O Teatro promove o questionamento e a reflexão sensibilizando a alma e promovendo o resgate do humano, da bondade, do amor e da tolerância, na construção de um mundo melhor.
O Teatro Pedagógico é uma etapa fundamental na formação dos alunos na Pedagogia Waldorf: por meio do contato profundo com a linguagem teatral e com a montagem de espetáculos, os potenciais criativo e expressivo de cada aluno são desenvolvidos no processo coletivo desencadeador de descobertas profundas em momentos determinantes da formação individual.
O Teatro Pedagógico é uma ferramenta de auto-descoberta e, portanto, de transformação individual e social.
O processo do Teatro Pedagógico se constroi a partir da escolha de um grande texto. Mesmo que ele não seja necessariamente teatral, deve conter em si elementos que permitam a transposição para o palco contemplando as características de cada turma, ou seja, envolve um trabalho elaborado de adaptação da dramaturgia. Ao professor é necessário conhecimento prévio de noções básicas de dramaturgia para a compreensão desse processo, por isso este curso contemplará desde o estudo do texto teatral até a montagem de uma peça.
De 08/ março a 28/junho
Carga horária total: 51 horas.
Dias da semana: sábados, das 09h às 12h.
Aulas teórico-práticas, dialogadas e estruturadas a partir da abordagem metodológica goetheanística: as atividades de observação goetheanística servirão de base para a percepção do caminho de autoconhecimento e de conhecimento do mundo. Entre os módulos do curso, os participantes receberão orientações para o desenvolvimento da observação fenomenológica direcionada ao cultivo em casa de um vegetal à sua escolha.
Leonardo Cortez
Dramaturgo, arte-educador e diretor teatral, formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor de Teatro desde 1995, já dirigiu mais de trinta peças no Teatro Pedagógico nas escolas Rudolf Steiner, Waldorf SP e Micael. Foi indicado quatro vezes consecutivas ao Prêmio Shell de Melhor Autor, com as peças “Rua do Medo”, “Maldito Benefício”, Sala dos Professores” e Pousada Refúgio”, além de indicações na mesma categoria nos Prêmios APCA, Cooperativa Paulista de Teatro e Aplauso Brasil. Cortez tem ainda seis livros editados: “Trilogia Canalha”, pela Editora Candombá, “Comédias Urbanas” pela Editora Sesi-SP; além de “Sala dos Professores”, “Pousada Refúgio”, e “As Aventuras e Desventuras de Jaime Lennon, Dramaturgo Marginal”, esses três últimos títulos editados pela Editora Giostri e “Veraneio”, pela Editora Reformatório. Atualmente está em cartaz com o espetáculo “Veraneio”, que lhe rendeu indicação à categoria Melhor Autor no Prêmio Bibi Ferreira de 2023.
4 parcelas mensais consecutivas de R$ 350,00. Primeira parcela quitada no momento da matrícula, referente a março de 2025.