• Home
  • Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

Eixo 3 – Educação e Sociedade latino-americanas

Sobre o eixo de pesquisa

O Núcleo de Pesquisas e Estudos Latino-Americanos em Educação é um grupo para diálogo e reflexão acerca dos estudos latino-americanos em Educação, reunindo interessados em pesquisar, debater e construir conhecimento a partir das diversas perspectivas que compreendem esta temática.

ATIVIDADES:

🔹 Grupo de Pesquisa NUPES-Latina – Investiga as interseções entre identidade, Educação e a realidade sociopolítica da América Latina. Partimos do reconhecimento de que a construção das identidades individuais e coletivas está profundamente ligada aos processos educativos e ao contexto histórico-cultural em que os sujeitos estão inseridos.
Busca compreender como a Educação pode atuar enquanto ferramenta de autonomia e emancipação, especialmente para grupos historicamente marginalizados. Exploramos temas como o impacto das políticas educacionais, pedagogias decoloniais, saberes ancestrais e a valorização das múltiplas identidades latino-americanas.

🔹 Simpósios Mensais – Os ciclos de Simpósios têm como objetivo criar um espaço dinâmico para o compartilhamento de pesquisas que dialogam com a Educação na América Latina, adotando a interseccionalidade como ferramenta metodológica. A cada encontro, buscamos promover debates enriquecedores sobre como diferentes marcadores sociais – como raça, gênero, classe e territorialidade – se entrelaçam nos processos educativos, influenciando práticas pedagógicas, políticas públicas e trajetórias de aprendizagem.

Ao reunir pesquisadores, educadores e interessados na temática, o simpósio se propõe a fortalecer a produção de conhecimento crítico e plural, contribuindo para uma educação mais inclusiva e transformadora na região.

🔹 Grupo de Metodologias em Pesquisa Social – Encontros que aprofundam o debate sobre metodologias em pesquisa social, explorando diferentes abordagens teóricas e práticas para a investigação acadêmica e aplicada. Buscamos compreender os desafios éticos, epistemológicos e técnicos envolvidos na produção do conhecimento, promovendo reflexões críticas sobre os métodos qualitativos, quantitativos e mistos, além de estratégias interdisciplinares.

Pretende fortalecer a formação de pesquisadores, estimulando a construção de investigações rigorosas, inovadoras e comprometidas com a realidade social.

🔹 Grupo Brasilidades – O grupo de estudos em Brasilidades promove debates sobre Educação em relação às manifestações culturais brasileiras, refletindo sobre o papel da escola na formação crítica do indivíduo no tempo e espaço presente, especialmente em relação à herança colonial brasileira. Também visa orientar educadores no aprofundamento de seus conhecimentos acerca da história do país, seus povos e diversas matrizes culturais, impactando em atuações mais coerentes na Educação e na pedagogia antroposófica.

Nossos grupos de trabalho são abertos a pesquisadores, estudantes e a todos que desejam aprofundar-se nas discussões sobre identidade e Educação na América Latina, promovendo reflexões críticas e contribuindo para a construção de práticas educativas mais inclusivas e transformadoras!

Como participar

Para participar, entre em contato com glauce@escolalivrearete.org.br.
Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.

Coordenação

Cristina Velasquez

Cristina Velasquez

Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado a educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalhou como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil de 2019 a 2023. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.