• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Expressões Sonoras no Mundo

Expressões Sonoras no Mundo

Inscreva-se

Clique aqui

Este curso convida a uma imersão no universo sonoro global, desvendando a riqueza de tradições musicais ao redor do mundo. Com uma abordagem criativa e reflexiva, os participantes serão guiados por uma experiência musical vibrante que explora ritmos, melodias e histórias culturais. Vamos além da escuta, integrando cada participante à vivência prática desses sons e ritmos multiculturais para que se inspirem a levá-los à suas próprias práticas pedagógicas. 

 OBJETIVOS 

–  Pesquisar as musicalidades do mundo a partir de diferentes sistemas musicais e integrá-los ao corpo, voz e instrumentos dos participantes, ampliando seus repertórios culturais instigando o desejo pela busca e seleção de canções e temas pouco explorados em sala de aula. 

– Desenvolver escuta ativa e contextualizada para o aprofundamento da escuta por meio de vídeos e gravações, ampliando a percepção das nuances históricas, geográficas e antropológicas.  

– Estimular a reinterpretação criativa encorajando arranjos e releituras inspiradas em músicas tradicionais de diversas regiões com liberdade e respeito pelas recriações. 

– Despertar a empatia cultural proporcionando apreciação das tradições e histórias de cada cultural. 

– Construir comunidades musicais por meio do estímulo do trabalho coletivo em atividades que exigem colaboração e escuta, fundamentais para a criação musical. 

– Fomentar criatividade cultural abrindo espaço para que os participantes experimentem expressões próprias a partir da inspiração em tradições mundiais, trazendo-as para o presente de forma autêntica e original. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(passível de mudanças e com a presença de convidados). 

 

  1. As Áfricas Musicais: Ritmos, polirritmias e diversidade étnica e linguística. Vamos explorar essa complexidade e vivenciar músicas que carregam histórias, saberes e tradições de povos de todo o continente africano. Com a presença de convidados especialistas.
  2. Música e Artes dos Povos Originários: Contato com tradições indígenas no Brasil, como Kambeba, Kayapó, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang e outros. Através de um processo que vai da escuta sensível à experimentação prática, os participantes terão a oportunidade de compreender como as expressões sonoras indígenas – incluindo palavra, canto e paisagens sonoras – são um elo com o mundo espiritual e invisível, refletindo uma cosmovisão em que o coletivo, a ancestralidade e a natureza são centrais. Com a presença do convidado indígena Michael Tupã. 
  3. Ritmos Ciganos dos Bálcãs: Mergulho nas rítmicas ímpares dos compassos das músicas dos Bálcãs, atreladas às danças dos povos romani, conectando os participantes com a energia da música cigana.
  4. Orientes Musicais:  Oriente Médio: ritmos árabes como “maqsum” e “baladi”, além do sistema melódico “maqam”. Exploraremos instrumentos e escalas que ampliam a percepção sonora. Com a presença de convidados especialistas. Oriente Asiático: As diferentes escalas pentatônicas da China, Japão e Indonésia, com vivências de percussão e canto conectam ritmo, corpo e energia. Com a presença de convidados especialistas. 
  5. Sonoridades Mediterrâneas: Desenvolvimento de atividades artísticas que sejam conectadas à geografia e à história dessa região que testemunhou intensas trocas culturais e deixou legados na filosofia, religião, arte e culinária. 
  6. Brincadeiras e Cantigas Infantis do Mundo: Vivências com cantigas, rimas e jogos tradicionais, mostrando como a brincadeira é uma atividade essencial na infância, presente em culturas de todo o mundo.  Ao analisar esses jogos, é possível observar as similaridades e diferenças nas formas como as crianças interagem, expressam-se e exploram o mundo ao seu redor em diferentes contextos culturais. 
  7. Ragas e Talas Indianas: Introdução ao universo indiano das ragas (estruturas melódicas) e talas (ciclos rítmicos) que formam a base desse sistema musical complexo e ancestral. Cada raga possui uma profundidade emocional própria, evocando diferentes estados de espírito e atmosferas, enquanto cada tala imprime uma dinâmica rítmica única, permitindo uma expressão artística precisa e contemplativa. Este mergulho no universo indiano será conduzido por especialistas convidados, que guiarão os participantes na prática e compreensão dos modos e ritmos indianos, promovendo uma vivência que expande a percepção musical e emocional.
  8. O Mundo Inteiro no Brasil: E por fim, pensar o Brasil como um “espaço-continente” que reúne, em um território diverso e amplo, influências culturais africanas, europeias, indígenas e árabes, criando uma identidade musical rica e plural. A proposta é explorar a música brasileira como reflexo desse mosaico cultural, destacando tanto as singularidades das manifestações musicais regionais quanto o diálogo intercultural que caracteriza o país. Ao compreender a música brasileira como um espaço de fusão e reinvenção, revela-se como diferentes tradições e expressões artísticas foram ressignificadas para criar uma das culturas musicais mais ecléticas e dinâmicas do mundo.

