docente na pós-graduação em Educação Infantil Waldorf e coordenadora da linha de pesquisa Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças na Faculdade Rudolf Steiner. Consultora educacional em Ensino Infantil. Contadora de histórias e coautora de A Arte de Educar em Família.

Dayse Cruz

Dayse Cruz

Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.