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Extensão e Ampliação Cultural

Distúrbios psicológicos da atualidade: diálogos entre psicologia e educação

Distúrbios psicológicos da atualidade: diálogos entre psicologia e educação

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O que nos caracteriza enquanto seres humanos é a nossa individualidade, somos seres únicos. Embora o desenvolvimento físico siga uma sequência filogenética básica e o desenvolvimento psíquico tenha fases e crises previsíveis ao longo de toda a vida, o histórico familiar, as experiências pessoais e o contexto da época cultural trazem particularidades que oferecem oportunidades e desafios no caminho pessoal de cada indivíduo. A cada nova geração surgem novas doenças físicas e psíquicas trazendo desafios que não existiam anteriormente, o que reforça e aumenta a necessidade de atuação transdisciplinar entre os profissionais da área de educação, saúde e psicologia. Em qualquer momento do desenvolvimento humano podem ocorrer adoecimentos psíquicos. A psicologia pode ajudar o profissional da educação a identificar os sinais de sofrimento psíquico distinguindo-os das crises naturais e previsíveis de cada fase do desenvolvimento. Quais os sinais de sofrimento psíquico na infância e na adolescência? Quais os sintomas de sofrimento psíquico que indicam a necessidade de uma atuação interdisciplinar? Quando e como indicar um acompanhamento psicoterápico para uma criança, adolescente ou família?

Objetivos

O objetivo do curso de extensão é apresentar os conceitos básicos sobre as psicopatologias da infância e da adolescência mais presentes na sociedade atual, fornecendo aos educadores ferramentas sólidas para a identificação dos primeiros sinais dessas patologias em seus alunos e assim realizar os devidos encaminhamentos com mais assertividade.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas e interativas, trocas de situações práticas, discussão de textos e trabalhos em pequenos grupos.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

Durante as aulas será considerada a participação dos alunos, interação, contribuição nas discussões e realização de tarefas solicitadas. Ao final, será encaminhada uma avaliação por meio de Google Forms, complementando a avaliação contínua realizada ao longo do curso.

Formato, calendário e horário dos encontros

Formato: Online, via plataforma Zoom

São 12 encontros
Quarta-feira das 19 às 21:30.

 

Realização em parceria com

Bibliografia

BENTO, W. Transtornos Mentais um olhar da psicologia Antroposófica. São Paulo – SP . Editora Antroposófica. 2014
BENTO, W. Psicologia Antroposófica e outros escritos. São Paulo – SP. Editora João de Barro. 2017 BOWLBY, J. 1988. Cuidados Maternos e saúde mental. São Paulo, SP: Martins Fontes Editora. CHENIAUX, E. Manual de psicopatologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
DAHLKE, R. A doença como linguagem da alma na criança: interpretação e significados de quadros clínicos em criança e seu tratamento holístico. Karina Jannini trad. 1a ed. São Paulo: Cultrix, 2014 DESMURGET, Michel – “A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças” – 1o edição; 3o reimpressão – São Paulo: Vestígio, 2022.
FRIEDMAN, A. e col. “Caminhos para uma aliança pela infância” São Paulo: Aliança pela Infância, 2003.
GIMAEL, Patrícia Couto & AGUIAR, Selma de – “Infância Vivenciada” – São Paulo – Editora Antroposófica, 2023.
KONIG, K. Os três primeiros anos de vida. Editora Antroposófica.
NEUMANN, E. A criança. São Paulo: Editora Cultrix.
STEINER, Rudolf – “A tecnologia e a alma humana” tradução Bernardo Kaliks – São Paulo – João de Barro Editora, 2007.
STEINER, R. Conceitos fundamentais para uma psicologia antroposófica – palestras escolhidas por Markus Treichler – Editora Antroposófica. São Paulo – SP, 2011.
STIRBULOV, S. A arte de educar em família: os desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje. Sandra Stirbulov, Rosimeire Laviano – São Paulo: All Print Editora, 2015.
TISSER, L. (org.) Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.
YOUNG, S.K; NABUCO DE ABREU C. (orgs.) Dependência de Internet em crianças e adolescentes: fatores de risco, avaliação e tratamento. Trad: Mônica Giglio Armando. Porto Alegre: Artmed, 2019.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM – 5. Porto Alegre: Artmed, 2014. Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações digitais – Organizadoras: Ângela Baptista e Julieta Jerusalinsky – Salvador Ágalma, 2017.
Crescer saudavelmente no mundo das mídias digitais: um guia de orientação para pais e demais responsáveis por crianças e jovens – Michaela Glöeckler, Hedwin Hübner e Stefan Feinauer; redação final Klaus Scheler – Ad Verbum Editorial, 2020.