Datas e horários

24 de maio– das 8h30 às 17h
25 de maio– das 10h às 13h

 METODOLOGIA 

O curso será estruturado por atividades práticas e interativas: 

– Escuta Guiada e Debates: análise e discussão de contextos culturais. 

– Vivência Corporal e Vocal: exploração prática de ritmos e melodias a partir do corpo como instrumento. 

– Criação Coletiva e Arranjos: construção de arranjos a partir das formações do grupo, incentivando o protagonismo dos participantes. 

– Atividades Práticas e Reflexivas: danças de roda, jogos de ritmo e construção de “comunidades musicais” fictícias, explorando gestos, ritos e tradições inventados em grupo.

Docentes

Magda Pucci

Magda Pucci

é uma artista-pesquisadora formada em Regência pela ECA-USP, possui mestrado em Antropologia pela PUC-SP, e Doutorado em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, Holanda. É arranjadora, compositora e cantora, além de pesquisadora musical Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais e ações de formação.  

Tem desenvolvido projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô e outros. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil (Sesc) por 45 cidades do Norte e Nordeste ao lado da cantora Djuena Tikuna.   

É associada do International Council of Traditional Music and Dance – ICTMD – desde 2013 e participa da Junta Diretiva do Grupo de Estudos de Músicas Latino-americanas e do Caribe. Pertence a Diretiva da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 

Dirige e produz o grupo MAWACA desde sua formação em 1993 que recria músicas dos quatro cantos do planeta tendo se apresentado três vezes na China, na Espanha, em Portugal, Grécia, Alemanha, Bolívia e França. Fez parcerias com diversos artistas como Tamie Kitahara (Japão/Brasil), Equidad Bares e Marc Egea (Espanha), Né Ladeiras (Portugal), Pekka Lehti (Finlândia), Uxia e Carlos Nuñes (Galicia), Carlos Malta, Marlui Miranda, Antonio Nóbrega, Sivan Perwer (Curdistão), Mautner, além de intercâmbios musicais com diversos povos indígenas do Brasil.  

Produziu os oito CDs do Mawaca e quatro DVDs, além de CDs de outros artistas. Estudou música popular no Espaço Musical e jazz na Manhattan School of Music em Nova York, além de ter participado de vários cursos e workshops com mestres da música indiana, africana, árabe, indígena brasileira. Estudou koto com Tamie Kitahara e pesquisou a música tradicional japonesa durante alguns anos. Seu mestrado em Antropologia teve orientação da doutora Carmen Junqueira e teve como tema a Arte Oral dos Paiter Suruí de Rondônia.  

Como compositora, teve importantes trabalhos como a peça Fragmentos Troianos dirigida por Antunes Filho no CPT, assim como assinou a trilha do espetáculo ‘Os Lusíadas’; produção de Ruth Escobar, de ‘Quixote’, com Carlos Moreno e direção de Fábio Namatame e a peça infantil ‘Quixote Caboclo’ além da trilha sonora para o espetáculo Na trilha das Cataratas, apresentada na Expo em Dubai em 2022.  Para teatro infantil, tem trabalho com a Cia. Da Tribo tendo criado a trilha para os espetáculos Sumaúma e Quixote Caboclo.  

Além do teatro, Magda tem composto para projetos na área multimídia, trilhas de vídeo e espetáculos de dança. Foi premiada no Percussive Arts Society do Brasil. Regeu a Banda Sinfônica de Barcelona uma peça de sua autoria comissionada pelo Festival de Música Experimental de Barcelona LEM. Foi apresentadora e comentarista da Tenda Raiz do Rock in Rio III para a DIRECTV e produtora e apresentadora, durante 13 anos, do programa de música ‘Planeta Som’ na USP-FM retransmitido pela rádio SBF4 MULTIKULTI na Alemanha e na Suécia e foi colaboradora do programa de rádio norueguês Jungeltelegrafen. 

Fez a direção musical da Orquestra Mediterrânea, que envolveu mais de 20 músicos de países mediterrâneos e que gerou um DVD e um CD produzidos pelo SESC. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor como a implantação do canto no projeto social ‘Meninos do Morumbi’, assim como a regência do grupo de refugiados no SESC Carmo/Caritas, e a produção das mostras e CDs da Ação Comunitária Brasil. Participou também das oficinas para professores Paiter Suruí em Rondônia com a antropóloga Betty Mindlin além de ter realizados diversos cursos de músicas indígenas em colaboração com Ibã Huni-Kuin, Fulni-ô, Kariri Xocó, Guarani Kaiowá, Kayapó Mebengokrê e Djuena Tikuna. É curadora do Indígenas.BR – Festival de Músicas Indígenas desde 2020 e do Estúdio Mawaca.

R$350 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito. (parcelamento em até 2x sem juros)

Cursos relacionados