O canto acompanha o trabalho desde as civilizações mais antigas, impulsionando, organizando, dando ritmo, aliviando o peso da tarefa e, mais que isso, conectando o trabalhador com aprendizados ancestrais que acreditavam no poder da voz, na vibração sonora como elemento sagrado que favorece a germinação, acalma os animais e traz qualidade à vida do próprio trabalhador.
Os cantos acompanham o ritmo dos trabalhos, diminuindo o esforço da lida e proporcionando momentos de confraternização, alegria e solidariedade e são cultura viva nos interiores Brasil. Resgatar e difundir este riquíssimo repertório nos aproxima da nossa cultura e enriquece nosso repertório pedagógico.
Neste curso estarão presentes cantos acompanhados da rítmica do próprio instrumento de trabalho como o pilão ou o remo, cantigas de roda de verso, cantigas responsoriais que permitem o jogo melódico de pergunta e resposta, e brincadeiras cantadas.
De 05/ mar a 21/mai
Carga horária total: 24 horas.
Dias da semana: quartas-feiras, das 19h às 21h.
Bibliografia: AS MELODIAS DO BOI E OUTRAS MELODIAS – Mário de Andrade O NEGRO E O GARIMPO EM MINAS GERAIS – Aires da Mata Machado OS SONS DOS NEGROS NO BRASIL – José Ramos Tinhorão CANTIGA DAS DESTALADEIRAS DE FUMO DE ARAPIRACA – Zezito Guedes, 1978 MÚSICA E ANCESTRALIDADE NA QUIXABEIRA – Sandro Santana, 2019. EDUFBA (pg 54, canto de trabalho) FESTAS E TRABALHO e A PARTILHA DA VIDA (editora Cabral) – BRANDÃO, Carlos Rodrigues Brandão MUTIRÃO – CALDEIRA, Clovis. Ed Nacional 1956 WORK SONG – TED GIÓIA
Renata Mattar
Cantora, instrumentista e pesquisadora da música tradicional brasileira. Desde 1990 vem atuando como cantora e acordeonista e diretora musical em diversos grupos teatrais e musicais. Foi integrante da banda Orquídeas do Brasil de Itamar Assumpção, do grupo Palavra Cantada, do espetáculo Pernambuco, Falando Para o Mundo e Romance de Antônio Nobrega entre outros.
Trabalhou ao lado do escritor Ariano Suassuna enquanto secretário de cultura da cidade de Recife entre os anos de 1997 e 2000. Foi diretora musical e pesquisadora do grupo de teatro Romançal, idealizado pelo escritor e dramaturgo quando secretário de cultura. Neste período que morou no Nordeste deu início a sua pesquisa musical, estando em contato com importantes mestres da cultura popular em Pernambuco e Alagoas. Conviveu com Mestra Virgínia, Mestre Verdelinho, Mestre Custódio, Mestra Hilda entre outros, aprendendo com eles um vasto repertório da cultura popular. Com parte deste repertório formou o grupo Comadre Florzinha que se apresentou em diversos festivais no Brasil e Europa.
Iniciou sua pesquisa em Cantos de Trabalho ainda neste período,1999, quando visitou as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca na comunidade de Vila Fernandes, Alagoas. A partir daí vem visitando e registrando inúmeras cantigas em comunidades espalhadas pelo Brasil onde encontrou grupos de trabalhadores rurais que tinham a tradição dos cantos de trabalho. Com o repertório desta pesquisa vem realizando oficinas de formação para educadores e crianças em escolas e instituições de vários estados brasileiros. Formou a Cia Cabelo de Maria em 2007 que vem divulgando a pesquisa com a realização de diversos espetáculos e cds, entre eles, os CDS Cantos de Trabalho I e II pelo selo Sesc.
3 parcelas mensais consecutivas de R$ 400,00. Primeira parcela quitada no momento da matrícula, referente a março de 2025.