Coordenação

Paula Franciulli

Paula Franciulli

Psicóloga desde 1998, com experiência na área organizacional em gestão de recursos humanos. Atua na clínica, desde 2010, atendendo adolescentes, jovens e adultos.  Mestre em Psicologia pela USP e pós-graduação em Psicologia Clínica e Antroposofia pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Psicologia na USP. É membro da ABPA; foi docente na Faculdade Rudolf Steiner de 2019 a 2023; atuou como professora convidada no Instituto Sedes Sapientiae no curso Fundamentos para uma Psicologia Antroposófica e desde 2022 ministra aulas no curso de formação em Psicoterapia Antroposófica promovido pelo Centro de Estudos SARE-CESARE.

Patrícia Botelho

Patrícia Botelho

Pós- graduação na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo no curso de “Psicologia Clínica e Antroposofia”. Atua em consultório há mais de 18 anos em atendimentos com adultos e adolescentes. Coordenadora e docente do Curso de Formação em Psicoterapia Antroposófica do CESARE-SP. Membro fundador e Presidente da ABPA – Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos. Membro da diretoria da IFAPA – Federação Internacional das Associações de Psicoterapia Antroposófica. Membro fundador do grupo Latino Americano de Psicoterapia Antroposófica – ELAPA.

Docentes

Sandra de Souza Lobo Stirbulov

Sandra de Souza Lobo Stirbulov

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo-USP. Formação básica no Seminário Pedagógico Waldorf. Certificação em Recursos Especiais (Extra-Lesson). Psicoterapeuta antroposófica formada pela Escola Livre Superior de Ciência Espiritual Seção Médica – Coordenação Internacional de Medicina Antroposófica. Atua em consultório há 44 anos em atendimento de crianças, adolescentes e orientações de pais. Consultora em escolas de São Paulo com orientação e docência em cursos para pais, professores e equipe de direção desde 1980. É autora do livro A Arte de Educar em Família. Coordenadora e docente do Curso de Formação em Psicoterapia Antroposófica do Centro de Estudos SARE- CESARE.

Membro fundador da ABPA – Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos.

Patrícia Gimael

Patrícia Gimael

Psicóloga com formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.

Atualmente, integra a diretoria do Instituto Maiana e faz parte do corpo docente deste instituto que tem como propósito fundamental promover a ampliação pedagógica, social e artístico-cultural por meio de formação continuada direcionada para professores de educação infantil da rede pública de ensino com base na Pedagogia Waldorf, na neurociência e na Abordagem Pikler.

Membro da ABPA e docente no curso de formação em Psicoterapia Antroposófica promovido pelo Centro de Estudos SARE- CESARE.

Co-autora do livro Infância Vivenciada que teve sua segunda edição publicada em 2022 pela Editora Antroposófica.

Fabíola Haik de Aquino

Fabíola Haik de Aquino

Psicoterapeuta infantil com especialização em Antroposofia na Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, especialista em Psicologia Clínica e Antroposofia pela faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, formação em pedagogia curativa pela Associação Beneficente Três Fontes e especialização em Ludoterapia pela faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI.

Natália Bottura

Natália Bottura

Psicóloga e Terapeuta social. Com a visão ampliada pela Antroposofia, membro da ABPA, faz atendimentos clínicos, consultoria em apoio pedagógico-terapêutico para escolas, é terapeuta social de jovens e adultos com deficiência intelectual e patologias associadas. Fundadora e coordenadora terapeuta da Associação Beneficente Caminho de Mateus e psicóloga escolar na Escola Waldorf Novalis.

Roberta Rodrigues Alves

Roberta Rodrigues Alves

Psicóloga (PUC) e educadora (EEFUSP). Mestre em Prática Social Reflexiva/ Facilitação de Processos  pelo  Proteus Initiative da África do Sul em parceria com a London Metropolitan University. Formação em  Psicoterapia Antroposófica  – Centro de Estudos SARE e aperfeiçoamento em Psicologia e Antroposofia  -Instituto Sede Sapientiae.

Trabalhou na área de Educação e Desenvolvimento do Instituto Alana como coordenadora do Projeto Território do Brincar; co – diretora/roteirista do documentário Diálogos com as Escolas.  Coordenou o projeto de criação de uma escola com fundamentos antroposóficos, fora da sala de aula, na Cidade do Cabo – África do Sul. Idealizadora da Djembê Conexões e Reflexões, conduziu experiências imersivas de adolescentes e adultos brasileiros na Cidade do Cabo, e trabalhou com grupos de mães de adolescentes em São Paulo.

Atua como psicóloga clínica atendendo crianças e  pais, adolescentes e adultos. É psicóloga voluntária do Com Tato – Instituto Fazendo História – que atende crianças e adolescentes em acolhimento.  Foi monitora do curso Fundamentos para uma Psicologia Antroposófica no Instituto Sedes Sapientiae (2022). É membro e participa atualmente da diretoria da ABPA.

3 parcelas de R$ 225,00  via cartão de crédito, ou R$ 675,00 à vista no boleto bancário.

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