Este curso explora as contribuições epistemológicas de intelectuais negras brasileiras à Educação com foco nos pensamentos de Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Cida Bento, Nilma Lino Gomes e Nicéa Quintino Amauro. Abordaremos como essas perspectivas enfrentam o racismo estrutural e contribuem para a construção de uma educação antirracista, emancipadora e decolonial. Além disso, investigaremos temas como identidade, estética, e a química do cabelo crespo, conectando-os às práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e a inclusão.
04 de abril a 17 de maio
Carga horária total: 72 horas.
Dias da semana: sexta-feira das 18h30 às 21h10 e sábado das 08h às 17h30.
Aulas expositivas e dialogadas com leituras dirigidas das obras das intelectuais; atividades práticas; dinâmicas de grupos e debates; e elaboração de projetos pedagógicos ao final do curso.
Carolina dos Santos de Oliveira
Doutoranda em educação da Universidad Interamericana de Assuncion, historiadora, designer, mestre em educação pela FaE/UFMG, especialista em História do Brasil Contemporâneo e em Cultura Africana e afrobrasileira. Possui experiência em formação de professores para aplicação da lei 10.639/03. Atua como professora Waldorf desde 2014. Autora do livro: “Adolescentes negras”. Esteve Coordenadora da Igualdade Racial de Nova Lima – MG 2021/2022. Organizadora do MPPW desde julho 2020. Agraciada com a comenda Clara Zetink de 2013. Vencedora do prêmio Zumbi dos Palmares 2021. Mãe da Tainá e do Pedro.
2 parcelas mensais consecutivas de R$300,00.