Este curso convida a uma imersão no universo sonoro global, desvendando a riqueza de tradições musicais ao redor do mundo. Com uma abordagem criativa e reflexiva, os participantes serão guiados por uma experiência musical vibrante que explora ritmos, melodias e histórias culturais. Vamos além da escuta, integrando cada participante à vivência prática desses sons e ritmos multiculturais para que se inspirem a levá-los à suas próprias práticas pedagógicas.
– Pesquisar as musicalidades do mundo a partir de diferentes sistemas musicais e integrá-los ao corpo, voz e instrumentos dos participantes, ampliando seus repertórios culturais instigando o desejo pela busca e seleção de canções e temas pouco explorados em sala de aula.
– Desenvolver escuta ativa e contextualizada para o aprofundamento da escuta por meio de vídeos e gravações, ampliando a percepção das nuances históricas, geográficas e antropológicas.
– Estimular a reinterpretação criativa encorajando arranjos e releituras inspiradas em músicas tradicionais de diversas regiões com liberdade e respeito pelas recriações.
– Despertar a empatia cultural proporcionando apreciação das tradições e histórias de cada cultural.
– Construir comunidades musicais por meio do estímulo do trabalho coletivo em atividades que exigem colaboração e escuta, fundamentais para a criação musical.
– Fomentar criatividade cultural abrindo espaço para que os participantes experimentem expressões próprias a partir da inspiração em tradições mundiais, trazendo-as para o presente de forma autêntica e original.
(passível de mudanças e com a presença de convidados).
24 de maio– das 8h30 às 17h
25 de maio– das 10h às 13h
O curso será estruturado por atividades práticas e interativas:
– Escuta Guiada e Debates: análise e discussão de contextos culturais.
– Vivência Corporal e Vocal: exploração prática de ritmos e melodias a partir do corpo como instrumento.
– Criação Coletiva e Arranjos: construção de arranjos a partir das formações do grupo, incentivando o protagonismo dos participantes.
– Atividades Práticas e Reflexivas: danças de roda, jogos de ritmo e construção de “comunidades musicais” fictícias, explorando gestos, ritos e tradições inventados em grupo.
Magda Pucci
é uma artista-pesquisadora formada em Regência pela ECA-USP, possui mestrado em Antropologia pela PUC-SP, e Doutorado em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, Holanda. É arranjadora, compositora e cantora, além de pesquisadora musical Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais e ações de formação.
Tem desenvolvido projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô e outros. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil (Sesc) por 45 cidades do Norte e Nordeste ao lado da cantora Djuena Tikuna.
É associada do International Council of Traditional Music and Dance – ICTMD – desde 2013 e participa da Junta Diretiva do Grupo de Estudos de Músicas Latino-americanas e do Caribe. Pertence a Diretiva da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET).
Dirige e produz o grupo MAWACA desde sua formação em 1993 que recria músicas dos quatro cantos do planeta tendo se apresentado três vezes na China, na Espanha, em Portugal, Grécia, Alemanha, Bolívia e França. Fez parcerias com diversos artistas como Tamie Kitahara (Japão/Brasil), Equidad Bares e Marc Egea (Espanha), Né Ladeiras (Portugal), Pekka Lehti (Finlândia), Uxia e Carlos Nuñes (Galicia), Carlos Malta, Marlui Miranda, Antonio Nóbrega, Sivan Perwer (Curdistão), Mautner, além de intercâmbios musicais com diversos povos indígenas do Brasil.
Produziu os oito CDs do Mawaca e quatro DVDs, além de CDs de outros artistas. Estudou música popular no Espaço Musical e jazz na Manhattan School of Music em Nova York, além de ter participado de vários cursos e workshops com mestres da música indiana, africana, árabe, indígena brasileira. Estudou koto com Tamie Kitahara e pesquisou a música tradicional japonesa durante alguns anos. Seu mestrado em Antropologia teve orientação da doutora Carmen Junqueira e teve como tema a Arte Oral dos Paiter Suruí de Rondônia.
Como compositora, teve importantes trabalhos como a peça Fragmentos Troianos dirigida por Antunes Filho no CPT, assim como assinou a trilha do espetáculo ‘Os Lusíadas’; produção de Ruth Escobar, de ‘Quixote’, com Carlos Moreno e direção de Fábio Namatame e a peça infantil ‘Quixote Caboclo’ além da trilha sonora para o espetáculo Na trilha das Cataratas, apresentada na Expo em Dubai em 2022. Para teatro infantil, tem trabalho com a Cia. Da Tribo tendo criado a trilha para os espetáculos Sumaúma e Quixote Caboclo.
Além do teatro, Magda tem composto para projetos na área multimídia, trilhas de vídeo e espetáculos de dança. Foi premiada no Percussive Arts Society do Brasil. Regeu a Banda Sinfônica de Barcelona uma peça de sua autoria comissionada pelo Festival de Música Experimental de Barcelona LEM. Foi apresentadora e comentarista da Tenda Raiz do Rock in Rio III para a DIRECTV e produtora e apresentadora, durante 13 anos, do programa de música ‘Planeta Som’ na USP-FM retransmitido pela rádio SBF4 MULTIKULTI na Alemanha e na Suécia e foi colaboradora do programa de rádio norueguês Jungeltelegrafen.
Fez a direção musical da Orquestra Mediterrânea, que envolveu mais de 20 músicos de países mediterrâneos e que gerou um DVD e um CD produzidos pelo SESC. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor como a implantação do canto no projeto social ‘Meninos do Morumbi’, assim como a regência do grupo de refugiados no SESC Carmo/Caritas, e a produção das mostras e CDs da Ação Comunitária Brasil. Participou também das oficinas para professores Paiter Suruí em Rondônia com a antropóloga Betty Mindlin além de ter realizados diversos cursos de músicas indígenas em colaboração com Ibã Huni-Kuin, Fulni-ô, Kariri Xocó, Guarani Kaiowá, Kayapó Mebengokrê e Djuena Tikuna. É curadora do Indígenas.BR – Festival de Músicas Indígenas desde 2020 e do Estúdio Mawaca.
R$350 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito. (parcelamento em até 2x sem juros)